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FORMAÇÃO E ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR PARA A EJA: contribuições de professoras-pesquisadoras da ANPEPP

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dc.contributor.author MORAES, Carolina Martins
dc.date.accessioned 2022-10-20T15:43:28Z
dc.date.available 2022-10-20T15:43:28Z
dc.date.issued 2022-10-20
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2971
dc.description Orientador: Prof. Dr. Fauston Negreiros Coorientadora: Porfa. Dra. Raquel Pereira Belo Examinador externo: Prof. Dr. Nilson Berenchtein Netto(UFU) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é constituída na atualidade, como uma modalidade de ensino que atende alunos que nunca obtiveram escolarização, que estão passando pelo analfabetismo funcional, escolarização incompleta ou mesmo em situação de defasagem educacional. A partir do referencial-teórico da Psicologia Histórico-Cultural, é preciso pensar sobre que ações formativas vêm sendo desenvolvidas para subsidiar sua atuação junto às políticas educacionais voltadas para essa modalidade. Destarte, este estudo tem por objetivo analisar a formação e atuação em Psicologia Escolar frente às Políticas Educacionais voltadas para a Educação de Jovens e de Adultos (EJA). Como objetivos específicos: caracterizar o perfil professores-pesquisadores e as ações formativas desenvolvidas no que se refere à interface Psicologia Escolar e Educacional e EJA; apreender como a EJA é compreendida na visão de professores-pesquisadores de cinco regiões do país; analisar como a Psicologia Escolar e Educacional pode contribuir para formação e atuação de Psicólogos na EJA. Este estudo utiliza o método de pesquisa materialista histórico-dialético. Tem por cenário a Associação Nacional de Pesquisa e Pósgraduação em Psicologia (ANPEPP) e como participantes: doze professores-pesquisadores de diversas regiões do país, que vêm desempenhando um papel formativo, político e de produção de conhecimento, nos âmbitos do Ensino Superior e/ou Pós-Graduação, no que diz respeito aos temas Psicologia, Educação, e Políticas Públicas Educacionais. Os instrumentos utilizados foram: 1) questionário de dados sócio demográficos e profissionais, para a caracterização do perfil docente e as práticas formativas voltadas para EJA por eles desenvolvidas, e também, 2) roteiro de entrevista semiestruturada, com vista a apreensão de como a EJA é compreendida no cenário brasileiro, e análise de como a Psicologia Escolar e Educacional pode contribuir para formação e atuação de Psicólogos na EJA. Análise dos dados ocorreu através da constituição de eixos de análise, a partir da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, seguindo as seguintes etapas: i) apreensão do real imediato; ii) descrição empírica; iii) descrição teórica; iv) estabelecimento da unidade de análise central do objeto de pesquisa, e por fim, o v) retorno à realidade dos dados para explicá-los, com isso, pretende-se superar a descrição e explicar o fenômeno a partir do movimento singular, particular e universal. Esse estudo foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com número de parecer 2.708.259. Para análise dos dados obteve-se os seguintes eixos analíticos: a) Perfil profissional e currículo em Psicologia Escolar e Educacional; b) A prática formativa em Psicologia Escolar e Educacional voltadas para EJA; c) A EJA na compreensão das professoras-pesquisadoras de Psicologia Escolar e Educacional, que evidenciam os processos de fracasso escolar; d) EJA e Psicologia Escolar e Educacional: perspectiva para formação e atuação profissional, que aponta para os processos de aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados revelam que no campo da Psicologia Escolar e Educacional há uma predominância de professoras com ampla formação e experiência docente. As ações formativas voltadas para EJA vem ocorrendo através da ensino, pesquisa e extensão, mas principalmente no âmbito da pesquisa. A EJA é compreendida por meio do fenômeno do fracasso escolar e entende-se que contribuições da Psicologia Escolar, tanto para formação quanto para atuação junto a EJA, ocorrem pela mediação de processos de aprendizagem que promovem desenvolvimento em consonância com o que defende a Psicologia Histórico-Cultural. Conclui-se com isso que o presente estudo propicia a análise da formação e atuação do psicólogo escolar junto a EJA, expondo as ações formativas e perspectivas de atuação. Evidencia também, como a Psicologia Escolar pode contribuir com os processos educativos na EJA tendo em vista os diversos atores escolares. Este estudo fornece, portanto, subsídios para o fomento de políticas públicas específicas para EJA e inserção do psicólogo escolar nesta modalidade, e corrobora também, para pesquisas posteriores sobre a temática, principalmente, no que diz respeito a interface Psicologia e EJA. ABSTRACT: Youth and Adult Education (EJA) is currently constituted as a teaching