Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa visa compreender em que medida a denominada onda política
conservadora ou “virada para nova direita” na política externa brasileira (PEB) influencia na
coordenação e (des)integração política mercosulina. A discussão sobre a participação do Brasil
enquanto potência regional nos leva à seguinte pergunta norteadora: Quais mudanças na retórica
oficial e nas práticas implementadas pela extrema direita no Brasil, entre 2016 e 2021,
representam riscos à (des)integração mercosulina? A hipótese da pesquisa é que os discursos
oficiais e escolhas políticas, a partir da ascensão da extrema direita no Brasil, inclinam-se ao
distanciamento regional do MERCOSUL. Optou-se pela pesquisa qualitativa, com utilização
da análise de conteúdo enquanto método de pesquisa, operacionalizado por meio do
levantamento de dados (notícias jornalísticas, normativas do Ministério da Justiça e Segurança
Nacional, clipping do sítio virtual do Ministério das Relações Exteriores) com ênfase nos
posicionamentos dos chefes de Estado brasileiros sobre integração regional entre 2016 e 202 1,
disponibilizados pelo MRE. Conta ainda com a análise de dados das trocas comerciais entre o
Brasil, China e países-membro do Mercosul disponibilizados pela plataforma Comex Stat do
Ministério da Economia e do Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do MERCOSUL
(SECEM). Constata-se que a “virada para a nova direita” brasileira adota uma postura de
distanciamento regional na diplomacia presidencial que agrava a paralisia decisória
mercosulina e tem, como demonstrações, as alterações no direcionamento da política migratória
e do gerenciamento de pautas ambientais. Como contrafactual, este cenário de paralisia
decisória do bloco, embora agravado, possui raízes históricas advindas de governos anteriores
e do “modelo de MERCOSUL” da Política Externa Brasileira
ABSTRACT: This research aims to understand to what extent the so-called conservative political wave
or “turn to the new right” in Brazilian foreign policy (PEB) influences Mercosur political
coordination and (dis)integration. The discussion about the participation o f Brazil as a regional
power leads us to the following guiding question: What changes in the official rhetoric and
practices implemented by the extreme right in Brazil, between 2016 and 2021, pose risks to
Mercosur (dis)integration? The research hypothesis is that official discourses and political
choices, from the rise of the extreme right in Brazil, are inclined towards the regional distancing
of MERCOSUR. Qualitative research was chosen, using discourse analysis as a research
method, operationalized through data collection (journalistic news, regulations from the
Ministry of Justice and National Security, clipping from the Ministry of Foreign Affairs'
website) with emphasis in the positions of Brazilian heads of state on regional integration
between 2016 and 2021, made available by the MRE. It also includes the analysis of trade data
between Brazil, China and Mercosur member countries provided by the Comex Stat platform
of the Ministry of Economy and the MERCOSUR Foreign Trade Statistics System (SECEM).
It appears that the Brazilian “turn to the new right” adopts a posture of regional distancing in
presidential diplomacy that aggravates Mercosur decision-making paralysis and has, as
demonstrations, changes in the direction of migration policy and the manage ment of
environmental guidelines. This scenario of decision-making paralysis of the bloc, although
aggravated, has historical roots arising from previous governments and from the “MERCOSUR
model” of Brazilian Foreign Policy
Description:
Orientador: Prof. Dr. Raimundo Jucier Sousa de Assis
Coorientadora: Profa. Dra. Giovana Mira de Espíndola
Examinador externo: Prof. Dr. Raimundo Batista dos Santos Junior
Examinadora externa: Profa. Dra. Claudete de Castro Silva Vitte (UNICAMP)
Examinador externo: Prof. Dr. André Roberto Martin (USP)