Abstract:
RESUMO: O leite materno é o melhor e mais completo alimento para os bebês, pois promove vínculo, 
afeto e nutrição, concedendo inúmeros benefícios para o binômio mãe e filho. Todavia, os 
indicadores mostram que as taxas de aleitamento materno  no Brasil, em particular, as de 
amamentação exclusiva, encontram-se inferiores ao recomendado para um pleno crescimento
e desenvolvimento das crianças. Dessa forma, é necessária a elaboração de tecnologias 
educativas com o propósito de elevar a autoeficácia materna para amamentar. Objetivou-se 
então, construir e validar uma cartilha educativa para promoção da autoeficácia materna  para 
amamentar. Trata-se de uma pesquisa metodológica, com enfoque no desenvolvimento, 
avaliação e aperfeiçoamento de uma tecnologia educativa, realizada de agosto de 2017 a 
dezembro de 2018. A elaboração da cartilha educativa pautou-se na Breastfeeding Self-Efficacy 
Scale - short from e em referências atualizadas sobre aleitamento materno, seguindo os 
pressupostos da Teoria da Autoeficácia. Em seguida, foi realizada a validação do material 
construído. Assim, 25 especialistas avaliaram conteúdo, linguagem e aparência da tecnologia, 
sendo 22 juízes de conteúdo (11 docentes e 11 com experiência assistencial) e 3 juízes da área 
de design. Todos os juízes responderam a um instrumento de caracterização profissional e ao 
Suitability Assemment of Materials (SAM). Os juízes de conteúdo responderam ainda a um 
instrumento para avaliar  a  clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica  da 
cartilha. Após o levantamento de todas as sugestões feitas pelos juízes, foi realizada  a 
adequação da  mesma. Na sequência, 33 gestantes avaliaram a tecnologia educativa quanto à 
organização, estilo de escrita, aparência e motivação. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo 
Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, obtendo parecer nº 2.429.527. 
A cartilha educativa intitulada “Eu sou capaz de amamentar meu filho” visa à promoção da 
autoeficácia materna para o aleitamento materno e foi elaborada para ser utilizada com 
gestantes em acompanhamento pré-natal. Quanto à caracterização dos juízes, 36,4% dos juízes 
de conteúdo eram enfermeiros, 27,3% nutricionistas e 36,4% pediatras, 50% destes têm 
mestrado como maior titulação. Em relação à formação dos juízes de design, 66,7% são mestres. 
Na análise dos juízes de conteúdo, a cartilha atingiu índice de validade de conteúdo de 0,9, com 
confiabilidade (alpha de cronbach = 0,980) e concordância das respostas (Coeficiente de 
Correlação Intraclasse = 0,980) altas e adequação a partir da utilização do SAM foi “superior” 
(77%). Na análise dos juízes de design a partir do SAM, classificou-se a tecnologia educativa 
como “superior” com média de 90,1%. Participaram do estudo gestantes com faixa etária que 
variou de 18 a 42 anos, 42,4% destas estão na  segunda gestação e 39,4% não têm nenhum filho. 
Na análise do público-alvo, o nível de concordância das respostas positivas quanto à
organização, estilo de escrita, aparência e motivação da cartilha  foi de 100%. Foi realizado 
ainda o Teste de Legibilidade de Flesch, que avaliou a cartilha como muito fácil de 
compreender. Conclui-se que a cartilha educativa foi considerada válida e confiável para ser 
utilizada por gestantes com o intuito de promover a autoeficácia materna para o aleitamento 
materno.
ABSTRACT: Breastmilk is the best and most complete food for babies, as it promotes bond, affection and 
nutrition, giving innumerable benefits to the mother and child binomial. However, the 
indicators show that breastfeeding rates in Brazil, in particular, exclusive breastfeeding rates, 
are lower than those recommended for the full growth and development of children. Thus, it is 
necessary to elaborate educational technologies for the purpose of increasing maternal self-efficacy for breastfeeding. The objective was to build and validate an educational booklet to 
promote maternal self-efficacy for breastfeeding. It is a methodological research focused on the 
development, evaluation and improvement of an educational technology, carried out from 
August 2017 to December 2018. The elaboration of the educational booklet was based on the 
Breastfeeding Self-Efficacy Scale - short from and in references on breastfeeding, following 
the assumptions of the Theory of Self-efficacy. Then the validation of the constructed material 
was carried out. Thus, 25 experts evaluated content, language and appearance of the technology, 
with 22 content judges (11 teachers and 11 with assistance experience) and 3 judges from the 
design area. All judges responded to a professional characterization tool and to the Suitability 
Assemment of Materials (SAM). Content judges also responded to an instrument to assess 
language clarity, practical relevance, and theoretical relevance of the primer. After all the 
suggestions made by the judges were examined, their adequacy was made. In the sequence, 33 
pregnant women evaluated the educational technology regarding the organization, style of 
writing, appearance and motivation. The research project was approved by the Research Ethics 
Committee of the Federal University of Piauí, obtaining opinion nº 2,429,527. The educational 
booklet titled "I am able to breastfeed my child" aims at promoting maternal self-efficacy for 
breastfeeding and was designed to be used with pregnant women under prenatal care. Regarding 
the characterization of the judges, 36.4% of the content judges were nurses, 27.3% were 
nutritionists and 36.4% were pediatricians, 50% of whom had a masters degree. Regarding the 
training of design judges, 66.7% are masters. In the analysis of the cont ent judges, the primer 
reached a content validity index of 0.9, with reliability (cronbach alpha = 0.980) and 
concordance of the responses (Intraclass Coefficient = 0.980) and adequacy from the use of 
SAM was "superior" (77%). In the analysis of the design  judges from the SAM, the educational 
technology was classified as "superior" with an average of 90.1%. The study included pregnant 
women with ages ranging from 18 to 42 years, 42.4% of whom are in the second gestation and 
39.4% have no children. In the analysis of the target audience, the level of agreement of the 
positive responses regarding the organization, writing style, appearance and motivation of the 
booklet was 100%. The Flesch Readability Test was also performed, which evaluated the 
booklet as very easy to understand. It is concluded that the educational booklet was considered 
valid and reliable for use by pregnant women with the intention of promoting maternal self-efficacy for breastfeeding.