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RESUMO: Com o início do novo milênio, a conservação da natureza ocupa um lugar cada vez mais
destacado nos debates sobre os destinos da sociedade. Em um momento em que as
sensibilidades estéticas e políticas garantem aos discursos ambientais um lugar de indubitável
notoriedade, a difusão da Questão Ambiental , seja nas lutas sociais, na prática educativa, ou
ainda, nas ações de organismos governamentais e internacionais, constitui grande
problemática na esfera pública. Porém, as possibilidades de harmonização dos projetos sociais
e estilos de vida, com os limites da capacidade de suporte e regeneração do meio ambiente
ainda estão entre os grandes desafios da contemporaneidade. Nesse sentido, entende-se que
as Instituições de Ensino Superior (IES) não podem e nem devem se esquivar de suas
responsabilidades sociais e ambientais. O presente trabalho se centraliza na discussão da
gestão ambiental no âmbito de uma IES, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) Campus Teresina
Central. O problema de pesquisa tem como base a empiria da crise ambiental e se orienta pela
seguinte questão: de que maneira se dá a abordagem da racionalidade ambiental no curso
Superior de Gestão Ambiental do IFPI Campus Teresina Central? Sendo esse o seu objetivo
principal e tendo como objetivos específicos: discorrer sobre a criação e implementação do
curso de gestão Ambiental no IFPI; discutir sobre a racionalidade ambiental no IFPI
Campus Teresina Central a partir de seus documentos e identificar os resultados e impactos da
criação do curso no IFPI. Através de uma pesquisa qualitativa e exploratória, conclui-se que o
curso trouxe grandes resultados ao IFPI, concretizados por meio de diversas parcerias com o
Governo do Estado do Piauí e a Prefeitura Municipal de Teresina, porém, a nível local ainda
não foi institucionalizada a questão da racionalidade ambiental de Leff.
ABSTRACT: With the beginning of the new millennium, nature conservation occupies a prominent place in
the discussions concerning the destinies of society. At a time when aesthetic and political
sensibilities guarantee to the environmental discourses a place of notoriety, the diffusion of
the Environmental Question , whether in social struggles, educational practice, or in the
actions of governmental and international organizations, is a major problem in public sphere.
However, the possibilities of harmonizing social projects and lifestyles with the limits of the
carrying capacity and regeneration of the environment are still among the great challenges of
contemporary times. In this sense, it is understood that Higher Education Institutions (HEI)
cannot and should not avoid their social and environmental responsibilities. This paper
focuses on the discussion of environmental management within a higher education institution
(HEI), the Federal Institute of Piauí (IFPI) - Campus Teresina Central. We discuss the
environmental crisis as the main research problem with the following question: How does the
approach to environmental rationality take place, particularly in the Higher Course on
Environmental Management, IFPI- Campus Teresina Central? This being its main objective
and having as its specific objectives: (i) discuss the creation and implementation of the
Environmental Management course at IFPI; (ii) discuss the environmental rationality in the
IFPI-Campus Teresina Central from their documents and identify the results and impacts of
the creation of this course at IFPI. Through qualitative and exploratory research it is
concluded that the course has brought positive results to IFPI, these achieved through
numerous partnerships with the State Government and City Hall, but at the local level, the
institution has not yet employed the Leffs environmental rationality. |
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