Repositório Institucional da UFPI

SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO EXPERIMENTOS SIMULADOS VIA PHET PARA A APRENDIZAGEM SOBRE A ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES NO ENSINO MÉDIO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author FRAZÃO, João de Deus Carvalho
dc.date.accessioned 2022-11-25T17:30:40Z
dc.date.available 2022-11-25T17:30:40Z
dc.date.issued 2022-11-25
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3065
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Edina Marina de Sousa Luz Examinador interno: Prof. Dr. Izael Araújo Lima Examinadora externa: Profa. Dr. Cláudia Adriana de Sousa Melo Examinador interno: Prof. Dr. Agmael Mendonça Silva pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O presente trabalho aborda o desenvolvimento e a aplicação de uma sequência didática orientada por experimentos simples, por meio de simulações via PhET (Physics Educacional Technology), um software que foi desenvolvido pela Universidade do Colorado, Estados Unidos, de fácil acesso e que traz simulações de alta qualidade em diversas áreas da ciência. Seguindo várias atividades para que os professores possam usar em suas aulas, onde os mesmos poderão fazer alterações de acordo com a realidade escolar ao qual os seus alunos estarão inseridos. Com a finalidade de identificar as habilidades cognitivas dos alunos através de um ambiente virtual sobre a associação de resistores em circuitos elétricos, despertando o interesse dos mesmos para o ensino de Física, sob a perspectiva da Aprendizagem Significativa. Além disso, objetivamos que tal proposta possibilite e oriente os professores do ensino médio, através de uma Sequência Didática, a empregarem uma metodologia diferente na sala de aula capaz de identificar as dificuldades dos alunos sobre os conteúdos de circuitos elétricos, utilizando um ambiente virtual. Inicialmente aplicamos um questionário diagnostico (pré-teste) nos alunos com a finalidade de averiguar se os mesmos possuíam subsunçores a respeito do conteúdo abordado. A metodologia de aplicação do produto educacional ocorreu de forma hibrida, tanto presencialmente quanto online, abordando os conteúdos de: lei de ohm; resistores, associação de resistores em série, associação de resistores em paralelo e associação mista de resistores, especialmente a Ponte de Wheatstone. No primeiro momento, foi apresentado os conteúdos por meio de explicações de forma oral, utilizando, projeção, resumos, esquemas, imagens e simulações criadas no software PhET. Na segunda etapa, foram entregues aos alunos os roteiros de construção dos circuitos elétricos para que os alunos construíssem os circuitos e respondessem os questionamentos pertencentes ao roteiro. Após o término da aplicação foi solicitado aos alunos que eles respondessem um questionário (pós-teste) com a finalidade de avaliar o produto educacional. Através dos resultados obtidos em função das respostas fornecidas pelos alunos verificamos a importância em relacionar a teoria com a prática no processo de ensino, bem como, a importância em proporcionar momentos em que os alunos possam participar ativamente desse processo. Levando-se em conta o que foi observado, notamos que o aluno começa aprender inicialmente por recepção, devido às explicações e orientações do professor para construção dos circuitos e explanação dos conteúdos em que os mesmos iriam utilizar para a elaboração de seus próprios circuitos. Ao construírem e testarem cada circuito conectando os conteúdos vistos em sala de aula com os existentes dentro do simulador, bem como, com os seus conhecimentos prévios, eles irão aprender por descoberta, testando e avaliando os circuitos que eles mesmos construíram. Por isso, o simulador PhET, torna-se uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de uma aprendizagem autônoma e significativa. ABSTRACT: This work approaches the development and application of a didactic sequence guided by simple experiments, through simulations via PhET (Physics Educational Technology), a software that was developed by the University of Colorado, United States, of easy access and that brings simulations of high quality in several areas of science. Teachers will follow several different activities in their classes, where they can make changes according to the level and reality to which their students will be inserted, in order to identify the students' cognitive abilities through a virtual environment on the association of resistors in electrical circuits, arousing their interest for the teaching of Physics, from the perspective of Meaningful Learning. In addition, we aim that such a proposal enables and guides high school teachers, through a Didactic Sequence, to use a different methodology in their classroom to identify students' difficulties on electrical circuit contents, using a virtual desktop. First, a diagnostic questionnaire (pre-test) will be applied to the students in order to find out if they had subsumers about the content. The applied methodology of the educational product occurred in a hybrid way, both in person and online, covering the contents of: Ohm's law; resistors, resistors in series, resistors in parallel and mixed resistors, especially the Wheatstone Bridge. At first, the contents were presented through oral explanations, using projections, summaries, schemes, images and simulations created in the PhET software. Following, the electric circuits construction scripts were given to the students so that they could build the circuits and answer the questions related to the script. After completing the application, students were asked to answer a questionnaire (post-test) in order to evaluate the educational product. Through the results obtained with the data collection instruments, we realized that the use of simulators promotes significant learning. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Física - Ensino-metodologia pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Física - Ensino médio pt_BR
dc.subject Física - Aprendizagem significativa pt_BR
dc.title SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO EXPERIMENTOS SIMULADOS VIA PHET PARA A APRENDIZAGEM SOBRE A ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES NO ENSINO MÉDIO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account