Repositório Institucional da UFPI

CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA INFÂNCIA

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SOUSA, Alana Paulina de Moura
dc.date.accessioned 2022-10-24T17:37:28Z
dc.date.available 2022-10-24T17:37:28Z
dc.date.issued 2022-10-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2989
dc.description Orientadora: Profª. Drª. Luisa Helena de Oliveira Lima Examinadora externa: Profª. Drª. Viviane Martins da Silva(UFC) Examinadora interna: Profª. Drª. Artemizia Francisca de Sousa Examinadora interna: Profª. Drª. Ana Roberta Vilarouca da Silva pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Introdução: As mudanças no consumo alimentar e no estilo de vida da população brasileira levaram ao aumento de doenças crônicas não transmissíveis entre indivíduos cada vez mais jovens. O desenvolvimento, principalmente, da obesidade na infância é preocupante, pois é durante essa fase que geralmente são formados os hábitos que se estendem por toda a vida. Ressalta-se que, para reduzir o excesso de peso na infância é de suma importância a definição, o desenvolvimento e o apoio de intervenções que visem a promoção da alimentação saudável por meio da educação em saúde. Objetivo: Construir e avaliar uma história em quadrinhos para promoção da alimentação saudável na infância. Métodos: A pesquisa foi do tipo metodológica de desenvolvimento e avaliação de um material educativo, foi realizada durante os meses de fevereiro de 2019 a janeiro de 2021. A primeira etapa foi a realização de uma revisão integrativa para identificar e avaliar os materiais educativos desenvolvidos para promoção da alimentação saudável na infância, no Brasil. Em seguida, foi realizada a elaboração da história em quadrinhos, com o conteúdo baseado no Guia Alimentar para a População Brasileira, o enredo e as personagens inspirados em livros infantis, desenhos animados e em quadrinhos. O material foi diagramado e ilustrado por um profissional de designer gráfico. Na terceira etapa, foi aplicado um formulário online com três instrumentos. Todos os juízes, de conteúdo e técnicos, responderam aos instrumentos de caracterização da amostra e o Suitability Assemment of Materials. Somente os juízes de conteúdo (docentes e assistenciais), responderam ao questionário para avaliar a linguagem, o conteúdo e a aparência da história em quadrinhos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí, com número de parecer 3.764.326. Resultados e Discussão: A história em quadrinhos foi intitulada “A aventura de Camila: comer bem para crescer com saúde”, que visa a promoção da alimentação saudável na infância, e foi avaliada por 21 juízes. Em relação as características desses juízes, 33,3% eram enfermeiros, 33,3% nutricionistas, 23,8% pedagogos e 9,5% juízes técnicos de design. Em relação à maior titulação dos juízes, 28,6% eram doutores. Na análise dos juízes em relação à linguagem, ao conteúdo e à aparência, o material atingiu Índice de Validade de Conteúdo em todos os domínios acima de 0,96, com confiabilidade (Alpha de Cronbach > 0,960) e concordância das respostas altas (Coeficiente de Correlação Intraclasse > 0,950) e percentual de adequação igual a 67,7%, assim sendo o material foi considerado adequado. Foi realizado ainda o Teste de Legibilidade de Flesch, que avaliou o material como uma história de leitura padrão. Conclusão: Os juízes consideraram a história em quadrinhos adequada e com conteúdo confiável e verídico, podendo ser utilizada com o público infantil para a promoção da alimentação saudável. ABSTRACT: Introduction: Changes in food consumption and in the lifestyle of the Brazilian population have led to an increase in chronic noncommunicable diseases among increasingly young individuals. The development, especially, of childhood obesity is worrying, since it is during this phase that habits that extend throughout life are generally formed. It is emphasized that, in order to reduce excess weight in childhood, it is of utmost importance to define, develop and support interventions aimed at promoting healthy eating through health education. Objective: To build and evaluate a comic strip to promote healthy eating in childhood. Methods: The research was of the methodological type of development and evaluation of an educational material, it was carried out during the months of February 2019 to January 2021. The first step was to carry out an integrative review to identify and evaluate the educational materials developed for promotion of healthy eating in childhood in Brazil. Then the comic book was elaborated, with content based on the Food Guide for the Brazilian Population, the plot and the characters inspired by children's books, cartoons and comics. The material was diagrammed and illustrated by a professional graphic designer. In the third stage, an online form with three instruments was applied. All judges, content and technicians, responded to the sample characterization instruments and the Suitability Assemment of Materials. Only the content judges (teachers and assistants) answered the questionnaire to assess the language, content and appearance of the comic. The study was approved by the Research Ethics Committee of the Senador Helvídio Nunes de Barros Campus of the Federal University of Piauí, with opinion number 3,764,326. Results and Discussion: The comic was entitled “Camila's adventure: eating well to grow up healthy” and aims to promote healthy eating in childhood, and was evaluated by 21 judges. Regarding the characteristics of these judges, 33.3% were nurses, 33.3% nutritionists, 23.8% pedagogues and 9.5% technical design judges. Regarding the higher degree of judges, 28.6% were doctors. In the analysis of the judges in relation to language, content and appearance, the material reached a Content Validity Index in all domains above 0.96, with reliability (Cronbach's Alpha> 0.960) and agreement of high responses (Coefficient of Intraclass correlation> 0.950) and adequacy percentage equal to 67.7%, thus the material was considered adequate. The Flesch's Legibility Test was also carried out, which evaluated the material as a standard reading story. Conclusion: The judges considered the comic strip to be adequate and with reliable and truthful content, which can be used with children to promote healthy eating. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -CAPES pt_BR
dc.subject Educação em Saúde pt_BR
dc.subject Materiais de ensino pt_BR
dc.subject Dieta saudável pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Health education pt_BR
dc.subject Teaching materials pt_BR
dc.subject Diet pt_BR
dc.subject Healthy pt_BR
dc.subject Child pt_BR
dc.title CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA INFÂNCIA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Saúde e Comunidade
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade do Centro de Ciências da Saúde.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account