modality that serves students who have never obtained schooling, who are undergoing functional illiteracy, incomplete schooling or even in a situation of educational lag. From the theoretical-referential framework of Historical-Cultural Psychology, it is necessary to think about what formative actions have been developed to support its action with educational policies focused on this modality. Thus, this study aims to analyze the training and performance in School Psychology against the Educational Policies aimed at Youth and Adult Education (EJA). As specific objectives: to characterize the teacherresearchers profile and the formative actions developed regarding the interface School and Educational Psychology and EJA; apprehend how EJA is understood in the vision of teacher-researchers from five regions of the country; to analyze how the School and Educational Psychology can contribute to the formation and performance of Psychologists in the EJA. This study uses the historical-dialectical materialist research method. The National Association for Research and Postgraduate Studies in Psychology (ANPEPP) has as its setting and as participants: twelve research professors from different regions of the country, who have been playing a formative, political and knowledge production role in the Higher Education areas. and / or Postgraduate, regarding Psychology, Education, and Educational Public Policy. The instruments used were: 1) socio-demographic and professional data questionnaire, to characterize the teaching profile and the formative practices directed towards EJA developed by them, and also, 2) semi-structured interview script, aiming at the apprehension of how the EJA It is understood in the Brazilian scenario, and analysis of how the School and Educational Psychology can contribute to the formation and performance of Psychologists in EJA. Data analysis occurred through the constitution of analysis axes, from the perspective of Historical-Cultural Psychology, following the following steps: i) apprehension of the immediate real; ii) empirical description; iii) theoretical description; iv) establishment of the central unit of analysis of the research object, and finally, v) return to the reality of the data to explain them, with this, we intend to overcome the description and explain the phenomenon from the singular, particular and universal. This study was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí (UFPI), with opinion number 2,708,259. For data analysis, the following analytical axes were obtained: a) Professional profile and curriculum in School and Educational Psychology; b) The formative practice in School and Educational Psychology focused on EJA; c) EJA in the understanding of the School-Educational Psychology researcher teachers, who evidence the processes of school failure; d) EJA and School and Educational Psychology: perspective for training and professional performance, which points to the learning and development processes from the perspective of Cultural-Historical Psychology. The results reveal that in the field of School and Educational Psychology there is a predominance of teachers with wide education and teaching experience. The formative actions focused on EJA have been occurring through teaching, research and extension, but mainly within the scope of research. The EJA is understood through the phenomenon of school failure and it is understood that contributions of School Psychology, both for training and acting with the EJA, occur through the mediation of learning processes that promote development in line with what defends the Historical Psychology. -Cultural. It is concluded that this study provides the analysis of the training and performance of the school psychologist with the EJA, exposing the formative actions and perspectives of action. It also shows how school psychology can contribute to the educational processes in the EJA in view of the various school actors. This study therefore provides subsidies for the promotion of specific public policies for EJA and insertion of the school psychologist in this modality, and also corroborates for further research on the subject, especially with regard to the interface Psychology and EJA. pt_BR
dc.description.sponsorship Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI pt_BR
dc.subject Psicologia escolar e educacional pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Formação do psicólogo pt_BR
dc.subject Atuação profissional pt_BR
dc.subject School and educational psychology pt_BR
dc.subject Youth and adult education pt_BR
dc.subject Psychologist training pt_BR
dc.subject Professional performance pt_BR
dc.title FORMAÇÃO E ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR PARA A EJA: contribuições de professoras-pesquisadoras da ANPEPP pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Mestrado em Psicologia do Campus Ministro Reis Veloso - Parnaíba.

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