Abstract:
RESUMO: Introdução: Ao se considerar as taxas atuais de morbimortalidade de prematuros,
especialmente aqueles de muito baixo peso, torna-se prudente desenvolver ações que envolvam
o apoio, a orientação e a instrumentalização dos pais ou acompanhantes para os cuidados
cotidianos com o prematuro no ambiente domiciliar. Essas ações devem acontecer desde a
admissão na UTI e serem reforçadas durante toda internação hospitalar, levando em
consideração as individualidades e capacidade de compreensão de cada família, a fim de
fortalecer o enfrentamento na alta hospitalar. Objetivo: Validar uma tecnologia educativa do
tipo cartilha construída para a promoção da autoeficácia materna no cuidado do recém-nascido
prematuro pós-alta hospitalar no contexto piauiense. Método: Estudo com desenvolvimento
metodológico, no qual foi elaborado e validado uma tecnologia educativa do tipo cartilha
destinada às mães de prematuro no cuidado de seus filhos no domicílio. O processo de
construção e validação da cartilha obedeceu às seguintes fases: 1) elaboração do projeto de
desenvolvimento e submissão ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP); 2) levantamento
bibliográfico; 3) diagnóstico situacional (Brainstorming); 4) elaboração do material educativo
e 5) qualificação ou validação do material por especialistas no assunto. Essa tecnologia foi
validada por 12 juízes de conteúdo, sendo cinco docentes e sete assistenciais. Para validação do
material foi utilizado um instrumento que avaliou cada página da cartilha individualmente
quanto a clareza da linguagem, pertinência prática e relevância teórica, além disso foi utilizado
o instrumento Suitability Assesment of Materials (SAM). Este estudo teve aprovação do Comitê
de Ética e Pesquisa, com parecer nº. 2.883.281. Resultados: A cartilha, intitulada: “O que você
precisa saber sobre o cuidado do prematuro em casa”, foi elaborada com linguagem simples e
direta, com ilustrações que retratavam a realidade da população e layout que pudesse favorecer
na compreensão das informações contidas no material, sendo dividida em seis tópicos: 1.
Higiene; 2. Alimentação; 3. Crescimento e desenvolvimento; 4. Cuidados diários; 5. Cuidados
especiais/intercorrências e 6. Consultas e vacinas. Após a construção, a cartilha foi validada por
juízes de conteúdo que validaram o material utilizando dois instrumentos. Na análise da
consistência interna do primeiro instrumento todos os itens foram avaliados significativamente,
com Alfa de Cronbach: 0,980. Já na análise da consistência interna do instrumento de Validação
SAM, com base em itens padronizados, obteve coeficiente de alpha de Cronbach alto: 0,819.
No SAM ainda foi calculado a análise percentual dos escores (dividindo a pontuação total das
respostas do SAM pela pontuação total possível para esse material). A pontuação média para a
cartilha foi de 65,54%, esses achados evidenciaram que o material educacional final foi
classificado como “adequado", de acordo com a classificação do instrumento. Conclusão: Foi
elaborada uma tecnologia educativa do tipo cartilha baseada em revisão de literatura integrativa
e diagnóstico situacional com o público alvo. Ela foi considerada válida por juízes docentes e
assistenciais em ambos os instrumentos utilizados. De acordo com análise, essa cartilha tem
resultados consistentes para a autoeficácia materna no cuidado do recém-nascido prematuro.
Acredita-se que essa tecnologia pode ser usada como instrumento educativo para mães de
prematuro no cuidado domiciliar, minimizando reinternações e consequentemente os índices
de mortalidade nesse público.
ABSTRACT: Introduction: Al considerar las tasas actuales de morbilidad y mortalidad de los prematuros,
especialmente los de muy bajo peso al nacer, es prudente desarrollar acciones que involucren
el apoyo, orientación e instrumentalización de los padres o acompañantes para el cuidado diario
del prematuro en el ámbito del hogar. Estas acciones deben tener lugar desde el ingreso a la
UCI y reforzarse durante toda la internación, teniendo en cuenta las individualidades y la
capacidad de comprensión de cada familia, con el fin de fortalecer el afrontamiento al alta
hospitalaria. Objetivo: Validar una tecnología educativa tipo cuadernillo construida para
promover la autoeficacia materna en el cuidado de recién nacidos prematuros tras el alta
hospitalaria en el contexto de Piauí. Método: Estudio con desarrollo metodológico, en el cual
se diseñó y validó una tecnología educativa tipo cuadernillo para madres de bebés prematuros
al cuidado de sus hijos en el hogar. El proceso de construcción y validación del folleto siguió
las siguientes fases: 1) desarrollo del proyecto de desarrollo y presentación al Comité de Ética
e Investigación (CEP); 2) estudio bibliográfico; 3) diagnóstico situacional (lluvia de ideas); 4)
preparación del material educativo y 5) calificación o validación del material por especialistas
en la materia. Esta tecnología fue validada por 12 jueces de contenido, cinco profesores y siete
asistentes. Para validar el material, se utilizó un instrumento que evaluó cada página del
cuadernillo individualmente por claridad del lenguaje, relevancia práctica y relevancia teórica,
además, se utilizó el instrumento de Evaluación de Idoneidad de Materiales (SAM). Este
estudio fue aprobado por el Comité de Ética e Investigación, con dictamen no. 2.883.281.
Results: The booklet, entitled: “What you need to know about the care of the premature baby
at home”, was created in simple and direct language, with illustrations that portrayed the reality
of the population and a layout that could favor understanding the information contained in the
material, divided into six topics: 1. Hygiene; 2. Food; 3. Growth and development; 4. Daily
care; 5. Special care / complications and 6. Consultations and vaccines. After construction, the
booklet was validated by content judges who validated the material using two instruments. In
the analysis of the internal consistency of the first instrument, all items were significantly
evaluated, with Cronbach's Alpha: 0.980. In the analysis of the internal consistency of the SAM
Validation instrument, based on standardized items, it obtained a high Cronbach's alpha
coefficient: 0.819. In SAM, the percentage analysis of scores was also calculated (dividing the
total score of SAM responses by the total possible score for this material). The average score
for the booklet was 65.54%, these findings showed that the final educational material was
classified as “adequate”, according to the classification of the instrument. Conclusion: An
educational technology of the booklet type was developed based on integrative literature and
situational diagnosis with the target audience.It was considered valid by teaching and assisting
judges in both instruments used.According to analysis, this booklet has consistent results for
maternal self-efficacy in the care of premature newborns. that this technology can be used as
an educational tool for mothers of premature infants in home care, minimizing readmissions
and consequently the mortality rates in this public.