Abstract:
RESUMO: Este trabalho tem como objeto de estudo as Histórias em Quadrinhos como material de apoio ao professor, com o interesse de relacionar a Teoria Histórico-Cultural de Vygostky com o ensino da física, possibilitando uma aproximação entre os conceitos espontâneos (do cotidiano) e o de natureza cientifica (adquirido no ambiente escolar). Inicialmente será feito um diagnostico do atual ensino de física com professores da rede estadual e privada da cidade de Teresina, discutindo o porquê os alunos possuem tanta dificuldade de estudar a disciplina de física. Após essa analise será elaborada uma sequência didática com a utilização das Histórias em Quadrinhos com o intuito de possibilitar o ensino de Óptica Geométrica através dessa metodologia.
ABSTRACT: This study has as its theme The Comic Book as a mediator of the concept of Geometric Optics in high school, with the interest of relating vygostky's Historical-Cultural Theory with the teaching of physics, enabling an approximation between spontaneous concepts (of daily life) and that of a scientific nature (acquired in the school environment). Initially, a diagnosis of the current physics teaching will be made in a public school in Teresina discussing why students have so much difficulty studying physics. After this analysis will be elaborated a History in Comic that will enable the teaching of Geometric Optics and will be applied in the classroom with the students.