| dc.contributor.author | GALDINO, Danilo dos Reis | |
| dc.date.accessioned | 2022-11-11T18:30:08Z | |
| dc.date.available | 2022-11-11T18:30:08Z | |
| dc.date.issued | 2022-11-11 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3043 | |
| dc.description | Orientador: Prof. Dr. Neuton Alves de Araújo Examinador: Prof. Dr. Gabriel Nunes Ferreira Examinadora: Profa. Dra. Eliana de Sousa Alencar Marques Examinador: Prof. Dr. Francisco Ferreira Barbosa Filho Examinadora: Profa. Dra. Edina Maria de Sousa Luz | pt_BR |
| dc.description.abstract | RESUMO: Este trabalho tem como objeto de estudo as Histórias em Quadrinhos como material de apoio ao professor, com o interesse de relacionar a Teoria Histórico-Cultural de Vygostky com o ensino da física, possibilitando uma aproximação entre os conceitos espontâneos (do cotidiano) e o de natureza cientifica (adquirido no ambiente escolar). Inicialmente será feito um diagnostico do atual ensino de física com professores da rede estadual e privada da cidade de Teresina, discutindo o porquê os alunos possuem tanta dificuldade de estudar a disciplina de física. Após essa analise será elaborada uma sequência didática com a utilização das Histórias em Quadrinhos com o intuito de possibilitar o ensino de Óptica Geométrica através dessa metodologia. ABSTRACT: This study has as its theme The Comic Book as a mediator of the concept of Geometric Optics in high school, with the interest of relating vygostky's Historical-Cultural Theory with the teaching of physics, enabling an approximation between spontaneous concepts (of daily life) and that of a scientific nature (acquired in the school environment). Initially, a diagnosis of the current physics teaching will be made in a public school in Teresina discussing why students have so much difficulty studying physics. After this analysis will be elaborated a History in Comic that will enable the teaching of Geometric Optics and will be applied in the classroom with the students. | pt_BR |
| dc.language.iso | other | pt_BR |
| dc.subject | Teoria histórico-cultural - Vygotsky | pt_BR |
| dc.subject | Optica geométrica | pt_BR |
| dc.subject | Física | pt_BR |
| dc.subject | Historical-cultural theory | pt_BR |
| dc.subject | Geometrical optics | pt_BR |
| dc.subject | Physics | pt_BR |
| dc.title | AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E SUAS PONTENCIALIDADES NA MEDIAÇÃO DO CONCEITO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
| dc.type | Preprint | pt_BR |