Abstract:
RESUMO: Com base na Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA e Decreto nº 4.2812002
(BRASIL, 2002), que regulamenta a mesma, tratando que a dimensão ambiental deve constar
no currículo dos cursos de formação de professores, e, por sua vez, as DCN de formação de
professores (BRASIL, 2015) que estabelece que os egressos dos cursos de formação de
professores deverão estar aptos a demonstrar consciência ambiental e conhecimentos relativos
aos processos de ensinar e de aprender, relativos a matéria ambiental. Partimos para a
seguinte questão-problema: Como a PNEA é trabalhada na formação de professores para
educação básica nos cursos de licenciatura da UFPI/CPPM? Logo, definimos como objetivo
específicos: Identificar os conhecimentos relativos à política de educação ambiental
presentes no PPCs de formação inicial de professores; compreender como os princípios da
política de educação ambiental são trabalhados na prática docente nos cursos de
licenciatura e caracterizar os cursos de formação inicial de professores quanto ao
atendimento dos objetivos da política de educação ambiental. O tema proposto se justifica
pela importância da EA no contexto atual em que a sociedade brasileira sofre os efeitos da
ausência de uma consciência ambiental quanto ao uso sustentável dos recursos naturais. Como
também evidenciamos a relevância acadêmica e social desta investigação por colaborar com
os serviços desenvolvidos pela UFPI, na formação de profissionais da educação básica. Em
particular, em decorrência da minha formação e atuação profissional na área da Engenharia
Ambiental. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, inicialmente levantamos os PPCs, em
seguida analisamos os mesmos, depois entrevistamos os professores dos cursos de
licenciatura que ministram disciplinas voltados a temática ambiental e, por último, fizemos a
análise do conteúdo das entrevistas com base em Bardin (2009). Para criar um referencial
teórico, além das Leis, Decretos, Diretrizes e Portarias, trabalhamos com autores que
abordam: Política, EA, Currículo e Formação de Professores. Como resultado da pesquisa,
constatamos que ainda muito precisa ser feito para o atendimento pleno PNEA (atendimento a
LEI), pela falta de conhecimentos relativos à EA de forma efetiva nos PPCs do cursos de
formação inicial de professores, por falta na efetividade da prática docente no ensino da EA,
provocada principalmente pela falta de formação dos Professores Formadores na temática
ambiental.
ABSTRACT: Based on the National Environmental Education Policy - PNEA and Decree No. 4.2812002 (BRAZIL, 2002), which regulates it, reporting that the environmental dimension should be included in the curriculum of teacher training courses, and, in turn, the DCN of teacher education (BRAZIL, 2015) which states that graduates of teacher education courses should be able to demonstrate environmental awareness and knowledge concerning the teaching and learning processes related to environmental matters. We start with the following question-problem : How is PNEA of worked in the training of teachers for basic education in UFPI / CPPM undergraduate courses? Ergo, we defined as specific objectives: Identify the knowledge related to the environmental education policy present in the teacher initial education PPCs; understand how the principles of environmental education policy are worked in teaching practice in undergraduate courses and characterize initial teacher education regarding compliance the objectives of environmental education policy. The proposed theme is justified by the importance of EA in the current context in which Brazilian society suffers the effects of the absence of an environmental awareness regarding the sustainable use of natural resources. As we also highlight the academic and social relevance of this research for collaborating with the services developed by UFPI, in the training of basic education professionals. In particular, due to my education and professional practice in the area of Environmental Engineering. supposing of qualitative research, we initially surveyed the PPCs, next analyzed, then interviewed the teachers of the undergraduate courses that teach subjects related to environmental issues and, finally, we analyzed the content of the interviews based on Bardin. (2009). To create a theoretical framework, in addition to Laws, Decrees, Guidelines and Ordinances, we work with authors that address: Politics, EA, Curriculum and Teacher Training. As a result of the research, we found that much still needs to be done for full PNEA enforcement (law enforcement), due to lack of knowledge about EA so effectively in the PPCs of the initial teacher education courses, for lack of effectiveness of teaching practice in the teaching of EA, caused mainly by the lack of formation of the Teacher Trainers in the environmental theme.