Abstract:
RESUMO: A Educação Profissional e Tecnológica é uma modalidade de ensino cuja
intencionalidade é fomentar a aprendizagem das profissões operacionais, técnicas e
tecnológicas para atender o setor produtivo, tendo a formação de competências para o
trabalho como centralidade do itinerário formativo, requisitando de seus professores o
uso de estratégias educacionais para garantir a relação entre teoria e prática. Destacamse
entre estes professores os que têm formação em bacharelado, os professoresbachareis
que, em carater temporário integram as redes estaduais de ensino. É neste
cenário que se insere esta pesquisa, cujo objeto de estudo são os saberes docentes dos
professores-bacharéis temporários no âmbito da educação profissional e tecnológica. O
Objetivo é analisar como são constituídos e quais são os saberes docentes dos
professores-bacharéis com vinculação temporária que atuam no Centro Estadual de
Educação Profissional (CEEP) Prefeito João Mendes Olímpio de Melo, situado em
Teresina-PI. A investigação tem natureza qualitativa caracterizada como descritiva e
explicativa, a partir de pesquisa de campo, por meio de estudo de caso realizada no
âmbito do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Piauí,
especificamente no interior do Núcleo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa
em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP). Como
fundamentação teórico-metodológica, André (2008), Perrenoud (1993), Tardid (2002),
Vázquez (2007), Veiga (2008), Freire (2011), dentre outros. Os participantes foram 05
(cinco) professores-bachareis que trabalham no referido centro. As técnicas de produção
de dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada, analisados à luz do
referencial teórico que orientará este estudo com enfoque na análise de conteúdo
(BARDIN, 2007). Os resultados evidenciam que o processo de construção de saberes
decorre de muitas fontes, como a relação com o trabalho docente na escola, na sala de
aula na interação com os alunos, ou seja, situações produzidas pelo próprio trabalho,
assim como pela diversidade do fazer docente. Isso signfica que são construídos na
experiência, assim como no processo de formação continuada. Também mostram que o
maior desafio que os professores-bachareis enfrentam em sua ação docente é a busca
pela metodologia que possa provocar interesse dos alunos e favorecer a apendizagem.
De modo geral, o estudo traz reflexões que podem colaborar com políticas públicas de
formação continuada de professores, contribuindo, também, para alargar o campo de
estudo da epistemologia da prática docente.
ABSTRACT: Technological Professional Education is a teaching modality whose intention is to
encourage the learning of operational, technical and technological professions to serve
the productive sector, with the formation of skills for work as the centrality of the
training itinerary, requiring its teachers to use strategies education to ensure the
relationship between theory and practice. Standing out among these teachers are those
who have a bachelor's degree, the bachelor-teachers who, on a temporary basis,
integrate the state education networks. It is in this scenario that this research is inserted,
whose object of study is the teaching knowledge of temporary bachelor teachers in the
field of professional and technological education. The objective is to analyze how they
are constituted and what are the teaching knowledge of teachers-bachelors with
temporary link who work in the State Center of Professional Education (CEEP) Mayor
João Mendes Olímpio de Melo, located in Teresina-PI. The investigation has a
qualitative nature characterized as descriptive and explanatory, based on field research,
through a case study (carried out within the scope of the Graduate Program of the
Federal University of Piauí, specifically within the Research Center Interdisciplinary
Center for Research in Education and Epistemology of Professional Practice
(NIPEEPP). As a theoretical-methodological foundation, André (2008), Perrenoud
(1993), Tardid (2002), Vázquez (2007), Veiga (2008), Freire (2011), among others. The
participants were five professors who work at the referred center. The data production
techniques were the questionnaire and the semi-structured interview, analyzed in the
light of the theoretical framework that will guide this study with a focus on content
analysis (BARDIN, 2007). Preliminary results show that the process of building
knowledge stems from many sources, such as the relationship with the teaching work at
school, in the classroom, in the interaction with students, that is, a, situations produced
by the work itself, as well as by the diversity of teaching. This means that they are built
on experience, as well as on the ongoing training process. They also show that the
biggest challenge that bachelor teachers face in their teaching activities is the search for
a methodology that can provoke students' interest and favor learning. In general, the
study brings reflections that can collaborate with public policies for the continuing
education of teachers, also contributing to broaden the field of study of the
epistemology of teaching practice.