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MOBILIZANDO O CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: uso de aplicativos na prática de ensino de ciências

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dc.contributor.author ATAIDE, Márcia Cristiane Eloi Silva
dc.date.accessioned 2022-10-10T18:34:08Z
dc.date.available 2022-10-10T18:34:08Z
dc.date.issued 2022-10-10
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2926
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Antonia Dalva França-Carvalho Examinadora Externa: Profa. Dra. Alaide Pereira Japecanga Aredes (UNEMAT) Examinadora Externa: Profa. Dra. Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares (IFRN) Examinadora Interna: Profa. Dra. Maria da Glória Carvalho Moura Examinador Interno: Prof. Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A tecnologia e os benefícios advindos dos seus recursos estão em todos os lugares. Na escola, as tecnologias e os recursos digitais passam a integrar, obrigatoriamente, com a chegada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com o novo documento, o professor é desafiado a pensar atividades que levem à interação multimidiática. Essa consideração levou ao problema de pesquisa: como ocorre a mobilização do conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo em residentes da área de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí ao utilizar aplicativos móveis na prática de ensino? A pesquisa é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP) e apresenta como objetivo geral: analisar como ocorre a mobilização do conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo em residentes da área de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, utilizando aplicativos móveis na prática de ensino. Os referenciais teóricos que orientaram esta investigação, no que tange à formação de professores, foram: Shulman (1986, 1987, 2014); Schön (1992); França-Carvalho (2007); Pimenta (2008); Tardif (2014); Darling-Hammond (2015, 2019); entre outros. Sobre as tecnologias no ensino, recorremos a leituras em autores como: Papert (1980, 2008); Kenski (2008, 2010); Lévy (2014); Martino (2015) e Stumpenhorst (2018). Para aprofundar as discussões sobre o conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo, dialogamos com os autores: Koehler e Mishra (2006, 2009); Coutinho (2011); Lang e González (2014). A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso pesquisa-ação conforme Moreira (2011). Participaram da pesquisa seis licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, residentes do Programa Residência Pedagógica. Para a produção de dados, utilizamos as técnicas do questionário on-line, a observação participante com o registro em diário de campo, a entrevista coletiva e a análise do PPC do Curso de Ciências da Natureza. A elaboração dos instrumentos foi orientada pelos escritos de Moreira e Caleffe (2008), Richardson (2012) e Gray (2012). Os dados foram organizados em unidades temáticas e a análise dos dados da pesquisa é apresentada a partir de elementos da análise de conteúdo de Bardin (2011) e a interpretação do ponto de vista da hermenêutica dialética de Minayo (2013), Habermas (2012, 2014) e Gadamer (2015). Os resultados da pesquisa apontam indícios da mobilização do TPACK pelos residentes ao utilizar aplicativo na prática educativa e a necessidade de ampliação da discussão sobre as TDIC na formação inicial de professores para o desenvolvimento e ampliação do TPACK, ampliando o campo da epistemologia da prática docente. ABSTRACT: Technology and its benefits are found in everywhere. The Common National Curriculum Base (BNCC) proposed that, at school, technologies and digital resources should be compulsorily integrated. In addition, the teachers are challenged to think about activities that lead to multimedia interaction with the students. Thus, it was based on this consideration that the following research problem was stated: How do residents from the Nature Sciences area, at the Federal University of Piauí, use the integration of Technological Pedagogical and Content Knowledge with mobile applications in teaching practice? The research was in collaboration with the Graduate Program in Education (PPGEd) from Federal University of Piauí (UFPI) and the Interdisciplinary Center for Research in Education and Epistemology of Professional Practice (NIPEEPP). The study aims to analyze how do residents from the Nature Sciences area, at Federal University of Piauí, use mobile applications in teaching practice to integrate the Technological Pedagogical and Content Knowledge. The theorical references that guided this investigation, regarding teacher education, were: Shulman (1986, 1987, 2014); Schön (1992); France-Oak (2007); Pepper (2008); Tardif (2014); Darling-Hammond (2014, 2019); among others. Regarding teaching technologies, it was used as theorical references: Papert (1980, 2008); Kenski (2008, 2010); Lévy (2014); Martino (2015) and Stumpenhorst (2018). Finally, regarding to the pedagogical and technological knowledges, it was used as theorical references: Koehler and Mishra (2006, 2009); Coutinho (2011); Lang and González (2014). The research is characterized as a qualitative approach, specifically, as an action-research case study according Moreira (2011). Undergraduate six students from the Licentiate Degree in Natural Sciences at Federal University of Piauí and residents from the Pedagogical Residency Program were subjected from this research. In order to collect the data, it was used: online questionnaire, participant observation with field diary records, collective interviews, and the analysis of the PPC of the Natural Sciences Course. The instruments production was based on Moreira and Caleffe (2008), Richardson (2012) and Gray (2012). The data were organized into different thematic units, the analysis of the research data was based on the content analysis of Bardin (2011), and the interpretation based on the dialectical hermeneutics of Minayo (2013), Habermas (2012, 2014) and Gadamer (2015). The research results indicated the integration of TPACK by the residents by using the application in educational practice. Furthermore, the results highlighted the need to expand the discussion on TDIC, in initial teacher education, in order to achieve the development and expansion of TPACK and the field of epistemology of teaching practices. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Ciências – Ensino pt_BR
dc.subject Conhecimento tecnológico e pedagógico pt_BR
dc.subject Programa residência pedagógica pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Initial teacher training pt_BR
dc.subject Science teaching pt_BR
dc.title MOBILIZANDO O CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: uso de aplicativos na prática de ensino de ciências pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

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