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PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES À PRÁTICA EDUCATIVA

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dc.contributor.author SANTOS, Náldia Paula Costa dos
dc.date.accessioned 2022-10-10T13:43:56Z
dc.date.available 2022-10-10T13:43:56Z
dc.date.issued 2022-10-10
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2919
dc.description Orientador: Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho Examinadora externa: Profa. Dra. Celina Amélia da Silva (UFMA) Examinador externo: Prof. Dra. Neuton Alves de Araújo (UESPI) Examinadora interna: Profa. Dra. Antonia Edna Brito Examinadora interna: Profa. Dra. Josania Lima Portela Carvalhêdo pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O processo de desenvolvimento profissional docente dos professores de Matemática é o tema desta pesquisa/estudo, que remete para o seguinte problema de pesquisa: Quais os determinantes do desenvolvimento profissional de professores de Matemática que atuam na educação básica, como contributo para a aprendizagem da docência e dos processos formativos? O presente estudo tem como objetivo geral investigar o desenvolvimento profissional de professores de Matemática que atuam na Educação Básica, a partir dos determinantes da prática docente e dos processos formativos. Os objetivos específicos são: a) Descrever o perfil dos professores de Matemática da Educação Básica colaboradores da pesquisa; b) Analisar os processos formativos de aprendizagem dos professores de Matemática que atuam na Educação Básica e suas implicações com o desenvolvimento profissional; c) Evidenciar os elementos potencializadores, determinantes do desenvolvimento profissional de professores de Matemática que atuam na Educação Básica e que refletem na aprendizagem da docência; d) Compreender como a prática docente de professores de Matemática que atuam na Educação Básica favorece investimentos no desenvolvimento profissional. As experiências e vivências que envolveram a autora deste estudo e, na dinâmica da docência na área de Matemática, nortearam os percursos desta pesquisa. A tese defendida é a de que o desenvolvimento profissional do professor de Matemática que atuam na Educação Básica, a partir de determinantes que se apresentam como possibilidade de uma prática docente reflexiva. A construção do referencial teórico tem fundamentação em D’Ambrosio (1998), Day (1999), Imbernón (2005), Marcelo García (1999), Ponte e Serrazina (1998), Sacristan (1995) e Nóvoa (2002) - em estudos voltados ao desenvolvimento profissional. Do mesmo modo, Fiorentini (2010), Gil-Pérez (1999), Nóvoa (1999), Gauthier, Tardif e Leassard (2001) e Nacarato (2005) - em abordagens acerca do processo formativo. Como também em Souza (2009), Franco (2012), Fiorentini e Crecci (2013), Lorenzato (2006) e Huberman (1995) - sobre a prática docente. A pesquisa é de abordagem qualitativa de natureza narrativa e, como instrumentos/técnicas de produção de dados, foram utilizadas as cartas pedagógicas, a entrevista narrativa, além de questionário misto. Os colaboradores do estudo são seis professores de Matemática que atuam na Educação Básica em escolas da Rede Estadual de Ensino do Piauí, lotados na jurisdição da Vigésima Diretoria de Educação. Com o propósito de compreendermos o processo de desenvolvimento profissional desses professores na área de Matemática na Educação Básica, interpretamos os resultados a partir dos instrumentos em que foram interpretados e analisados, diante do que é preconizado por Bardin (2006), em categorias de análise, por consistir na explicação e sistematização do conteúdo das mensagens e da expressão desse conteúdo. O entendimento construído, a partir das contribuições apresentadas pelos colaboradores em cada etapa das análises, nos remeteu a compreensões de que o desenvolvimento profissional docente em Matemática, se constitui em contributos resultantes da prática docente em diferentes contextos no processo de aprendizagem Matemática. Os resultados revelam a compreensão de que o professor se desenvolve profissionalmente mediante o acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno. Assim, se compreende como elementos que constituem o desenvolvimento profissional de professores de Matemática, no espaço indefinido de inúmeras possibilidades, de confrontos e análises de representações do conhecimento. Confirmando assim, a tese defendida nesta pesquisa. ABSTRACT: The process of professional development of teachers of Mathematics teachers is the theme of this research / study, which refers to the following research problem: What are the determi nants of professional development of Mathematics teachers working in basic education, as a contribution to teaching learning and training processes? The present study has the general objective of investigating the professional development of Mathematics teachers who work in Basic Education, based on the determinants of teaching practice and training processes. The specific objectives are: a) To describe the profile of Basic Education Mathematics teachers collaborating in the research; b) To analyze the formative learning processes of Mathematics teachers who work in Basic Education and its implications for professional development; c) To highlight the potentializing elements, determinants of the professional development of Mathematics teachers who work in Basic Education and which reflect on teaching learning; d) Understand how the teaching practice of Mathematics teachers who work in Basic Education favors investments in professional development. The experiences and experiences that involved the author of this study and, in the dynamics of teaching in the area of Mathematics, guided the paths of this research. The thesis defended is that the professional development of the mathematics teacher working in Basic Education, based on determinants that present th emselves as a possibility for a reflective teaching practice. The construction of the theoretical framework is based on D’Ambrosio (1998), Day (1999), Imbernón (2005), Marcelo García (1999), Ponte and Serrazina (1998), Sacristan (1995) and Nóvoa (2002) - in studies aimed at professional development. Likewise, Fiorentini (2010), Gil-Pérez (1999), Nóvoa (1999), Gauthier, Tardif and Leassard (2001) and Nacarato (2005) - in approaches about the formative process. As also in Souza (2009), Franco (2012), Fiorentini and Crecci (2013), Lorenzato (2006) and Huberman (1995) - on teaching practice. The research has a qualitative approach of a narrative nature and, as instruments / techniques of data production, pedagogical letters, the narrative interview, as well as a mixed questionnaire were used. The study collaborators are six Mathematics teachers who work in Basic Education in schools of the Piauí State Education Network, located in the jurisdiction of the Twentieth Board of Education. In order to understand the pr ocess of professional development of these teachers in the area of Mathematics in Basic Education, we interpret the results from the instruments in which they were interpreted and analyzed, in view of what is recommended by Bardin (2006), in analysis categories, as it consists in the explanation and systematization of the content of the messages and the expression of that content. The understanding built, based on the contributions made by employees at each stage of the analysis, led us to understand that the professional development of teachers in Mathematics, constitutes contributions resulting from teaching practice in different contexts in the mathematical learning process. The results reveal the understanding that the teacher develops professionally by monitoring the student's learning process. Thus, it is understood as elements that constitute the professional development of Mathematics teachers, in the indefinite space of countless possibilities, of confrontations and analyzes of knowledge representations. Thus confirming the thesis defended in this research. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Matemática - Ensino pt_BR
dc.subject Docente - Desenvolvimento profissional pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Professional development pt_BR
dc.subject Mathematics teaching pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Basic education pt_BR
dc.title PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES À PRÁTICA EDUCATIVA pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

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