Abstract:
RESUMO: O objeto de estudo dessa pesquisa é a aprendizagem docente desenvolvida no início de carreira
no ensino superior e parte do seguinte problema de pesquisa: quais aprendizagens docentes
professores do ensino superior, em início de carreira, constroem face ao desenvolvimento da
prática docente? O objetivo geral é analisar que aprendizagens docentes professores em início
de carreira no ensino superior constroem face ao desenvolvimento da prática docente. Os
objetivos específicos são os seguintes: a) identificar que aprendizagens docentes são
construídas por professores em início de carreira no ensino superior sobre a docência
universitária; b) Descrever, a partir de narrativas de professores, as experiências formadoras de
construção e de reconstrução de aprendizagens docentes no início de carreira no ensino
superior; c) Compreender em que aspectos as aprendizagens docentes construídas na formação
inicial subsidiam o exercício da docência no início de carreira no ensino superior; e d) Entender
a importância que os professores em início de carreira no ensino superior atribuem ou não às
aprendizagens docentes para o desenvolvimento de sua prática. A aprendizagem docente
constitui processo de apropriação de saberes e de conhecimentos da docência, que acontece ao
longo da trajetória profissional, em diferentes espaços e tempos, a partir de diferentes fontes,
destacando-se o início da carreira como um momento importante do processo de aprender a ser
professor. Sobre aprendizagem docente, o estudo fundamenta-se, entre outros, nos seguintes
autores: Mizukami (2002), Furlanetto (2009), Garcia (1999), Tancredi (2009). Em relação à
docência no ensino superior apoia-se, especialmente, nas contribuições de Almeida (2012),
Pryjma e Oliveira (2016), Gaeta e Masetto (2013), Bolzan e Isaia (2006), Pimenta e Anastasiou
(2014). As reflexões sobre início da carreira têm como suporte os estudos de Garcia (1999),
silva (1997) e Huberman (2000). Esse estudo adota a abordagem biográfica (JOSSO, 2004),
com a utilização da entrevista narrativa (EN) e do memorial de formação (ME) como
dispositivos de produção de narrativas, que foram organizadas e analisadas a partir da análise
compreensiva-interpretativa proposta por Souza (2014). Colaboraram com a pesquisa seis
professores efetivos de instituições públicas de ensino superior com até cinco anos de exercício
docente nessa etapa de ensino. O corpus das narrativas evidenciou algumas características da
aprendizagem docente, como o seu caráter processual, que inicia na experiência enquanto
estudante. Sobretudo pelas imagens simbólicas que proporciona, é permeado de reflexões sobre
si e sobre sua prática, envolve a constituição de teorias pessoais de ação, que são as
constatações que chegam a partir do conhecimento que possuem, da experiência e das
aprendizagens construídas. As aprendizagens narradas pelos colaboradores da pesquisa têm
relação com suas trajetórias pessoais e formativas, evidenciando que aquilo se aprende ou se
busca aprender tem a ver com as motivações, com as experiências e com o sentido atribuído a
cada uma delas. Foi evidenciado que o professor iniciante aprende mediante os desafios que
enfrenta e que os encaminha a buscar alternativas e a construir aprendizagens. Os
colaboradores narraram aprendizagens que dizem respeito ao conteúdo e à forma de ensinar os
conteúdos das disciplinas que ministram, ao planejamento das disciplinas e das aulas e à
postura em sala de aula. É necessário pensar ações relativas à iniciação do professor
universitário, que passa por desafios e que vive esse processo, muitas vezes, de maneira
solitária.
ABSTRACT: The study object of this research is the docent learning developed in early career in higher
education and it starts from the following research problem: which docent learnings teachers
from higher education, in early career, build in the face of the development of docent
practice? The general objective is to analyze which docent learnings teachers in early career
from higher education build in the face of the development of the docent practice. The
specific objectives are the following: a) to identify which docent learnings are built by
teachers in their early careers in higher education on the university teaching; b) to describe,
from the teachers’ narratives, the forming experiences of constructions and reconstructions of
docent learnings in early career in higher education; c) to understand in which aspects the
docent learnings built in the initial formation support the teaching practice in early career
during high education; and d) to understand the importance that the teachers in early career in
high education assign or not to the docent learnings for their practice’s development. The
docent learning constitutes process of teaching’s knowledge appropriation that occurs
throughout the professional journey in different spaces and periods, from different sources,
highlighting the beginning of a career as an important moment for the process to learn how to
become a teacher. Regarding the docent learning, the study is based on the following authors
among others: Mizukami (2002), Furlanetto (2009), Garcia (1999), Tancredi (2009). In
relation to teaching in higher education, it is supported, especially, by contributions from
Almeida (2012), Pryjma and Oliveira (2016), Gaeta and Masetto (2013), Bolzan and Isaia
(2006), Pimenta and Anastasiou (2014). The reflections on the early career have as a support
studies from Garcia (1999), silva (1997) and Huberman (2000). This study adopts the
bibliographical approach (JOSSO, 2004), with the use of the narrative interview (NI) and
formation memorial (MF) such as device of narrative production that were organized and
analyzed from the comprehensive-interpretative analysis proposed by Souza (2014). Six
regular teachers have collaborated with the research from public institutions from higher
education with up to five years of docent practice in this step of teaching. The corpus from
narratives have highlighted some characteristics of docent learning such as its procedural
nature that begins in experiences with the individual as student. Particularly through the
symbolic images that it provides it is permeated by reflections about itself and its practice,
involves the constitution of personal theories of action which are the findings that come from
the knowledge they have from the experience and learnings built. The learnings narrated by
collaborators of the research have relation with their personal and formative journeys
highlighting that what is learned or what is to be learned has to do with the motivations, the
experiences and with the meaning given to each of them. It was highlighted that the beginner
teacher learns from the challenges faced by them and that make them search for alternatives
and build learnings. The collaborators narrate learnings that concern the content and the way
of teaching the contents of subjects taught, planning of subjects and classes and attitude in
classrooms. It is necessary to think of actions related to the initiation of university teacher that
goes through challenges and live such a lonely process most of the time.
