Abstract:
RESUMO: A formação inicial de professores e os primeiros anos da carreira são essenciais à constituição
da base de conhecimentos da docência e produzem intensas aprendizagens da profissão.
Estudos realizados pelo NIPEEPP – UFPI vêm constatando que a aprendizagem da docência é
inerente ao processo de formação permanente na vida do professor. Considerando essas
assertivas, o presente trabalho busca responder ao seguinte problema: Como a aprendizagem
da docência é construída pelos professores iniciantes egressos do curso de Pedagogia da UFPI,
na modalidade a distância? Objetiva compreender como a aprendizagem da docência é
construída pelos professores iniciantes egressos do curso de Pedagogia da UFPI, na
modalidade a distância. O embasamento teórico pauta-se em estudos de Cortelazzo (2009) e
Cavalcanti (2016), que abordam a formação de professores na EaD; Garcia (1992; 1999; 2010)
e França-Carvalho (2007), que tratam da formação de professores como uma ação contínua;
Huberman (2000), que destaca a entrada na docência; Ausubel, Novak e Hanesian (1980), por
sua vez, explicam o processo de aprendizagem significativa. O design metodológico assentase
na pesquisa qualitativa (MINAYO, 2001), com abordagem etnometodológica (COULON,
1995; 2017), e vale-se dos seguintes instrumentos de coleta e produção dos dados: o
questionário, a entrevista semiestruturada e observação participante. A organização,
categorização e análise dos dados baseia-se em Bardin (1977) e na Hermenêutica-Dialética
(MINAYO, 1996; HABERMAS, 2002). Os principais resultados apontaram que: na
graduação a aprendizagem da docência pautou-se na dissociabilidade entre teoria e prática, no
solilóquio discente, resultando na frágil constituição da Base de Conhecimentos da Docência;
o início da carreira é permeado pela dificuldade de superar a indisciplina dos alunos,
promovendo uma ressignificação na maneira de compreender a profissão; a aprendizagem da
docência, após a entrada na carreira, assenta-se em uma rede de conexões que suscita
aprender a fazer: a gestão dos conteúdos, da sala de aula e das relações com a comunidade
escolar. Estes achados demonstraram que, em virtude das deficiências de aprendizagem
durante a formação inicial, os participantes empenham-se em aprender a docência no
cotidiano escolar e, por isso, necessitam de orientações e acompanhamento constantes no
desenvolvimento da ação pedagógica. Portanto, este estudo torna-se relevante e possibilita a
ampliação das discussões sobre a aprendizagem da docência no curso de Pedagogia da UFPICEAD
e, também, nos primeiros anos na profissão.
ABSTRACT: The initial training of teachers and the first years of their careers are essential to the
constitution of the teaching knowledge base and produce intense learning for the profession.
Studies conducted by NIPEEPP - UFPI come stating that teaching learning is inherent in the
ongoing formation process in the life of the teacher. Considering these assertions, the present
work seeks to answer the following problem: How is teaching learning constructed by
beginning teachers who graduated from the Pedagogy course at UFPI, in distance learning? It
aims to understand how the teaching learning is built by the beginning teachers graduated
from the Pedagogy course at UFPI, in the distance modality. The theoretical basis is based on
studies by Cortelazzo (2009) and Cavalcanti (2016), which address teacher training in
distance education; Garcia (1992; 1999; 2010) and França-Carvalho (2007), who treat teacher
training as a continuous action; Huberman (2000), who highlights the entry into teaching;
Ausubel, Novak and Hanesian (1980), in turn, explain the process of meaningful learning.
The methodological design is based on qualitative research (MINAYO, 2001), with an
ethnomethodological approach (COULON, 1995; 2017), and uses the following data
collection and production instruments: the questionnaire, the semi-structured interview and
participant observation. The organization, categorization and analysis of the data is based on
Bardin (1977) and Hermeneutics-Dialectic (MINAYO, 1996; HABERMAS, 2002). The main
results showed that: in undergraduate teaching learning was guided by the dissociability
between theory and practice, in the student soliloquy, resulting in the fragile constitution of
the Teaching Knowledge Base; the beginning of the career is permeated by the difficulty of
overcoming students' indiscipline, promoting a new meaning in the way of understanding the
profession; teaching learning, after entering the career, is based on a network of connections
that promotes learning to do: content management, the classroom and relations with the
school community. These findings demonstrated that, due to learning disabilities during initial
training, participants strive to learn teaching in school routine and, therefore, need constant
guidance and monitoring in the development of pedagogical action. Therefore, this study
becomes relevant and allows the expansion of discussions about teaching learning in the
Pedagogy course at UFPI-CEAD and, also, in the first years in the profession.