Repositório Institucional da UFPI

PRÁTICA DOCENTE E AFETIVIDADE NO CURSO DE MÚSICA/IFPI: no compasso de narrativas de professores

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author PEREIRA, Elineide Soares Braga
dc.date.accessioned 2022-10-10T13:21:55Z
dc.date.available 2022-10-10T13:21:55Z
dc.date.issued 2022-10-10
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2918
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Antonia Edna Brito Examinadora externa: Profa. Dra. Antonia Edna Brito Examinadora interna: Profa. Dra. Maria da Glória Soares Barbosa Lima pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O presente estudo objetiva analisar as concepções de professores de música, campus Teresina Central, Floriano e Paulistana sobre afetividade na prática docente. Tem como objetivos específicos: descrever como se desenvolvem as interações entre professores, estudantes e a música no curso de música do IFPI; b) conhecer as experiências estéticas e sensíveis vividas por professores e estudantes no curso de música do IFPI; c) compreender como a afetividade pode constituir fator potencializador da prática docente no curso de Música do IFPI; e d) Identificar a abertura de professores de música do IFPI, Campus Teresina Central, Floriano e Paulistana para reconhecer a afetividade na prática docente. Vincula-se à linha de pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Piauí. Caracteriza-se como pesquisa narrativa. A opção pela narrativa justifica-se por ser um tipo de pesquisa que favorece o desenvolvimento da reflexão, a revisitação das experiências vividas e a autoformação. Tem como dispositivos de investigação a entrevista narrativa e o memorial autobiográfico por propiciarem acesso a uma profusão de dados, permitindo a expressão da subjetividade dos envolvidos. Tem como contexto empírico o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFPI, campus Teresina/Central e conta com a participação de cinco professores de música do referido curso. A afetividade é compreendida como um processo de sensibilização, que envolve emoções e sentimentos. No contexto do estudo a afetividade é considerada como aspecto constitutivo do desenvolvimento humano e, por isso, constitutivo do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Sua relevância é demarcada, sobretudo, por evidenciar a unidade entre afetividade e cognição, realçando que os professores ao considerarem essa unidade ampliam a potência de suas práticas docentes no que se refere às interações entre os estudantes e a música e, particularmente, entre os estudantes e o objeto de conhecimento. Sobre afetividade fundamenta-se nos estudos de Wallon (1968), Vigotsky (1991; 1998), Freire (2002), Tassoni (2008), Tassoni e Leite (2013), Day (2004), entre outros. Em relação à prática docente, atividade intencional e sistemática desenvolvida pelos professores no âmbito da sala de aula recorre às contribuições de Franco (2012) e Freire (1999), entre outros. Registra dentre suas constatações que os colaboradores do estudo reconhecem a afetividade como dimensão inerente as suas práticas, bem como entendem a unidade afetividade-cognição. Revela que a afetividade é potencializadora da prática docente, tendo em vista que pode afetar positiva ou negativamente as diferentes interações que se desenvolvem nessa prática. ABSTRACT: This study aims to analyze the place of affectivity in the teaching practice of teachers of technical courses in musical instruments from the Federal Institute of Education, Science and Technology / IFPI. Its specific objectives are: To know the concept of music teachers at IFPI about affectivity in teaching practice; understand how affective interactions between teachers and students of the IFPI music course develop and identify the openness of IFPI music teachers to the experience of affectivity in teaching practice. It is linked to the line of research: Teaching, Teacher Training and Pedagogical Practices, of the Post-Graduate Program in Education, at the Federal University of Piauí. The study is characterized as narrative research. The option for narrative research is justified because it is a type of research that favors the development of reflection, the revisiting of lived experiences and self-training. Its investigative devices are the narrative interview and the autobiographical memorial for providing access to a profusion of data, allowing the expression of the subjectivity of those involved. The empirical context of the investigation is the Federal Institute of Education, Science and Technology / IFPI - Teresina Central campus, and will count with the participation of five music teachers of the referred course. Affection is understood as a process of sensitization, which involves emotions and feelings. In the context of the study, affection is considered as a constitutive aspect of human development and, therefore, constitutive and, therefore, constitutive of the development of the teaching-learning process. The study is relevant because it highlights the unity between affectivity and cognition, emphasizing that teachers, when considering this unit, can increase the power of their teaching practices with regard to interactions between students and music and, particularly, between students and the object of study. knowledge. Regarding affectivity, the investigation is based on the studies of Wallon (1968), Vigotsky (1991; 1998), Freire (2002), Tassoni (2008), Tassoni and Leite (2013), Day (2004), among others. Regarding teaching practice, an intentional and systematic activity developed by teachers in the classroom, the study draws on the contributions of Franco (2012) and Freire (1999), among others. The research findings show that the study collaborators recognize affectivity as an inherent dimension of their practices, as well as understand the unity between affectivity and cognition. The study reveals that affectivity is an enhancer of teaching practice, considering that it can affect positively or negatively the different interactions that develop in this practice. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Condições de ensino pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Relação afeto-cognição pt_BR
dc.subject Afetividade e ensino pt_BR
dc.subject Affectivity pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Music teaching pt_BR
dc.title PRÁTICA DOCENTE E AFETIVIDADE NO CURSO DE MÚSICA/IFPI: no compasso de narrativas de professores pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account