Abstract:
RESUMO: A pandemia de covid-19 intensificou a utilização do trabalho remoto na Administração Pública. Na área educacional, o trabalho remoto docente foi implementado como estratégia para substituição do ensino presencial, que teve que ser bruscamente interrompido. Pesquisas sobre o trabalho dos professores neste período relatam obstáculos como dificuldades com as tecnologias, falta de equipamentos, carga horária de trabalho aumentada, dentre outros. Contudo, apesar de que o período pandêmico não tenha passado e embora seus efeitos e impactos continuem sendo estudados, as universidades federais brasileiras já retornaram às atividades presenciais, em busca de um “novo normal”. Nesse sentido, esse estudo procura identificar os desafios, oportunidades e paradoxos de docentes públicos federais em relação ao retorno às atividades presenciais no contexto da pandemia provocada pela Covid-19. Para isso, foi adotada uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, utilizando como estratégia o estudo de caso com docentes da Universidade Federal do Maranhão – Campus Grajaú. Os dados foram construídos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas de forma online, que posteriormente foram analisados com o auxílio do software ATLAS.ti., à luz da análise de conteúdo de Bardin (2011). Foram identificados 10 paradoxos, e os desafios e oportunidades foram agrupados em 6 categorias. Os entrevistados relataram dificuldades ligadas ao ensino, falta de capacitação, problemas físicos como obesidade, dores musculares, cefaleia e exaustão, além de problemas mentais como ansiedade, angústia e estafamento mental. A sobrecarga de trabalho foi percebida por todos os docentes. Os professores relataram que a ausência do campus prejudicou suas atividades, devido a problemas de comunicação, ausência de feedback e falta de estrutura em casa para a realização do trabalho remoto. Apesar das dificuldades enfrentadas, os entrevistados relataram que continuariam a utilizar as TIC’s num momento pós-pandêmico, e que gostariam de trabalhar num modelo híbrido, que mesclasse atividades presenciais e remotas. A falta de planejamento para a implementação do trabalho remoto prejudicou as atividades, pois houve necessidade de adaptação forçada e repentina aos sistemas utilizados pela universidade. Os conhecimentos oriundos desta pesquisa podem, no ponto de vista da prática, ajudar a Administração Pública, provendo-lhe informações para auxiliar ulteriores discussões acerca da implementação do trabalho remoto como complementação de carga horária presencial, ensino híbrido, regulação da jornada remota e desafios para manutenção da qualidade de vida dos servidores, além de evidenciar falhas ocasionadas pela implementação sem experiência prévia nem plano de trabalho.
ABSTRACT: The covid-19 pandemic intensified the use of remote work in Public Administration. In the educational area, teaching remote work was implemented as a strategy to replace face-to-face teaching, which had to be abruptly interrupted. Research on the work of teachers in this period reports obstacles such as difficulties with technology, lack of equipment, increased workload, among others. However, although the pandemic period has not passed and although its effects and impacts continue to be studied, Brazilian federal universities have already returned to face-to-face activities, in search of a “new normal”. In this sense, this study seeks to identify the challenges, opportunities and paradoxes of federal public teachers in relation to the return to face-to-face activities in the context of the pandemic caused by Covid-19. For this, a qualitative, exploratory approach was adopted, using as a strategy the case study with professors from the Federal University of Maranhão – Campus Grajaú. Data were constructed through semi-structured interviews, conducted online, which were subsequently analyzed with the help of the ATLAS.ti software., in the light of Bardin’s (2011) content analysis. 10 paradoxes were identified, and the challenges and opportunities were grouped into 6 categories. Respondents reported difficulties related to teaching, lack of training, physical problems such as obesity, muscle pain, headache and exhaustion, as well as mental problems such as anxiety, anguish and mental exhaustion. Work overload was perceived by all professors. Professors reported that being away from campus hampered their activities, due to communication problems, lack of feedback and lack of structure at home to carry out remote work. Despite the difficulties faced, respondents reported that they would continue to use ICTs in a post-pandemic moment, and that they would like to work in a hybrid model, which merges face-to-face and remote activities. The lack of planning for the implementation of remote work hampered activities, as there was a need for forced and sudden adaptation to the systems used by the university. The knowledge arising from this research can, from a practical point of view, help the Public Administration, providing it with information to support further discussions about the implementation of remote work as a complement to face-to-face workload, hybrid teaching, remote working hours regulation and challenges for maintenance of the quality of life of the servers, in addition to highlighting failures caused by the implementation without previous experience or work plan.