Abstract:
RESUMO: O Plano de Formação tem a missão de orientar os trabalhos educativos desenvolvidos nos CEFFAs, articulando-os com as experiências do meio socioprofissional do educando. Constitui-se, portanto, no currículo oficial da EFA, com a finalidade de sistematizar os conhecimentos da realidade aos conteúdos escolares, vinculados ao núcleo comum e a parte específica da formação técnica e profissional, de modo a visar à formação integral do sujeito. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral: Analisar de que forma o Plano de Formação contribui na articulação dos diferentes tempos e espaços educativos na Escola Família Agrícola da Serra da Capivara, localizada no município de São Lourenço, no estado do Piauí. Diante desse contexto, o processo de investigação foi desenvolvido a partir da seguinte questão: De que forma o Plano de Formação contribui na articulação dos diferentes tempos e espaços educativos na Escola Família Agrícola Serra da Capivara, visando a construção interdisciplinar do conhecimento? A fim de elucidar essa questão, nos objetivos específicos buscou-se: Compreender a importância do Plano de Formação no desenvolvimento de projetos educativos interdisciplinares no contexto da Pedagogia da Alternância; Discutir as contribuições do Plano de Formação na articulação entre diferentes tempos e espaços de formação na EFA; Verificar as estratégias utilizadas pela EFA que fomentem a participação dos educadores, educandos e das famílias na construção do Plano de Formação; Analisar o desenvolvimento do Plano de Formação da EFA de São Lourenço, destacando os desafios e as possibilidades de diálogos interdisciplinares do conhecimento. Isso posto, esta pesquisa dialoga com alguns autores que refletem esta temática, como: Begnami (2004, 2003), Caliari (2002), Caldart (2012, 2011, 2009), Calvó (1999), Estevam (2012), Freire (1987, 1988, 1991), Gimonet (2007), Lima (2014), Nosella (2012, 1977), entre outros teóricos. Trata-se, contudo, de uma investigação de cunho qualitativo que se fundamenta na abordagem crítica-dialética. Sendo assim, a pesquisa foi desenvolvida na Escola Família Agrícola de Serra da Capivara por meio de análise documental, entrevista semiestruturada e rodas de conversas. Os interlocutores da pesquisa foram 09 participantes, sendo três professores, dois alunos, dois pais, uma diretora e uma coordenadora pedagógica. A partir desse processo de investigação, a respeito do Plano de Formação por Alternância, a análise realizada possibilitou-nos uma compreensão acerca da realidade vivenciada na EFA Serra da Capivara, principalmente com relação às lacunas em torno da construção e execução do Plano de Formação. Sobre este aspecto, concluímos que alguns fatores, como: a ausência da família na escola e o desconhecimento de alguns educadores, alunos e famílias em relação ao Plano de Formação trouxeram prejuízos para o processo de articulação interdisciplinar dos conhecimentos e saberes no contexto das práticas educativas da EFA. Além disso, percebemos que há uma diferença entre o Plano de Formação, proposto por Gimonet (2007), que orienta o PF dos CEFFAs, e aquele utilizado na EFA, concebido a partir de uma estrutura simplificada que dificulta a compreensão do trabalho desenvolvido pela Escola, com relação à articulação dos variados conhecimentos e saberes nos diferentes tempos e espaços da formação.
ABSTRACT: The Training Plan has the mission of guiding the educational work carried out at CEFFAs, articulating them with the experiences of the student's socio-professional environment. It is, therefore, the official curriculum of the EFA, with the purpose of articulating the knowledge of reality with school contents, linked to the common core and the specific part of technical and professional training, aiming at the integral formation of the subject. In this sense, this research has the general objective: to analyze how the Training Plan contributes to the articulation of different educational times and spaces in the Escola Família Agrícola da Serra da Capivara, located in the municipality of São Lourenço in the state of Piauí. Given this context, the investigation process was developed from the following question: how does the Training Plan contribute to the articulation of different educational times and spaces at Escola Família Agrícola Serra da Capivara, aiming at the interdisciplinary construction of knowledge? In the specific objectives we seek: to understand the importance of the Training Plan in the development of interdisciplinary educational projects in the context of the Pedagogy of Alternation; to discuss the contributions of the Training Plan in the articulation between different times and spaces of training in the EFA; to verify the strategies used by the EFA that encourage the participation of educators, students and families in the construction of the Training Plan; to analyze the development of the EFA de São Lourenço Training Plan, highlighting the challenges and possibilities of interdisciplinary knowledge dialogues. In this research we are dialoguing with some authors that reflect this theme such as: Begnami (2004, 2003), Caliari (2002), Caldart (2012, 2009), Calvó (199), Estevam (2012), Freire (1987, 1988, 1991), Gimonet (2007), Lima (2014), Nosella (2012, 1977), among others. This is a qualitative investigation, which is based on the critical-dialectical approach. The research was developed at Escola Família Agrícola de Serra da Capivara, through document analysis, semi-structured interviews and conversation circles. The research interlocutors were 09 participants, of which three were teachers, two students, two parents, one director and one pedagogical coordinator. From this investigation process about the Alternation Training Plan, the analysis carried out allowed us to understand the reality experienced in the EFA Serra da Capivara, mainly in relation to the gaps around the construction and execution of the Training Plan. In this aspect, we conclude that some factors such as: the absence of the family at school, and the lack of knowledge of some educators, students and families about the Training Plan brought harm to the process of interdisciplinary articulation of information and knowledge in the context of EFA educational practices. In addition, we noticed that there is a difference between the Training Plan, proposed by Gimonet (2007), which guides the FP of CEFFAs, and the one used in the EFA, conceived from a simplified structure, which makes it difficult to understand the work developed by the school, in relation to the articulation of the varied information and knowledge in the different times and spaces of formation.