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POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFPI/CMPP

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dc.contributor.author PORTELA, Josildo Lima
dc.date.accessioned 2022-10-10T20:48:01Z
dc.date.available 2022-10-10T20:48:01Z
dc.date.issued 2022-10-10
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2932
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria Divina Ferreira Lima Examinador externo: Prof. Dr. Elizeu Clementino de Souza Examinadora interna: Profa. Dra. Antônia Edna Brito pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Com base na Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA e Decreto nº 4.2812002 (BRASIL, 2002), que regulamenta a mesma, tratando que a dimensão ambiental deve constar no currículo dos cursos de formação de professores, e, por sua vez, as DCN de formação de professores (BRASIL, 2015) que estabelece que os egressos dos cursos de formação de professores deverão estar aptos a demonstrar consciência ambiental e conhecimentos relativos aos processos de ensinar e de aprender, relativos a matéria ambiental. Partimos para a seguinte questão-problema: Como a PNEA é trabalhada na formação de professores para educação básica nos cursos de licenciatura da UFPI/CPPM? Logo, definimos como objetivo específicos: Identificar os conhecimentos relativos à política de educação ambiental presentes no PPCs de formação inicial de professores; compreender como os princípios da política de educação ambiental são trabalhados na prática docente nos cursos de licenciatura e caracterizar os cursos de formação inicial de professores quanto ao atendimento dos objetivos da política de educação ambiental. O tema proposto se justifica pela importância da EA no contexto atual em que a sociedade brasileira sofre os efeitos da ausência de uma consciência ambiental quanto ao uso sustentável dos recursos naturais. Como também evidenciamos a relevância acadêmica e social desta investigação por colaborar com os serviços desenvolvidos pela UFPI, na formação de profissionais da educação básica. Em particular, em decorrência da minha formação e atuação profissional na área da Engenharia Ambiental. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, inicialmente levantamos os PPCs, em seguida analisamos os mesmos, depois entrevistamos os professores dos cursos de licenciatura que ministram disciplinas voltados a temática ambiental e, por último, fizemos a análise do conteúdo das entrevistas com base em Bardin (2009). Para criar um referencial teórico, além das Leis, Decretos, Diretrizes e Portarias, trabalhamos com autores que abordam: Política, EA, Currículo e Formação de Professores. Como resultado da pesquisa, constatamos que ainda muito precisa ser feito para o atendimento pleno PNEA (atendimento a LEI), pela falta de conhecimentos relativos à EA de forma efetiva nos PPCs do cursos de formação inicial de professores, por falta na efetividade da prática docente no ensino da EA, provocada principalmente pela falta de formação dos Professores Formadores na temática ambiental. ABSTRACT: Based on the National Environmental Education Policy - PNEA and Decree No. 4.2812002 (BRAZIL, 2002), which regulates it, reporting that the environmental dimension should be included in the curriculum of teacher training courses, and, in turn, the DCN of teacher education (BRAZIL, 2015) which states that graduates of teacher education courses should be able to demonstrate environmental awareness and knowledge concerning the teaching and learning processes related to environmental matters. We start with the following question-problem : How is PNEA of worked in the training of teachers for basic education in UFPI / CPPM undergraduate courses? Ergo, we defined as specific objectives: Identify the knowledge related to the environmental education policy present in the teacher initial education PPCs; understand how the principles of environmental education policy are worked in teaching practice in undergraduate courses and characterize initial teacher education regarding compliance the objectives of environmental education policy. The proposed theme is justified by the importance of EA in the current context in which Brazilian society suffers the effects of the absence of an environmental awareness regarding the sustainable use of natural resources. As we also highlight the academic and social relevance of this research for collaborating with the services developed by UFPI, in the training of basic education professionals. In particular, due to my education and professional practice in the area of Environmental Engineering. supposing of qualitative research, we initially surveyed the PPCs, next analyzed, then interviewed the teachers of the undergraduate courses that teach subjects related to environmental issues and, finally, we analyzed the content of the interviews based on Bardin. (2009). To create a theoretical framework, in addition to Laws, Decrees, Guidelines and Ordinances, we work with authors that address: Politics, EA, Curriculum and Teacher Training. As a result of the research, we found that much still needs to be done for full PNEA enforcement (law enforcement), due to lack of knowledge about EA so effectively in the PPCs of the initial teacher education courses, for lack of effectiveness of teaching practice in the teaching of EA, caused mainly by the lack of formation of the Teacher Trainers in the environmental theme. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Política Nacional de Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Lei 9795/99 pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject National Environmental Education Policy pt_BR
dc.subject Law 9795/99 pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.title POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFPI/CMPP pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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