Abstract:
RESUMO: O presente trabalho consiste na pesquisa científica realizada com o objetivo de investigar que mediações da prática educativa dos educadores sociais indicam embriões de formação humana. Sistematizamos, no intuito de alcançar o objetivo principal, como objetivos específicos: conhecer a atuação dos educadores sociais, destacando as ações de caráter educativo, realizadas junto às crianças e adolescentes em situação de pobreza; explicar como os educadores sociais, que atuam junto às crianças e adolescentes em situação de pobreza, significam formação humana; e, analisar as mediações que constituem a atuação, sobretudo, as ações de caráter educativos, que os educadores sociais realizam junto às crianças e adolescentes em situação de pobreza. A fundamentação teórico-metodológica que nos apoiamos para a investigação desse fenômeno são os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural a partir das ideias de Vigotski (1995, 2009) e Leontiev (1978, 2021), as leis, princípios e categorias teórico-metodológicas do Materialismo Histórico-Dialético proposto por Marx; Engels (2007, 2010) e, a compreensão de educação proposta pela Psicologia Histórico-Crítica de Saviani (1995, 2011) e Duarte (2008) que possibilitaram a discussão do fenômeno por meio de diálogos com os dados produzidos na entrevista e encontros reflexivos (Szymanski; Almeida; Prandini, 2018). Escolhemos como participantes dois educadores sociais, com mais de dois anos de atuação na instituição em que desenvolvem atividades nos Serviços de Convivência na zona norte da capital de Teresina-PI. Adotamos como procedimento de análise dos dados a proposta analítica dos Núcleos de Significação elaborada por Aguiar; Soares e Machado (2015) e, Aguiar; Aranha e Soares (2021). Como resultados, apreendemos que os educadores sociais significam que o especifico de sua atuação são as ações de caráter socioafetivo que os orientam no sentido de confrontar a invisibilidade social determinada pela sociedade, num esforço de manter suas narrativas sempre vivas e, por conseguinte, abrir possibilidades de processos de formação transformadora na vida dos indivíduos envolvidos nessa práxis ontocriativa.
ABSTRACT: The present work consists in a scientific research conducted with the purpose of investigating the mediations of the educative practice of social educators that indicate beginning of human formation. In order to reach the main objective of this work we have systematized the following specific objectives: to know the role of social educators highlighting the educational actions performed with children and adolescents that live in poverty; to explain how social educators that work with children and adolescents that living in poverty understand the meaning of human formation and to analyze the mediations that constitute their actions especially the educational actions that social educators develop with children and adolescents that live in poverty. The theoretical and methodological framework that we use to investigate this phenomenon is the assumptions of Cultural-Historical Psychology based on the concepts of Vygotsky (1995, 2009) and Leontiev (1978, 2021), th, principles and theoretical and methodological categories of the Dialectical-Historical Materialism proposed by Marx; Engels (2007, 2010) and the understanding of education proposed by the Critical-Historical Psychology of Saviani (1995, 2011) and Duarte (2008) that made possible the discussion of the phenomenon through dialogues with the collected information produced in the interview and reflective meetings (Szymanski; Almeida; Prandini, 2018). We chose as participants two social educators with more than two years of experience in the institution in which they develop activities in the Social Community Services in the Northern area of the capital city of Teresina-PI. As a process of data analysis we adopted the analytical proposal of the Nuclei of Meaning developed by Aguiar; Soares and Machado (2015) and Aguiar, Aranha and Soares (2021). As results, we apprehend that social educators mean that the specific of their performance are the actions of socio-affective character that guide them in the sense of confronting the social invisibility determined by society, in an effort to keep their narratives always alive and, consequently, open possibilities of transformative formation processes in the lives of individuals involved in this creative praxis.