Abstract:
RESUMO: O presente estudo objetiva analisar as concepções de professores de música, campus Teresina
Central, Floriano e Paulistana sobre afetividade na prática docente. Tem como objetivos
específicos: descrever como se desenvolvem as interações entre professores, estudantes e a
música no curso de música do IFPI; b) conhecer as experiências estéticas e sensíveis vividas
por professores e estudantes no curso de música do IFPI; c) compreender como a afetividade
pode constituir fator potencializador da prática docente no curso de Música do IFPI; e d)
Identificar a abertura de professores de música do IFPI, Campus Teresina Central, Floriano e
Paulistana para reconhecer a afetividade na prática docente. Vincula-se à linha de pesquisa:
Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em
Educação, da Universidade Federal do Piauí. Caracteriza-se como pesquisa narrativa. A opção
pela narrativa justifica-se por ser um tipo de pesquisa que favorece o desenvolvimento da
reflexão, a revisitação das experiências vividas e a autoformação. Tem como dispositivos de
investigação a entrevista narrativa e o memorial autobiográfico por propiciarem acesso a uma
profusão de dados, permitindo a expressão da subjetividade dos envolvidos. Tem como
contexto empírico o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFPI, campus
Teresina/Central e conta com a participação de cinco professores de música do referido curso.
A afetividade é compreendida como um processo de sensibilização, que envolve emoções e
sentimentos. No contexto do estudo a afetividade é considerada como aspecto constitutivo do
desenvolvimento humano e, por isso, constitutivo do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Sua relevância é demarcada, sobretudo, por evidenciar a unidade entre
afetividade e cognição, realçando que os professores ao considerarem essa unidade ampliam a
potência de suas práticas docentes no que se refere às interações entre os estudantes e a
música e, particularmente, entre os estudantes e o objeto de conhecimento. Sobre afetividade
fundamenta-se nos estudos de Wallon (1968), Vigotsky (1991; 1998), Freire (2002), Tassoni
(2008), Tassoni e Leite (2013), Day (2004), entre outros. Em relação à prática docente,
atividade intencional e sistemática desenvolvida pelos professores no âmbito da sala de aula
recorre às contribuições de Franco (2012) e Freire (1999), entre outros. Registra dentre suas
constatações que os colaboradores do estudo reconhecem a afetividade como dimensão
inerente as suas práticas, bem como entendem a unidade afetividade-cognição. Revela que a
afetividade é potencializadora da prática docente, tendo em vista que pode afetar positiva ou
negativamente as diferentes interações que se desenvolvem nessa prática.
ABSTRACT: This study aims to analyze the place of affectivity in the teaching practice of teachers of
technical courses in musical instruments from the Federal Institute of Education, Science and
Technology / IFPI. Its specific objectives are: To know the concept of music teachers at IFPI
about affectivity in teaching practice; understand how affective interactions between teachers
and students of the IFPI music course develop and identify the openness of IFPI music
teachers to the experience of affectivity in teaching practice. It is linked to the line of
research: Teaching, Teacher Training and Pedagogical Practices, of the Post-Graduate
Program in Education, at the Federal University of Piauí. The study is characterized as
narrative research. The option for narrative research is justified because it is a type of research
that favors the development of reflection, the revisiting of lived experiences and self-training.
Its investigative devices are the narrative interview and the autobiographical memorial for
providing access to a profusion of data, allowing the expression of the subjectivity of those
involved. The empirical context of the investigation is the Federal Institute of Education,
Science and Technology / IFPI - Teresina Central campus, and will count with the
participation of five music teachers of the referred course. Affection is understood as a
process of sensitization, which involves emotions and feelings. In the context of the study,
affection is considered as a constitutive aspect of human development and, therefore,
constitutive and, therefore, constitutive of the development of the teaching-learning process.
The study is relevant because it highlights the unity between affectivity and cognition,
emphasizing that teachers, when considering this unit, can increase the power of their
teaching practices with regard to interactions between students and music and, particularly,
between students and the object of study. knowledge. Regarding affectivity, the investigation
is based on the studies of Wallon (1968), Vigotsky (1991; 1998), Freire (2002), Tassoni
(2008), Tassoni and Leite (2013), Day (2004), among others. Regarding teaching practice, an
intentional and systematic activity developed by teachers in the classroom, the study draws on
the contributions of Franco (2012) and Freire (1999), among others. The research findings
show that the study collaborators recognize affectivity as an inherent dimension of their
practices, as well as understand the unity between affectivity and cognition. The study reveals
that affectivity is an enhancer of teaching practice, considering that it can affect positively or
negatively the different interactions that develop in this practice.