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APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: um estudo com professores iniciantes egressos do curso de pedagogia da UFPI, na modalidade a distância

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dc.contributor.author ARAÚJO, Zilda Tizziana Santos
dc.date.accessioned 2022-12-13T12:57:11Z
dc.date.available 2022-12-13T12:57:11Z
dc.date.issued 2022-12-13
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3087
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Antonia Dalva França Carvalho Examinadora interna: Profa. Dra. Maria da Glória Carvalho Moura Examinadora interna: Profa. Dra. Francisca das Chagas Silva Lima pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A formação inicial de professores e os primeiros anos da carreira são essenciais à constituição da base de conhecimentos da docência e produzem intensas aprendizagens da profissão. Estudos realizados pelo NIPEEPP – UFPI vêm constatando que a aprendizagem da docência é inerente ao processo de formação permanente na vida do professor. Considerando essas assertivas, o presente trabalho busca responder ao seguinte problema: Como a aprendizagem da docência é construída pelos professores iniciantes egressos do curso de Pedagogia da UFPI, na modalidade a distância? Objetiva compreender como a aprendizagem da docência é construída pelos professores iniciantes egressos do curso de Pedagogia da UFPI, na modalidade a distância. O embasamento teórico pauta-se em estudos de Cortelazzo (2009) e Cavalcanti (2016), que abordam a formação de professores na EaD; Garcia (1992; 1999; 2010) e França-Carvalho (2007), que tratam da formação de professores como uma ação contínua; Huberman (2000), que destaca a entrada na docência; Ausubel, Novak e Hanesian (1980), por sua vez, explicam o processo de aprendizagem significativa. O design metodológico assentase na pesquisa qualitativa (MINAYO, 2001), com abordagem etnometodológica (COULON, 1995; 2017), e vale-se dos seguintes instrumentos de coleta e produção dos dados: o questionário, a entrevista semiestruturada e observação participante. A organização, categorização e análise dos dados baseia-se em Bardin (1977) e na Hermenêutica-Dialética (MINAYO, 1996; HABERMAS, 2002). Os principais resultados apontaram que: na graduação a aprendizagem da docência pautou-se na dissociabilidade entre teoria e prática, no solilóquio discente, resultando na frágil constituição da Base de Conhecimentos da Docência; o início da carreira é permeado pela dificuldade de superar a indisciplina dos alunos, promovendo uma ressignificação na maneira de compreender a profissão; a aprendizagem da docência, após a entrada na carreira, assenta-se em uma rede de conexões que suscita aprender a fazer: a gestão dos conteúdos, da sala de aula e das relações com a comunidade escolar. Estes achados demonstraram que, em virtude das deficiências de aprendizagem durante a formação inicial, os participantes empenham-se em aprender a docência no cotidiano escolar e, por isso, necessitam de orientações e acompanhamento constantes no desenvolvimento da ação pedagógica. Portanto, este estudo torna-se relevante e possibilita a ampliação das discussões sobre a aprendizagem da docência no curso de Pedagogia da UFPICEAD e, também, nos primeiros anos na profissão. ABSTRACT: The initial training of teachers and the first years of their careers are essential to the constitution of the teaching knowledge base and produce intense learning for the profession. Studies conducted by NIPEEPP - UFPI come stating that teaching learning is inherent in the ongoing formation process in the life of the teacher. Considering these assertions, the present work seeks to answer the following problem: How is teaching learning constructed by beginning teachers who graduated from the Pedagogy course at UFPI, in distance learning? It aims to understand how the teaching learning is built by the beginning teachers graduated from the Pedagogy course at UFPI, in the distance modality. The theoretical basis is based on studies by Cortelazzo (2009) and Cavalcanti (2016), which address teacher training in distance education; Garcia (1992; 1999; 2010) and França-Carvalho (2007), who treat teacher training as a continuous action; Huberman (2000), who highlights the entry into teaching; Ausubel, Novak and Hanesian (1980), in turn, explain the process of meaningful learning. The methodological design is based on qualitative research (MINAYO, 2001), with an ethnomethodological approach (COULON, 1995; 2017), and uses the following data collection and production instruments: the questionnaire, the semi-structured interview and participant observation. The organization, categorization and analysis of the data is based on Bardin (1977) and Hermeneutics-Dialectic (MINAYO, 1996; HABERMAS, 2002). The main results showed that: in undergraduate teaching learning was guided by the dissociability between theory and practice, in the student soliloquy, resulting in the fragile constitution of the Teaching Knowledge Base; the beginning of the career is permeated by the difficulty of overcoming students' indiscipline, promoting a new meaning in the way of understanding the profession; teaching learning, after entering the career, is based on a network of connections that promotes learning to do: content management, the classroom and relations with the school community. These findings demonstrated that, due to learning disabilities during initial training, participants strive to learn teaching in school routine and, therefore, need constant guidance and monitoring in the development of pedagogical action. Therefore, this study becomes relevant and allows the expansion of discussions about teaching learning in the Pedagogy course at UFPI-CEAD and, also, in the first years in the profession. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Aprendizagem da docência pt_BR
dc.subject Educação a distância pt_BR
dc.subject Professor iniciante - Egressos pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Teaching learning pt_BR
dc.subject Distance education pt_BR
dc.subject Beginner teacher - Graduates pt_BR
dc.title APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: um estudo com professores iniciantes egressos do curso de pedagogia da UFPI, na modalidade a distância pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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