Abstract:
RESUMO:
O presente estudo parte do pressuposto de que a formação continuada pode propiciar um novo sentido à prática pedagógica contextualizada, atendendo às demandas que dela emergem, permitindo aos professores melhores condições para sua atuação profissional, além de ser uma das condições para melhoria do ensino e, consequentemente, do desenvolvimento profissional. Busca responder à seguinte questão-problema: quais os contributos da formação continuada para reelaboração da prática pedagógica de professoras alfabetizadoras em Altos-PI? Tem como objetivo geral investigar os contributos da formação continuada para reelaboração da prática pedagógica de professoras alfabetizadoras em Altos-PI. Estabelece os seguintes objetivos específicos: descrever os processos de institucionalização da formação continuada de professoras alfabetizadoras no município de Altos-PI; compreender como os princípios da formação continuada no âmbito do PNAIC, são percebidos pelas professoras alfabetizadoras; analisar em que aspectos a formação continuada contribui para a reelaboração da prática pedagógica das professoras alfabetizadoras. Como aportes teóricos e metodológicos fundamenta-se em: Bernstein (1996, 2003), Bertaux (2010), Brasil (1996, 1999, 2006, 2013, 2015), Brito (2007), Brito e Santana (2014), Imbernón (2010, 2011), Josso (2009), Lüdke e André (2014), Marques (2006), Nóvoa (2017, 2019), Nóvoa e Finger (2014), Severino (2007), Passeggi (2010, 2016), Prado e Soligo (2005), Ricoeur (2005), Souza (2006, 2007, 2014), Warschauer (2017), incluindo documentos oficiais e outros documentos produzidos durante a vigência do PNAIC. Fundamenta-se, ainda, em princípios da abordagem (auto)biográfica, seguindo os contornos orientadores da pesquisa narrativa. Constitui como participantes da pesquisa cinco (05) professoras alfabetizadoras que atuam no ciclo de alfabetização, no ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Altos-PI. As narrativas foram produzidas por meio dos dispositivos metodológicos: Roda de Conversa e Memorial de Práticas, acrescidos da análise documental, dos materiais do Pacto contemplados pela política de formação continuada de professoras alfabetizadoras no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), tanto em nível nacional como local representado pela cidade de Altos, lócus da pesquisa. A análise dos dados da investigação empírica com base na análise compreensiva-interpretativa das narrativas produzidas pelas participantes da pesquisa, revelando as contribuições da formação continuada de professores alfabetizadores no âmbito do PNAIC para a reelaboração da prática pedagógica alfabetizadora. Destaca como principais achados da pesquisa: o investimento financeiro na política implantada no município que fomentou as condições efetivas para o desenvolvimento dos processos formativos numa configuração local exitosa; a importância dos princípios como sustentação para o desenvolvimento da política de formação continuada de professoras alfabetizadoras; os princípios como fios que unem os eixos do programa, permitindo com que as ações do PNAIC adentrassem à escola, contribuindo para a reelaboração/reconstrução das práticas pedagógicas alfabetizadoras na sala de aula; as necessidades formativas (trabalho com projetos didáticos e seu desenvolvimento com atividades interdisciplinares, planejamento coletivo/participativo, projetos com temáticas sociais do momento e atividades desenvolvidas mediadas pelos paradidáticos). Práticas pedagógicas alfabetizadoras reelaboradas apresentaram atividades de leitura, da escrita e da oralidade a partir do uso da teatralidade, uso do gênero textual conto com envolvimento prazeroso das crianças; leitura deleite como estratégia metodológica; caracterização de personagens da literatura infantil; organização da disposição da sala (em círculo); (re)contextualização da aula com base no paradidático.
ABSTRACT
The present study assumes that continuing education can provide a new meaning to contextualized pedagogical practice, meeting the demands that emerge from it, allowing teachers better conditions for their performance and professional development, seeks to answer the following problem question: what are the contributions of continuing education to re-elaborate the pedagogical practice of literacy teachers in Altos-PI? Its general objective is to investigate the contributions of continuing education to the re-elaboration of the pedagogical practice of literacy teachers in Altos-PI. It establishes the following specific objectives: to describe the institutionalization processes of continuing education for literacy teachers in the municipality of Altos-PI; to understand how the principles of continuing education, within the scope of the PNAIC, are perceived by literacy teachers; to analyze in which aspects continuing education contributes to the re-elaboration of the pedagogical practice of literacy teachers. As theoretical and methodological contributions, it is based on: Bernstein (1996, 2003), Bertaux (2010), Brasil (1996,1999, 2006, 2013, 2015), Brito (2007), Brito and Santana (2014), Imbernón (2010) , 2011), Josso (2009), Lüdke and André (2014), Marques (2006), Nóvoa (2017, 2019), Nóvoa and Finger (2014), Severino (2007), Passeggi (2010, 2016), Prado and Soligo (2005), Ricoeur (2005), Souza (2006, 2007, 2014), Warschauer (2017), including official documents and other documents produced during the term of the PNAIC. It is also based on principles of the (auto)biographical approach, following the guiding contours of narrative research. Constitutes as research participants five (05) literacy teachers who work in the literacy cycle, in the elementary education of the Municipal Education Network of Altos-PI. The narratives were produced using the methodological devices: Conversation Circle and Practice Memorial, added to document analysis, materials from the continuing education policy for literacy teachers within the scope of the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC), both at national and local level, represented by the city of Altos, the locus of the research. The analysis of data from the empirical investigation was based on the comprehensive-interpretative analysis of the narratives produced by the research participants. The main findings of the research are highlighted: the financial investment in the policy implemented in the municipality that fostered effective conditions for the development of training processes in a successful local configuration; the importance of the principles as support for the development of the policy of continuing education of literacy teachers, configured as threads that unite the axes of the program, allowing the actions of the PNAIC to enter the school, contributing to the re-elaboration/reconstruction of literacy pedagogical practices in the classroom and supplying the training needs of literacy teachers working with didactic projects and their development, involving interdisciplinary activities, collective/participatory planning, projects with social themes of the moment and activities developed mediated by paradidactics. The re-elaborated literacy teaching practices, as contributions to continuing education within the scope of the PNAIC, presented reading, writing and orality activities from the use of theatricality, use of the textual genre short story with the pleasant involvement of children; delight reading as a methodological strategy; characterization of children's literature characters; organization of the classroom layout (in a circle); and, (re)contextualization of the class based on the paradidactic.