Abstract:
RESUMO: Este estudo tem por finalidade realizar uma investigação sobre “ensinar filosofia” com base no método pragmatista, objetivando apresentar uma sistematização na forma de unidades didáticas inspiradas nas contribuições de uma filosofia que forneça pressupostos lógicos e teóricos sobre o desenvolvimento do pensar numa perspectiva epistemológica crítica, ativa e, sobretudo, menos especulativa. Entende-se que “ensinar filosofia pelo método pragmatista” segue uma abordagem que envolve a atividade de ensino no domínio de algumas habilidades tais como: articulação teoria e prática, pensamento operatório, aprender fazendo, aprendizado do pensamento científico, aprender de forma criativa, ou seja, ensinar filosofia com base nas contribuições teóricas da tradição pragmatista, de maneira mais específica, na filosofia peirceana. Portanto, a pesquisa tem início com um estudo bibliográfico sobre o pragmatismo, relacionando-o ao ensino de filosofia, no desenvolvimento de uma investigação sobre as possibilidades teóricas que a escola pragmatista pode oferecer ao ensino de filosofia no nível médio. Desta forma, o foco da pesquisa reside na proposta de “ensinar filosofia com base no método pragmatista” para enfatizar o caráter da filosofia muito mais como exercício de pensar do que propriamente enquanto ensino que prioriza o repasse de conteúdo.
ABSTRACT: This Master's Thesis developed in the Postgraduate Program in Philosophy is called “Teach Philosophy the Pragmatist Way: Contribuitions by Charles Sanders Peirce”. This study aims to carry out an investigation on “teaching philosophy” in a pragmatic way with the aim of presenting a systematization in the form of didactic units inspired by the contributions of a philosophy that provides logical and theoretical assumptions about the development of thinking in a critical epistemological perspective, active and, above all, less speculative. It is understood that “teaching philosophy in a pragmatic way” follows an approach that involves teaching activity in the domain of some skills such as: articulation of theory and practice, operative thinking, learning by doing, learning of scientific thinking, learning in a creative way, or that is, to teach philosophy based on the theoretical contributions of the pragmatist tradition, in a more specific way, in Peircean philosophy. Therefore, it is intended to start with a bibliographic study on pragmatism relating it to the teaching of philosophy, to develop an investigation on the theoretical possibilities that the pragmatist school can offer to the teaching of philosophy at the secondary level. In this way, it was called “teaching philosophy in a pragmatic way” to emphasize the character of philosophy much more as an exercise in thinking than as a teaching that prioritizes the transfer of content. What we want to emphasize is "philosophizing". Therefore, the research is an investigation about the philosophical methodology of teaching philosophy based on the pragmatist school.