Repositório Institucional da UFPI

ENTRAVES PARA A SUSTENTABILIDADE NA CONFECÇÃO DE VESTUÁRIO E NA CULTURA DA MODA

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dc.contributor.author ALBUQUERQUE, Simone Ferreira de
dc.date.accessioned 2022-10-07T13:50:17Z
dc.date.available 2022-10-07T13:50:17Z
dc.date.issued 2022-10-07
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2914
dc.description Orientador: Prof. Dr. José Machado Moita Neto Coorientadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Ferreira dos Santos Examinadora interna: Profa. Dra. Maria José Nascimento Soares Examinadora interna: Profa. Dra. Roselane Moita Pierot Examinadora interna: Profa. Dra Elaine Aparecida da Silva Examinador interno: Prof. Dr. Francisco de Tarso Ribeiro Caselli pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A indústria de confecção do vestuário tem sido apontada por práticas insustentáveis que afetam negativamente o meio ambiente. Pode produzir níveis significantes em emissões de carbono, destinação inadequada de resíduos, uso de produtos químicos, más condições de trabalho e desperdício. Além dos danos causados pela cadeia de suprimentos e por seu processo produtivo, a forma de disposição final das peças do vestuário pelo consumidor e a sua manutenção ainda é maior que os danos provocados por essas indústrias pois continua a impactar o meio ambiente no processo de manutenção, lavagem e passadoria. Destaca-se ainda nesse processo, o seu marketing, que difunde diariamente novidades, estimulando o consumo de bens materiais e imateriais de forma a satisfazer mais as necessidades emocionais que físicas. O objetivo geral deste trabalho é avaliar os efeitos da cultura da moda sobre o gerenciamento das micro e pequenas empresas de confecção de vestuário em Teresina, visto ser um tema de relevância mundial em virtude do impacto ambiental e social que pode provocar e de sua importância econômica, podendo contribuir para uma implementação mais efetiva e com baixos custos da sustentabilidade nos processos. Metodologicamente, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e documental em diferentes bases de dados para a elaboração do suporte teórico. Concomitantemente, uma pesquisa de campo foi realizada em micro e pequenas empresas de confecção do vestuário em Teresina cuja atividade principal encontra-se cadastrada com o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 14.12.6-01 junto à Receita Federal, com abordagem quali-quantitativa utilizando como instrumento de pesquisa o roteiro, o questionário e a observação direta que resultou em relatórios, os quais forneceram os dados necessários para os resultados. As pesquisas bibliográficas, documentais e de campo, revelaram que a sustentabilidade não é um tema transversal para a área de moda, trata-se mais de um nicho específico de mercado; a literatura sobre a sustentabilidade na confecção do vestuário foca em seis temas principais: economia e consumo de energia; reciclagem e reutilização de têxteis; consumo e economia circular; logística reversa; ferramentas de design e sustentabilidade na cadeia de suprimentos; porém, percebe-se que, na revisão bibliográfica, a reponsabilidade sobre o desenvolvimento sustentável das indústrias de confecção do vestuário é direcionada à cadeia de suprimentos. Mostrou ainda que a legislação brasileira contempla a proteção ambiental, mas não há uma efetiva fiscalização por parte dos órgãos públicos; que é notória a necessidade de modificações no âmbito da gestão e da estrutura organizacional das indústrias localmente e que existe, por parte dos gestores, interesse em uma gestão ambiental limpa no processo produtivo. Conclui-se, então, que as indústrias de confecção do vestuário constituem um segmento complexo, que envolve desde a tecnologia do produto à demanda do consumidor, mas é possível se trabalhar com a sustentabilidade em seus processos. O trabalho traz como contribuições ações práticas para implementação da sustentabilidade ao longo de todo o processo produtivo em micro e pequenas indústrias de confecção de vestuário. ABSTRACT: The garment manufacturing industry has been singled out for unsustainable practices that negatively affect the environment. It can produce significant levels of carbon emissions, inappropriate waste disposal, use of chemical products, poor working conditions and waste. In addition to the damage caused by the supply chain and its production process, the form of final disposal of garments by the consumer and their maintenance is even greater than the damage caused by this industry as it continues to impact the environment in the maintenance process, washing and ironing. Another highlight in this process is the marketing of these industries wich spreads news daily, stimulating the consumption of material and intangible goods in order to satisfy more emotional than physical needs. The general objective of this work is to evaluate the effects of fashion culture on the management of micro and small clothing manufacturing companies in Teresina, as it is a topic of global relevance due to the environmental and social impact it can causes and its economic, which can contribute to a more effective implementation and with low costs of sustainability in the processes. Methodologically a documentary and bibliographic research was carried out in different databases for the elaboration of all theoretical support. Concomitantly, a field research was carried out in micro and small clothing manufacturing companies in Teresina whose main activity is registered with the CNAE 14.12.6-01 with the Federal Revenue, with a quali-quantitative approach using as a research instrument the script, questionnaire and direct observation that resulted in reports, which provided the necessary data for the results. Documentary, bibliographic and field research, has revealed that sustainability is not a cross-cutting theme for the fashion area, it is more of a specific market niche; current literature on sustainability in the apparel industries focuses on six main themes: energy saving and consumption; recycling and reuse of textiles; consumption and circular economy; reverse logistic; design and sustainability tools in the supply chain; however, it is clear that, in the literature review, all responsibility for the sustainable development of the garment manufacturing industry is directed to the supply chain. It also reveals that Brazilian Legislation contemplates environmental protection but there is no effective inspection by public bodies; that the need for changes in the management and organizational structure of industries is notorious locally and that there is interest in a clean environmental management in the production process. It is concluded that clothing manufacturing industries constitute a complex segment, which involves from product technology to consumer demand, but it is possible to implement sustainability in their processes. The work brings as contributions practical actions for the implementation of sustainability throughout the production process in micro and small clothing manufacturing industries. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Industria de confecção -Teresina pt_BR
dc.subject Gestão ambiental pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Sistema de gestão ambiental pt_BR
dc.subject Confecção do vestuário - Impactos ambientais pt_BR
dc.subject Confecção do vestuário - Indústria pt_BR
dc.subject Environmental management system pt_BR
dc.subject Clothing industry pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.subject Environmental impacts pt_BR
dc.title ENTRAVES PARA A SUSTENTABILIDADE NA CONFECÇÃO DE VESTUÁRIO E NA CULTURA DA MODA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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