Repositório Institucional da UFPI

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES FORMADORES: desafios para a aprendizagem inclusiva no processo de formação inicial docente no contexto do Século XXI

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author MAQUISSENE, Júlio Laissone
dc.date.accessioned 2022-10-10T19:49:38Z
dc.date.available 2022-10-10T19:49:38Z
dc.date.issued 2022-10-10
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2929
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria Divina Ferreira Lima Examinadora externa: Profa. Dra. Betania Leite Ramalho (UFRN) Examinadora interna: Profa. Dra. Josania Lima Portela Carvalhêdo pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O objeto de estudo da investigação proposta foi o desenvolvimento profissional dos professores formadores associado a aprendizagem inclusiva na formação inicial de professores, a partir do pressuposto de que o desenvolvimento profissional dos professores formadores favorece uma prática docente que assume de forma intencional, como centralidade do processo de formação, a promoção da aprendizagem, de forma que denominamos de aprendizagem inclusiva. Partimos da seguinte questão-problema: Como acontece o desenvolvimento profissional de professores formadores tendo como desafio a aprendizagem inclusiva para profissionalizar e desenvolver o docente no processo de formação inicial no contexto do século XXI? Estabeleceu-se como objetivo geral da pesquisa: investigar o desenvolvimento profissional de professores formadores e a aprendizagem inclusiva como desafio para profissionalizar e desenvolver o docente no processo de formação inicial no contexto do Século XXI. Para o alcance do objetivo proposto, especificamente, elegeu-se como objetivos: descrever o perfil profissional de professores formadores que atuam no Curso de Pedagogia; caracterizar como o desenvolvimento profissional contribui para a ressignificação da prática docente de professores formadores que atuam na formação inicial de professores para a educação básica; e, descrever os desafios dos professores formadores para profissionalizar e desenvolver os professores no processo de formação inicial na perspectiva da aprendizagem inclusiva. As discussões sobre o desenvolvimento profissional docente fundamentam-se em García (1999); Day (2001), Imbernón (2011); Ramalho, Nuñez; Gauthier (2003) e entre outros. Quanto aos saberes docente e a prática docentea temos como referência as contribuições de Tardif (2014); Pimenta (2012); Gauthier (2013) e Franco (2012). Com relação a aprendizagem utilizamos Vygotsky (1988, 1991, 1993); Ausubel (2001) e entre outros. A fundamentação metodológica está baseada em Bertaux (2010); Nóvoa (1995); Clandinin e Connelly (2015) entres outros autores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa narrativa de abordagem autobiográfica, desenvolvida com oito professores formadores da Universidade Federal de Piauí. Para a produção de dados utilizamos o questionário, a entrevista narrativa e o memorial de formação. Os dados empíricos produzidos foram organizados em categorias e subcategorias e analisados conforme as proposições de Bardin (2016). Os resultados evidenciaram que os professores formadores na sua prática docente foram construindo diversos saberes durante o seu percurso profissional, no processo de desenvolvimento profissional, contribuindo deste modo para uma atuação mais segura, a tomada de decisões no cotidiano do trabalho, uma prática docente mais inovadora, repercutindo qualitativamente no processo de ensino aprendizagem dos educando no Ensino Superior, proporcionando assim, uma aprendizagem inclusiva na formação inicial de professores. O desenvolvimento profissional dos professores formadores contribui com a construção e reconstrução de saberes favorecendo a aprendizagem inclusiva, quando promove a compreensão da centralidade da aprendizagem na prática docente do professor do ensino superior do Curso de Pedagogia. Podemos concluir que o uso de estratégias de ensino (de pesquisa, ativas, inovadoras, entre outras) pelos professores formadores, no processo de formação inicial de professores para a educação básica, favorece a aprendizagem inclusiva, promovendo a autonomia no aprender a aprender, o desenvolvimento profissional e a profissionalização dos professores em formação inicial do Curso de Pedagogia. ABSTRACT: The object of study of the proposed investigation was the professional development of teacher educators associated with inclusive learning in initial teacher education, based on the assumption that the professional development of teacher educators favors a pedagogical practice that assumes intentionally, as the centrality of the process training, the promotion of learning, in what we call inclusive learning. We start from the following problem question: How does the professional development of teacher educators take place, with the challenge of inclusive learning to professionalize and develop the teacher in the initial training process in the context of the 21st century? It was established as a general objective of the research: to investigate the professional development of teacher educators and inclusive learning as a challenge to professionalize and develop the teacher in the initial training process in the context of the 21st Century. To achieve the proposed objective, specifically, the following objectives were chosen: to describe the professional profile of teacher educators who work in the Pedagogy Course; to characterize how professional development contributes to the re-signification of the teaching practice of teacher educators who work in the initial training of teachers for basic education; and, describe the challenges of teacher educators to professionalize and develop teachers in the initial training process from the perspective of inclusive learning. The discussions on teacher professional development are based on García (1999); Day (2001), Imbernón (2011); Ramalho, Nuñez; Gauthier (2003) and among others. As for teaching knowledge and pedagogical practice, we refer to the contributions of Tardif (2014); Pepper (2012); Gauthier (2013) and Franco (2012). Regarding learning, we used Vygotsky (1988, 1991, 1993); Ausubel (2001) and among others. The methodological basis is based on Bertaux (2010); Nóvoa (1995); Clandinin and Connelly (2015) among other authors. This is a qualitative narrative research with an autobiographical approach, developed with eight training professors from the Federal University of Piauí. For the production of data, we used the questionnaire, the narrative interview and the training memorial. The empirical data produced were organized into categories and subcategories and analyzed according to the proposals of Bardin (2016). The results showed that the teacher educators in their pedagogical practice were building different knowledge during their professional path, in the professional development process, thus contributing to a safer performance, decision-making in the daily work, a more innovative pedagogical practice , reflecting qualitatively in the teaching-learning process of students in Higher Education, thus providing an inclusive learning in the initial training of teachers. The professional development of teacher educators contributes to the construction and reconstruction of knowledge, favoring inclusive learning, when it promotes the understanding of the centrality of learning in the teaching practice of the teacher of higher education in the Pedagogy Course. We can conclude that the use of teaching strategies (research, active, innovative, among others) by teacher educators, in the process of initial teacher education for basic education, favors inclusive learning, promoting autonomy in learning to learn, the professional development and the professionalization of teachers in initial training in the Pedagogy Course. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Desenvolvimento profissional pt_BR
dc.subject Professor formador pt_BR
dc.subject Professor - Formação inicial pt_BR
dc.subject Aprendizagem inclusiva pt_BR
dc.subject Professional development pt_BR
dc.subject Teacher teachers pt_BR
dc.subject Initial teacher training pt_BR
dc.subject Inclusive learning pt_BR
dc.title DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES FORMADORES: desafios para a aprendizagem inclusiva no processo de formação inicial docente no contexto do Século XXI pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account