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SER E TORNAR-SE PROFESSORA NAS TRAVESSIAS DE ILHA GRANDE DO PIAUÍ (1960-1996): memórias em correntezas poéticas

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dc.contributor.author SANTOS, José Marcelo Costa dos
dc.date.accessioned 2022-10-10T20:19:35Z
dc.date.available 2022-10-10T20:19:35Z
dc.date.issued 2022-10-10
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2930
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria do Amparo Borges Ferro Examinador interno: Prof. Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti Examinadora interna: Profa. Dra. Jane Bezerra de Sousa Examinadora externa: Profa. Dra. Lia Machado Fiuza Fialho (UECE) Examinadora externa: Profa. Dra. Renata Cristina da Cunha (IFPI) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O presente estudo tem como objeto de análise a memória de formação dos professores ribeirinhos de Ilha Grande do Piauí, no Delta do Rio Parnaíba, no período de 1960 – marco do início do magistério desses docentes – a 1996, período que marca o término das atividades docentes de alguns desses colaboradores nas terras de Ilha Grande do Piauí. O estudo se desenvolveu numa relação de proposição entre poesia, teoria e empiria, tendo a seguinte problemática de investigação: De que maneira a memória de formação se constituiu como correntezas na experiência social dos docentes de Ilha Grande do Piauí, revelando aspectos de uma prática pedagógica docente que tornou-se significativa e transformadora? O objetivo geral foi interpretar a memória de formação dos professores ribeirinhos de Ilha Grande do Piauí como experiência social reveladora de aspectos de uma prática pedagógica docente significativa e transformadora. Especificamente, buscamos: Relacionar a memória de formação dos professores de Ilha Grande com aspectos de História da Educação do Brasil e do Piauí; Analisar de que forma as experiências de formação na docência se constituíram como processo de produção de sentido e transformação para os professores ilhagrandenses; Caracterizar como se deu o processo de ser e tornar-se professor/a ribeirinho/a, considerando o período de 1960 a 1996; Mostrar como a prática pedagógica docente desenvolvida por esses professores tornou-se significativa e transformadora. Defendemos a tese de que a memória de formação se constituiu como correntezas na experiência social dos professores de Ilha Grande do Piauí, revelando aspectos de uma prática pedagógica docente que produziu sentido e transformou vidas nas travessias do magistério, oportunizando mudanças pessoais, profissionais, culturais, sociais e econômicas nos povoados do Delta do Rio Parnaíba. A presente tese se desenvolveu mediante uma pesquisa histórica, de abordagem qualitativa, no campo da História da Educação, com enfoque no Piauí, contemplando o ramo dos Estudos Culturais, mediante a metodologia de História Oral, tendo como colaboradores onze professores de Ilha Grande do Piauí. Os instrumentos de coleta de dados foram os relatos produzidos pelos participantes, colhidos mediante o desenvolvimento da técnica de produção de relatos de história oral de vida e a análise de documentos e fontes iconográficas. A base teórica contemplou, dentre outros: nos construtos sobre pesquisa em História Cultural e Memória, estudos de Chartier (1990) e Halbwachs (2006); no campo da História do Brasil e do Piauí, postulados de Aranha (2006), Brito (1996), Ferro (2010; 1996) e Vilella (2008; 2000); no âmbito da História Oral, Meihy (1998); na esfera sobre formação docente e prática pedagógica docente, aportes de Franco (2016; 2015), Freire (1999; 1996), Nóvoa (1992; 1987), Pimenta (2005) e Zabala (1998). A pesquisa apontou a ratificação da tese e mostrou, por meio da análise da memória de formação dos professores ribeirinhos, que a prática desenvolvida por esses docentes influenciou na mudança de aspectos de suas vidas, tornando-se significativa e transformadora, no que diz respeito à experiência social, crescimento profissional e melhoria da qualidade de vida nos povoados do Delta do Rio Parnaíba, nas extensões de Ilha Grande do Piauí. ABSTRACT: The present work has as an analysis object the training memory of riverside teachers from Ilha Grande do Piauí, in Delta do Rio Parnaíba, in the period from 1960 – as a starting point of magisterium of these educators – from 1996, period that highlights the end of teaching activities of some of these workers in the area of Ilha Grande do Piauí. The study was developed in a relation of propostion between, poetry, theory and empiric, having the following investigation problem: How the training memory is constituted as crossings at the social experience of the educators from Ilha Grande do Piauí, revealing aspects of a pedagogical teaching practice that have became significant and transforming? The general objective was to interpret the training memory of the riverside teachers from Ilha Grande as a revealing experience of aspects of a transforming and significant pedagogical teaching practice. Specifically, we try: relate the training memory of the teachers from Ilha Grande with aspects of History of Education of Brazil and Piauí; analyze how the experiences of training in teaching were constituted as a meaning production process and transformation for the ilhagrandenses teachers; characterize the process of being and becoming a riverside teacher considering the period from 1960 to 1996; show how the pedagogical teaching practice developed by these teachers have become significant and transforming. We defend the thesis that the training memory is contituted as currents in the social experience of the teachers from Ilha Grande do Piauí, revealing aspects of a pedagogical teaching practice that has produced meaning and changed lives on crossings of the magisterium, providing personal, professional, cultural, social and economic changes in the population from Delta do Rio Parnaíba. The present thesis was developed through a historical research from qualitative approach in the field of History of Education, focusing on Piauí, contemplating the field of the Cultural Studies, through methodology of Oral History, having eleven teachers from Ilha Grande do Piauí as collaborators. The tools for data collection were the reports produced by the participants, collected through the development of the production technique of oral life history and the analysis of documents and iconographic sources. The theoretical basis contemplated, among others: on the constructs about research in Cultural and Memory History, Chartier’s studies (1990) and Halbwachs (2006); in the field of History of Brazil and Piauí, postulates by Aranha (2006), Brito (1996), Ferro (2010; 1996) and Vilella (2008; 2000); in the areas of Oral History, Meihy (1998); in the sphere about the teaching training and the pedagogical teaching practice, inputs by Franco (2016; 2015), Freire (1999; 1996), Nóvoa (1992;1987), Pimenta (2005) and Zabala (1998). The research aiming at ratifying the thesis and showed, through the analysis of training memory of riverside teachers, that the practice developed by those educators have influenced the change of aspects in their lives, becoming significant and transforming, with regards to the social experience, professional growth and improvement of life quality in the population from Delta do Rio Parnaíba, in the extensions from Ilha Grande do Piauí. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ilha Grande do Piauí pt_BR
dc.subject Memória de Formação - Professores ribeirinhos pt_BR
dc.subject Docente - Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Professores ribeirinhos pt_BR
dc.subject Training memory - Riverside teachers pt_BR
dc.subject Pedagogical teaching practice pt_BR
dc.subject Riverside teachers pt_BR
dc.title SER E TORNAR-SE PROFESSORA NAS TRAVESSIAS DE ILHA GRANDE DO PIAUÍ (1960-1996): memórias em correntezas poéticas pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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