Repositório Institucional da UFPI

A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA ARDUINO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Edson Pereira da
dc.date.accessioned 2022-12-27T14:50:10Z
dc.date.available 2022-12-27T14:50:10Z
dc.date.issued 2022-12-27
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3099
dc.description Orientador: Prof. Dr. Marcos Antônio Tavares Lira Examinador interno: Prof. Dr. Celio Aecio Medeiros Borges Examinador externo: Prof.ª Dra. Valdeci Bosco dos Santos -USP pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A tecnologia tem transformado a sociedade moderna em vários aspectos da nossa vivência diária, e nesse sentido, se faz necessário que a escola do século XXI acompanhe essas transformações, pois o ambiente escolar é influenciado por essas mudanças. Com isso, os professores têm o desafio de intervir na aprendizagem com novas formas de ensinar os conteúdos escolares. Dentre essas novas formas estão o uso de recursos tecnológicos como métodos instrucionais, auxiliando e motivando os discentes para uma aprendizagem mais ativa, colaborativa e concreta. Tendo esta perspectiva, o presente trabalho tem a proposta de investigar como a utilização da plataforma Arduino, pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de eletrodinâmica, abordando corrente elétrica, resistores e associação de resistores nas aulas de física com alunos do terceiro ano do ensino médio. Nesta dissertação, propusemos três roteiros de práticas experimentais contendo as informações e os procedimentos para a execução dos experimentos, e em cada prática experimental utiliza a plataforma Arduino ora para rodar o programa de execução do experimento, ora para aquisição e interpretação automática dos dados obtidos dos fenômenos estudados ou usado apenas como uma bateria para a realização da atividade experimental. A implementação desta intervenção pedagógica foi conduzida pelas ideias de Lev Semionovitch Vygotsky pautada na teoria sociointeracionista da aprendizagem. Para mensurarmos a eficácia da intervenção pedagógica, foram aplicados questionários de verificação da aprendizagem após o término de cada prática experimental, como também observação comportamental dos discentes perante as atividades. Desta forma compomos uma abordagem qualitativa na análise e discussão dos resultados, na qual permitiu constatar que essas atividades experimentais aplicadas neste trabalho resultaram em uma aprendizagem significativa dos assuntos abordados, proporcionando uma maior facilidade de compreensão/associação dos conteúdos teóricos, e portanto resultando em uma aprendizagem significativa. Além disto, foi claramente perceptível a motivação dos alunos em aprender com os experimentos utilizando a plataforma Arduino. ABSTRACT: Technology has transformed the modern society in several aspects of our daily life, in this way, it is necessary that the 21st century school follows these changes, as the school environment is influenced by these changes. Thus, teachers have the challenge of intervening in learning with new ways of teaching the school contents. Among these new ways are the use of technological resources as instructional methods, helping and motivating students for a more active, collaborative and concrete learning. With this perspective, the present research proposes to investigate how the use of the Arduino platform can contribute to the teaching-learning process of the electrodynamics contents, approaching electric current, resistors and association of resistors in physics classes with 3rd year students in high school. In this dissertation, it was proposed three scripts of experimental practices containing the information and procedures for the execution of the experiments and in each experimental practice, the Arduino platform is used either to run the execution program of experiment or to automatic acquisition and interpretation of the data obtained from the phenomena studied or used only as a battery to carry out the experimental activity. The implementation of this pedagogical intervention was led by Lev Semionovitch Vygotsky´s ideas based on the socio-interactionist theory of learning. In order to measure the effectiveness of the pedagogical intervention, it was applied questionnaires to verify the learning after the end of each experimental practice, as well as behavioral observation of the students towards the activities. Thus, it was composed a qualitative approach in the analysis and discussion of the results, in which it allowed to verify that these experimental activities developed in this research resulted in a significant learning of the subjects approached, providing a greater facility of understanding/association of the theoretical contents, therefore resulting in a significant learning. In addition, the motivation of the students to learn through the experiments, using the Arduino platform, was clearly perceptible. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.subject Plataforma arduino pt_BR
dc.subject Aprendizagem ativa pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Motivação pt_BR
dc.subject Arduino platform pt_BR
dc.subject Active learning pt_BR
dc.subject Physics learning pt_BR
dc.subject Motivation pt_BR
dc.title A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA ARDUINO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account