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MODELOS DE NEGÓCIOS DO WEBJORNALISMO NO PIAUÍ: estudo dos sites com maior audiência nas cidades mais populosas de 11 territórios de desenvolvimento

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dc.contributor.author BARBOSA, Nícolas Nunes
dc.date.accessioned 2023-03-27T12:59:58Z
dc.date.available 2023-03-27T12:59:58Z
dc.date.issued 2023-03-27
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3169
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado Examinador externo: Prof. Dr. Murilo César Ramos (UNB) Examinadora interna: Profa. Dra. Juliana Fernandes Teixeira pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta dissertação mapeia em pequenas e médias cidades do Piauí como o meio webjornalístico com maior audiência formata seu modelo de negócio. Para isso, utiliza-se a Economia Política do Jornalismo que tem foco nas relações de poder que constituem produção, distribuição e consumo na área segundo Mosco (2016). Essa concepção serve de base para considerar modelos de negócio como os meios utilizados por empresas e trabalhadores jornalísticos criarem valor a audiências e anunciantes. O viés crítico e marxista da pesquisa aponta a influência das mudanças por que passa o modo de produção capitalista e, conforme Bolaño (2018) e Santos (2012), da centralidade das indústrias de rede no cenário comunicacional contemporâneo sobre os mecanismos de criação de valor. Assim, por meio do materialismo histórico dialético, das pesquisas documental e bibliográfica, do questionário fechado e da observação sistemática dos diversos canais de circulação dos meios Blog do Carlson Pessoa, Piripiri Repórter, Portal de Olho, Portal V1, Piauí Notícias, Riachão Net, Mural da Vila, Blog do Dudu, Corrente é Notícia, Fábio Nascimento Notícias e Portal SRN trabalha-se com a hipótese de que os modelos de negócio desses acompanham as características dos webjornalísticos de todo o mundo com adaptações à realidade do interior piauiense por causa de elementos como população, seu índice de desenvolvimento, riqueza, distribuição de renda, da representatividade dos setores de produção na economia, o acesso à internet, entre outros. O resultado mostra que essa hipótese se confirma em partes porque se constituem relações entre os veículos e as grandes plataformas globais, mas não da mesma forma que sites jornalísticos nacionais e internacionais produzem. Isso também é notado quanto aos indicadores locais, em que questões como população e riqueza tem alto impacto e outras como grau de urbanidade e distribuição renda não provocam variações nos modelos de negócio. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jornalismo – Economia política pt_BR
dc.subject Modelos de negócio pt_BR
dc.subject Webjornalismo local pt_BR
dc.subject Indústrias de rede pt_BR
dc.subject Capitalismo – Reestruturação pt_BR
dc.subject Journalism – Political economy pt_BR
dc.subject Business models pt_BR
dc.subject Local web journalism pt_BR
dc.subject Network industries pt_BR
dc.subject Capitalism – Restructuring pt_BR
dc.title MODELOS DE NEGÓCIOS DO WEBJORNALISMO NO PIAUÍ: estudo dos sites com maior audiência nas cidades mais populosas de 11 territórios de desenvolvimento pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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  • Mestrado em Comunicação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Mestrado em Comunicação do Centro de Ciências da Educação.

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