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RESUMO: O presente trabalho, tem o propósito de realizar uma análise do conteúdo de medidas
de tendência central, da coleção de livros, escolhido no Programa Nacional do Livro
Didático - PNLD 2021 do Ensino Médio, no estado do Maranhão, sob uma perspectiva
voltada ao pensamento estatístico a ser desenvolvido no ensino e aprendizagem da estatística
descritiva no Ensino Médio. Dessa forma, a pesquisa investigará se a obra escolhida
contempla todas as etapas, apresentadas pelo estudo de Wild e Pfannkuch (1999) necessárias,
para o desenvolvimento do pensamento estatístico: reconhecimento da necessidade
de dados, transnumeração, considerações a respeito da variação, conhecimento do contexto,
conhecimento estatístico e síntese. A obra antes de aprovada passou pelo crivo da
Base Nacional Curricular Comum - BNCC e a mesma prevê que para o desenvolvimento
de habilidades relativas à Estatística, os estudantes tenham oportunidades não apenas
de interpretar estatísticas divulgadas pela mídia, mas, sobretudo, de planejar e executar
pesquisa amostral, interpretando as medidas de tendência central, além de comunicar
os resultados obtidos por meio de relatórios, incluindo representações gráficas adequadas.
Assim, este trabalho investigará se a BNCC está alinhada com o que propõe Wild e Pfannkuch
(1999), em seus estudos sobre as categorias para se alcançar o desenvolvimento do
pensamento estatístico. A metodologia utilizada na pesquisa foi a análise documental e os
resultados apontam que no conteúdo de medidas de tendência central na obra analisada,
alcança parte das categorias do desenvolvimento do pensamento estatístico, ficando evidentes
a transnumeração e o conjunto distinto de modelos. Foi identificado que a obra não
contempla a primeira categoria em nenhuma de suas atividades ou exemplos propostos,
ficando assim, necessário que o professor de matemática faça esse trabalho junto a seus
alunos. Porém, ela oferece aos estudantes do ensino médio uma oportunidade de vivenciar
a estatística não somente através de fórmulas, tabelas e gráficos, mas também de investigar,
explicar e justificar as soluções apresentadas para os problemas, com ênfase nos
processos de argumentação matemática, como prevê a BNCC. Além disso, foi proposta
uma metodologia de ensino voltada à contemplação de todas as categorias de formação
do pensamento estatístico usando uma atividade do próprio livro didático.
ABSTRACT: The present work has the purpose of carrying out an analysis of the content of measures
of central tendency, of the book collection, chosen in the National Textbook Program
- PNLD 2021 of High School, in the state of Maranhão, from a perspective focused on
statistical thinking. to be developed in the teaching and learning of descriptive statistics
in High School. In this way, the research will investigate whether the chosen work includes
all the necessary steps, presented by Wild and Pfannkuch (1999), for the development
of statistical thinking: recognition of the need for data, transnumbering, considerations
about variation, knowledge of the context, statistical knowledge and synthesis. Before
being approved, the work passed through the scrutiny of the National Curricular Common
Base - BNCC and it provides that for the development of skills related to Statistics,
students have opportunities not only to interpret statistics published by the media, but,
above all, to plan and execute sample research, interpreting measures of central tendency,
in addition to communicating the results obtained through reports, including appropriate
graphical representations. Thus, this work will investigate whether the BNCC is in
line with what Wild and Pfannkuch (1999) proposes in their studies on the categories to
achieve the development of statistical thinking. The methodology used in the research
was document analysis and the results indicate that in the content of measures of central
tendency in the analyzed work, it reaches part of the categories of the development of
statistical thinking, with transnumbering and the distinct set of models being evident. It
was identified that the work does not include the first category in any of its activities or
proposed examples, thus making it necessary for the mathematics teacher to do this work
with his students. However, it offers high school students an opportunity to experience
statistics not only through formulas, tables and graphs, but also to investigate, explain
and justify the solutions presented to problems, with an emphasis on mathematical argumentation
processes, as predicted the BNCC. In addition, a teaching methodology was
proposed aimed at contemplating all categories of formation of statistical thinking using
an activity from the textbook itself. |
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