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ABORDAGEM DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DA REDE ESTADUAL DO MARANHÃO SOBRE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL

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dc.contributor.author BEZERRA, Francisco das Chagas de Sousa
dc.date.accessioned 2023-01-12T20:04:58Z
dc.date.available 2023-01-12T20:04:58Z
dc.date.issued 2023-01-12
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3121
dc.description Orientador: Profa. Dra. Lya Raquel Oliveira dos Santos Examinador inteno: Prof. Dr. Isaias Pereira de Jesus Examinador externo: Prof. Dr. Roberto Arruda Lima Soares pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O presente trabalho, tem o propósito de realizar uma análise do conteúdo de medidas de tendência central, da coleção de livros, escolhido no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2021 do Ensino Médio, no estado do Maranhão, sob uma perspectiva voltada ao pensamento estatístico a ser desenvolvido no ensino e aprendizagem da estatística descritiva no Ensino Médio. Dessa forma, a pesquisa investigará se a obra escolhida contempla todas as etapas, apresentadas pelo estudo de Wild e Pfannkuch (1999) necessárias, para o desenvolvimento do pensamento estatístico: reconhecimento da necessidade de dados, transnumeração, considerações a respeito da variação, conhecimento do contexto, conhecimento estatístico e síntese. A obra antes de aprovada passou pelo crivo da Base Nacional Curricular Comum - BNCC e a mesma prevê que para o desenvolvimento de habilidades relativas à Estatística, os estudantes tenham oportunidades não apenas de interpretar estatísticas divulgadas pela mídia, mas, sobretudo, de planejar e executar pesquisa amostral, interpretando as medidas de tendência central, além de comunicar os resultados obtidos por meio de relatórios, incluindo representações gráficas adequadas. Assim, este trabalho investigará se a BNCC está alinhada com o que propõe Wild e Pfannkuch (1999), em seus estudos sobre as categorias para se alcançar o desenvolvimento do pensamento estatístico. A metodologia utilizada na pesquisa foi a análise documental e os resultados apontam que no conteúdo de medidas de tendência central na obra analisada, alcança parte das categorias do desenvolvimento do pensamento estatístico, ficando evidentes a transnumeração e o conjunto distinto de modelos. Foi identificado que a obra não contempla a primeira categoria em nenhuma de suas atividades ou exemplos propostos, ficando assim, necessário que o professor de matemática faça esse trabalho junto a seus alunos. Porém, ela oferece aos estudantes do ensino médio uma oportunidade de vivenciar a estatística não somente através de fórmulas, tabelas e gráficos, mas também de investigar, explicar e justificar as soluções apresentadas para os problemas, com ênfase nos processos de argumentação matemática, como prevê a BNCC. Além disso, foi proposta uma metodologia de ensino voltada à contemplação de todas as categorias de formação do pensamento estatístico usando uma atividade do próprio livro didático. ABSTRACT: The present work has the purpose of carrying out an analysis of the content of measures of central tendency, of the book collection, chosen in the National Textbook Program - PNLD 2021 of High School, in the state of Maranhão, from a perspective focused on statistical thinking. to be developed in the teaching and learning of descriptive statistics in High School. In this way, the research will investigate whether the chosen work includes all the necessary steps, presented by Wild and Pfannkuch (1999), for the development of statistical thinking: recognition of the need for data, transnumbering, considerations about variation, knowledge of the context, statistical knowledge and synthesis. Before being approved, the work passed through the scrutiny of the National Curricular Common Base - BNCC and it provides that for the development of skills related to Statistics, students have opportunities not only to interpret statistics published by the media, but, above all, to plan and execute sample research, interpreting measures of central tendency, in addition to communicating the results obtained through reports, including appropriate graphical representations. Thus, this work will investigate whether the BNCC is in line with what Wild and Pfannkuch (1999) proposes in their studies on the categories to achieve the development of statistical thinking. The methodology used in the research was document analysis and the results indicate that in the content of measures of central tendency in the analyzed work, it reaches part of the categories of the development of statistical thinking, with transnumbering and the distinct set of models being evident. It was identified that the work does not include the first category in any of its activities or proposed examples, thus making it necessary for the mathematics teacher to do this work with his students. However, it offers high school students an opportunity to experience statistics not only through formulas, tables and graphs, but also to investigate, explain and justify the solutions presented to problems, with an emphasis on mathematical argumentation processes, as predicted the BNCC. In addition, a teaching methodology was proposed aimed at contemplating all categories of formation of statistical thinking using an activity from the textbook itself. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estatística pt_BR
dc.subject Livro didático - Análise de conteúdo pt_BR
dc.subject Matemática - Ensino médio pt_BR
dc.subject Pensamento estatístico pt_BR
dc.subject Medidas de tendência central pt_BR
dc.subject Base Nacional Curricular Comum (BNCC) pt_BR
dc.subject Statistical thinking pt_BR
dc.subject Measures of central tendency pt_BR
dc.title ABORDAGEM DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DA REDE ESTADUAL DO MARANHÃO SOBRE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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