Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa tem como objeto as implicações da formação inicial e o início da carreira docente
e está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de pesquisa Formação
Docente e Prática Educativa e ao Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e
Currículo. O estudo parte do seguinte problema de pesquisa: Quais as implicações da formação
inicial para o início de carreira de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino
Fundamental? O pressuposto é que a formação inicial tem implicações significativas na
iniciação da carreira docente quando se desenvolve como espaços de diálogo entre teoria-prática e vice-versa, articula ensino-pesquisa-extensão e consolida, no campo do Estágio, a
aprendizagem e a socialização dos conhecimentos, propiciando, no decorrer da prática o
exercício da reflexão sobre o fazer docente. Diante da questão e do pressuposto, estabelece-se
como objetivo geral: compreender as implicações da formação inicial para o início de carreira
de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. E tem como objetivos
específicos: descrever o processo formativo dos professores egressos de Pedagogia da
Universidade Federal do Piauí-UFPI e sua(s) relação(ções) com a prática docente; identificar
como ocorreu a inserção dos professores iniciantes na docência e os conhecimentos que
subsidiam seu exercício profissional; e analisar as interações entre professores iniciantes e
professores experientes no início de carreira docente. A partir disso, defende a tese de que a
formação inicial tem implicações significativas na iniciação da carreira docente à medida que
favorece as condições reais para o crescimento acadêmico e profissional do futuro professor,
sendo necessária, também, a sua implicação com a formação de maneira específica em que ele
se envolva consigo, com o outro e com o início de sua carreira docente. Este trabalho
fundamenta-se em García (1999), Macedo (2010), Lourau (1993) que tratam sobre as
implicações da formação inicial de professores; Huberman (2007), Tardif e Raymond (2000),
Pacheco e Flores (1999) que discutem o início de carreira docente. A pesquisa adota a
perspectiva Etnometodológica entendida como teoria do social. Para a produção e a análise dos
dados, utiliza-se dos procedimentos da observação participante, diário de campo, do dispositivo
da entrevista narrativa e da técnica da análise do conteúdo. Assim, os dados apontaram que as
professoras licenciadas se envolveram de algum modo com o curso de Pedagogia ou através das disciplinas, ou dos estágios, ou de atividades complementares. A pesquisa revelou, ainda,
que as professoras, ao iniciarem suas atividades de sala de aula, vivenciaram o sentimento de
solidão e muitos desafios no exercício profissional e buscaram superá-los mediante a
mobilização de conhecimentos construídos em processo inicial de formação e do próprio
conhecimento edificado ao longo da profissão, recorrendo, também, ao apoio de professores
mais experientes. Portanto, a tese ratifica que a formação inicial é uma etapa importante e
fundamental para o crescimento acadêmico e profissional do futuro professor, sendo
imprescindível, ao longo desse processo, que o sujeito em formação se implique com todo seu
percurso formativo.
ABSTRACT: This research has as object the implications of the initial training and it is linked to the Post-graduation Program in Education in the research line Teaching Training and Educational
Practice to the Center for the Studies of Training, Evaluation, Management and Curriculum.
The study starts from the following research problem: what are the implications of the initial
training for the early career of teachers who work on the beginning years of Elementary School?
The assumption is that the initial training has significant complications at the beginning of early
career when it is developed as dialog spaces between theory-practice and vice versa, articulate
teaching-research-extension and consolidates, in the Internship field, the learning and
knowledge socialization, favoring the reflection exercise on the teaching practice throughout
the action. Before the issue and the assumption, it is established as a general objective:
comprehend the implications of the initial training for the early career of teachers who work on
the beginning years of Elementary School. And it has as specific objectives: describe the
training process of the coming teachers from Pedagogy course in the Federal University of
Piauí-UFPI and their relations with the teaching practice; identify how the entering of beginning
teachers in teaching occured with the knowledge that supports their professional practice;
analyze the interactions between beginning teachers and experienced teachers in early teaching
career. From this, the thesis defended is that the initial training has significant implications in
early teaching career as it favors the real conditions for the academic and professional growth
of the future teacher, being also necessary, his implication with the training in a specific way
which he gets involved with himself and others and his early teaching career. This work is based
on García (1999), Macedo (2010), Lourau (1993) who deal with the implications of the initial
training of teachers; and Huberman (2007), Tardif and Raymond (2000) Pacheco and Flores
(1999) who discuss the early teaching career. The research adopts the Ethnomethodological
perspective understood as social theory. For data analysis and production, it is used procedures
of participant observation, field diary and the device of the narrative interview and the content
technique analysis. Therefore, the data points that the teachers with degree somehow got
involved with the Pedagogy course or through the subjects, or the internships, or the extra
activities. The research still revealed that the teachers experienced the loneliness feeling when beginning their class activities and many challenges in the professional activity and tried to
overcome them through the mobilization of knowledge built in early training process and their
own knowledge developed throughout the profession, also resorting to the support of the most
experienced teachers. Therefore, the thesis ratifies that the initial training is an important and
essential phase for the academic and professional growth of the future teacher, being
indispensable, throughout this process, that the subject in training gets involved through such a
process with all his training path.