Abstract:
RESUMO: A expansão da universidade brasileira tem sido beneficiada pelo processo de
democratização do acesso à educação superior. Esse contexto favoreceu o ingresso de
um público diversificado de indivíduos historicamente marginalizados, como por
exemplo, os estudantes público da educação especial: pessoas com deficiências, altas
habilidades/superdotação e pessoas com transtorno do espectro autista. A tese que se
defende é que a tutoria entre pares realizada com alunos público da educação especial
na educação superior tem relevância para o processo de aprendizagem e
desenvolvimento pessoal desses sujeitos, e contribui para a formação inicial do grupo de
tutores. Este trabalho de pesquisa tem por objetivo geral: investigar como a tutoria entre
pares contribui para o processo formativo inicial de alunos tutores na educação superior.
O estudo está vinculado a linha de pesquisa Educação, Diversidades/Diferenças e
Inclusão do Programa de Pós-Graduação em Educação. A pesquisa é de natureza
qualitativa do tipo pesquisa-ação e teve como participantes 18 tutores que estudavam
em uma universidade pública de uma das capitais do nordeste brasileiro. Os dados
foram coletados de forma totalmente virtual, em virtude da pandemia pela Covid-19, e
analisados através da análise temática de conteúdo derivando 08 categorias. O
procedimento de coleta de dados envolveu 4 etapas: questionário inicial; curso de
formação virtual para tutores; prática e avaliação do curso de formação de tutores;
reflexão-ação sobre a atuação dos tutores entre pares. Os resultados encontrados
evidenciaram que a maior parte dos tutores pertenciam aos cursos de licenciatura, mas
todos relataram que a formação inicial precisa supri-los com mais conhecimentos gerais
e específicos, teóricos e práticos, acerca das pessoas com deficiências; a experiência
como tutor é rica e desenvolve sentimentos de empatia, realização e satisfação pessoal;
os tutores precisam aprimorar práticas educativas para favorecerem a aprendizagem dos
tutorados; as maiores dificuldades enfrentadas são relacionadas a acessibilidade, de
modo geral; as expectativas dos tutores quanto aos tutorados são positivas e revelam a
crença em seu sucesso acadêmico e futuro profissional; os tutorados têm alcançado
êxito nas questões acadêmicas e pessoais a partir da tutoria. Esta pesquisa mostra uma
mudança de perspectiva na medida em que considera que os próprios estudantes podem
auxiliar o professor e os demais agentes educacionais no âmbito da educação superior
através de práticas educativas voltadas para inclusão. Conclui-se que a tese foi
confirmada ao evidenciar que a tutoria pode influenciar na realidade das instituições de
educação superior brasileiras beneficiando alunos público da educação especial.
ABSTRACT: The expansion of the Brazilian university has been benefited from the process of
democratization of the access to higher education. This context favored the entry of a
diversified audience of historically marginalized individuals, such as public special
education students: people with disabilities, high abilities/giftedness and people with
autism spectrum disorder. It starts with the thesis that peer tutoring carried out with
public students of special education in higher education is relevant in the learning
process and personal development of these subjects and contributes to the initial
formation of tutors`groups. This research has as a general objective: to investigate how
peer tutoring contributes to the initial training process of tutor students in higher
education. The study is linked to the Education, Diversity/Differences and Inclusion
research line of the Graduate Program in Education. The research has a qualitative
nature, it is an action- research type and had 18 tutors as participants who studied at a
public university in one of the capitals of northeastern Brazil. Data were collected in a
completely virtual way, due to the Covid-19 pandemic, and analyzed through thematic
content analysis, deriving 08 categories. The data collection procedure involved 4 steps:
initial questionnaire; virtual training course for tutors; practice and evaluation of the
training course for tutors; reflection-action on the role of peer tutors. The results found
showed that most tutors belonged to teaching courses, but all reported that initial
training needs to supply them with more general and specific theoretical and practical
knowledge about people with disabilities; the experience as a tutor is rich and develops
feelings of empathy, achievement and personal satisfaction; tutors need to improve
educational practices to favor the learning of those being tutored; the biggest difficulties
faced are related to accessibility, in general; the expectations of tutors regarding those
being tutored are positive and reveal a belief in their academic success and professional
future; tutors have achieved success in academic and personal issues from tutoring. This
research shows a change in perspective as it considers that students themselves can help
the teacher and other educational agents in the context of higher education through
educational practices aimed at inclusion. It is concluded that the thesis was confirmed,
showing that tutoring can influence the reality of Brazilian higher education institutions,
benefiting public special education students.
Description:
Orientadora: Profa. Dra. Ana Valéria Marques Fortes Lustosa
Examinadora Externa: Profa. Dra. Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo (PROFEI/ UNIFESSPA)
Examinador Externo: Prof. Dr. Leonardo Santos Amâncio Cabral (PPGEES/ UFSCAR)
Examinadora interna: Profa. Dra. Antônia Edna Brito
Examinador Interno: Prof. Dr. Luís Carlos Sales