Abstract:
RESUMO: Essa tese de doutoramento discute o ensino de matemática e tem sua gênese na realidade vivenciada pela pesquisadora sendo professora e formadora de professores desta área de conhecimento. As experiências vivenciadas tornaram-se fonte da defesa de que a educação escolar deve ensinar os conhecimentos científicos e, por isso, ser desenvolvida por profissionais formados e qualificados para o exercício da atividade pedagógica, de modo a intervir na apropriação dos conceitos pelos alunos. O olhar de pesquisadora para essa realidade suscitou o planejamento e desenvolvimento de investigação com o objetivo geral de analisar, no processo de pesquisa formação, as possibilidades de as professoras realizarem o ensino por apropriação de conceitos, quando criadas as condições para reflexão das necessidades formativas. O estudo teve por fundamento teórico-metodológico princípios, leis e categorias do Materialismo Histórico-Dialético e alguns dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, que orientaram a defesa da tese de que “Em contexto de pesquisa formação, com professores que ensinam Matemática nos anos iniciais, quando são criadas as condições com o propósito de desenvolvimento da reflexão e compreensão das necessidades formativas, criam-se possibilidades para o ensino por apropriação de conceitos”. Metodologicamente, participaram da pesquisa formação duas professoras graduadas em Pedagogia que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola filantrópica da cidade de Teresina-PI. Os instrumentos de produção de dados usados para organizar as ações formativas foram: entrevistas reflexivas, encontros de formação, sessões reflexivas e cartas formativas. A formação mediada pela pesquisa ocorreu por meio da Atividade Orientadora de Ensino – AOE. Como procedimento analítico foi utilizado a proposta dos Núcleos de Significação. Os conhecimentos produzidos estão sistematizados em núcleos de significação, e sintetizam zonas de sentido que evidenciam as necessidades formativas das professoras para o ensino por apropriação de conceitos. Essas necessidades têm sua origem nas experiências escolares vivenciadas com o ensino de Matemática pelas professoras, sintetizadas nas zonas de sentidos do primeiro núcleo expressas nas mediações que produziram dificuldades de apropriação de conceitos matemáticos, e que não foram superadas na formação acadêmica. Os núcleos relativos à experiência docente e aos desafios de ensinar Matemática sintetizam zonas de sentido que revelam o reconhecimento das dificuldades enfrentadas no ensino de Matemática e a necessidade de apropriação de teorias que fundamentem o ensino de conceitos. O núcleo relativo à formação mediada pela pesquisa sintetiza zonas de sentido, que evidenciam a compreensão das necessidades formativas das professoras para o ensino por apropriação de conceitos. Em síntese, as significações produzidas revelam sentidos que sinalizam para a necessidade das professoras se apropriarem dos conceitos matemáticos para conseguirem organizar o ensino e, assim, colaborarem na aprendizagem dos seus alunos. Estas significações revelam também que a pesquisa formação tem possibilidade de atender às necessidades formativas das professoras para o ensino de Matemática por apropriação de conceitos.
ABSTRACT: This doctoral thesis discusses the teaching of mathematics and has its genesis in the reality experienced by the researcher as a teacher and teacher trainer in this area of knowledge. The lived experiences became a source of the defense that school education should teach scientific knowledge and, therefore, be developed by trained and qualified professionals for the exercise of pedagogical activity, in order to intervene in the appropriation of concepts by students. The researcher's view of this reality gave rise to the planning and development of research with the general objective of analyzing, in the training research process, the possibilities for teachers to carry out teaching by appropriation of concepts, when conditions are created for reflection of training needs. The study was based on theoretical and methodological principles, laws and categories of Historical-Dialectical Materialism and some of the assumptions of Historical- Cultural Psychology, which guided the defense of the thesis that "In the context of training research, with teachers who teach Mathematics in the years In the initial stages, when conditions are created for the purpose of developing reflection and understanding of training needs, possibilities are created for teaching through the appropriation of concepts”. Methodologically, two teachers graduated in Pedagogy who teach Mathematics in the early years of Elementary School in a philanthropic school in the city of Teresina-PI participated in the training research. The data production instruments used to organize the training actions were: reflective interviews, training meetings, reflective sessions and training letters. The research-mediated training took place through the Teaching Guiding Activity – TGA. As an analytical procedure, the proposal of the Nuclei of Meaning was used. The knowledge produced is systematized in nuclei of meaning, and synthesizes areas of meaning that show the training needs of teachers for teaching through the appropriation of concepts. These needs have their origin in the school experiences lived with the teaching of Mathematics by the teachers, synthesized in the zones of meanings of the first nucleus expressed in the mediations that produced difficulties in the appropriation of mathematical concepts, and that were not overcome in the academic formation. The nuclei related to the teaching experience and the challenges of teaching Mathematics synthesize areas of meaning that reveal the recognition of the difficulties faced in the teaching of Mathematics and the need for appropriation of theories that support the teaching of concepts. The nucleus related to training mediated by research synthesizes zones of meaning, which evidence the understanding of the training needs of teachers for teaching through the appropriation of concepts. In summary, the meanings produced reveal meanings that signal the need for teachers to appropriate mathematical concepts in order to organize teaching and, thus, collaborate in their students' learning. These meanings also reveal that training research has the possibility of meeting the training needs of teachers for teaching Mathematics through the appropriation of concepts.