RESUMEN: El objeto de estudio de esta investigación es el aprendizaje docente desarrollada en el início
de la carrera en la enseñanza superior y tiene início del siguiente problema de investigación:
¿Cuáles aprendizajes docentes los profesores de enseñanza superior, en el início de carrera,
constroyen delante del desarrollo de la práctica docente? El objetivo general es analizar lo que
construyen los profesores de enseñanza aprendizaje en el início de carrera en la enseñanza
superior delante del desarrollo de la práctica docente. Los objetivos específicos son los
siguientes: a) identificar qué enseñanza aprendizaje construyen los docentes en el início de
carrera en la enseñanza superior sobre la docencia universitaria; b) Describir, a partir de las
narrativas de los docentes, las experiencias formadoras de construcción y reconstrucción de la
enseñanza aprendizaje en el início de carrera en la enseñanza superior; c) Comprender en qué
aspectos la enseñanza aprendizaje construida en la formación inicial subsidian el ejercício de
la docencia al início de la carrera en la enseñanza superior; y d) Comprender la importancia
que los docentes en el início de carrera en la enseñanza superior atribuyen o no a los
aprendizajes docentes para el desarrollo de su práctica. El aprendizaje docente es un proceso
de apropiación de saberes y conocimientos docentes, que ocurren a lo largo de la trayectoria
profesional, en diferentes espacios y tiempos, de diferentes fuentes, destacándose el início de
la carrera como un momento importante del proceso de aprender a ser profesor. Acerca del
aprendizaje docente, el estudio se basa, entre otros, en los siguientes autores: Mizukami
(2002), Furlanetto (2009), García (1999), Tancredi (2009). En relación a la docencia en la
enseñanza superior, se apoya, en particular, en las contribuciones de Almeida (2012), Pryjma
y Oliveira (2016), Gaeta y Masetto (2013), Bolzan e Isaia (2006), Pimenta y Anastasiou
(2014). ). Las reflexiones sobre el início de la carrera tienen como aporte los estudios de
García (1999), Silva (1997) y Huberman (2000). Este estudio adopta el abordaje biográfico
(JOSSO, 2004), con la utilización de la entrevista narrativa (EN) y del memorial de formación
(ME) como dispositivos de producción de narrativas, que fueron organizadas y analizadas a
partir del análisis comprensivo-interpretativo propuesto por Souza (2014). Seis profesores
efectivos de instituciones públicas de enseñanza superior colaboraron con la investigación con
hasta cinco años de docencia en esta etapa de la docencia. El corpus de las narrativas mostró
algunas características del aprendizaje docente, como su carácter procesal, que se inicia en la
experiencia como estudiante. Sobre todo por las imágenes simbólicas que proporciona, es
permeado de reflexiones sobre sí mismo y sobre su práctica, envuelve la constitución de
teorías personales de acción, que son las constataciones que llegan a partir del conocimiento
que tienen, de la experiencia y de los aprendizajes construidas. Los aprendizajes narrados por
los colaboradores de la investigación tienen relación con sus trayectorias personales y
formativas, evidenciando que aquello que se aprende o se busca aprender tiene relación con
las motivaciones, con las experiencias y con significado que es atribuido a cada uno de ellos.
Fue evidenciado que el profesor principiante aprende mediante los desafíos que enfrenta y
encaminalos a buscar alternativas y a construir aprendizajes. Los colaboradores narraron
aprendizajes que son relacionados al contenido y la forma de enseñar los contenidos de las
asignaturas que imparten, la planificación de las asignaturas y clases y la postura en el aula.
Es necesario pensar acciones relacionadas a la iniciación del profesor universitario, que passa
por desafíos y que vive ese proceso, muchas veces, de manera solitaria.