Abstract:
RESUMO: No Brasil, historicamente a população afrodescendente luta de várias maneiras contra os
racismos e discriminações. A atuação de grupos organizados que visam combater as práticas
de negação segue uma estratégia comum na (re) criação de modelos educativos. Estas
organizações, as quais nos referimos neste trabalho, giram em torno das filosofias
afroancestrais, como um lugar de valorização epistêmica e pedagógica. Assim este estudo,
partiu do seguinte questionamento: quais as contribuições do Grupo de Cultura Afro Afoxá
(GruCAA) na vida de seus integrantes através das várias atividades desenvolvidas? Com base
nas vivências de membros do GruCAA, esta pesquisa buscou compreender e caracterizar as
contribuições na vida destes integrantes a partir das vivências em atividades como a dança,
estética, culinária, percussão, e as artes visuais no período entre 2005 e 2018. Nesse sentido,
este trabalho teve como objetivo geral a compreensão das atividades desenvolvidas pelo
GruCAA, sediado no Bairro Angelim I, zona sul de Teresina, Piauí. Para uma melhor
compreensão do contexto histórico, educativo e político, contamos com autores como Francis
Musa Boakari (2010), Carlos Brandão Rodrigues (2007), Sandra Haydée Petit (2015) e Luís
Rufino Rodrigues Júnior (2019). A abordagem utilizada foi à qualitativa do tipo descritiva,
dialógica e interpretativa e como instrumentos para acessar as informações, foram realizadas
entrevistas semiestruturadas, dialogadas com 03 (três) integrantes e 03 (três) ex-integrantes do
GruCAA. Com apoio de Laurence Bardin (2016), Roque Morais (1999), os dados produzidos
foram organizados, analisados, interpretados e discutidos. As narrativas das/dos co-pesquisadoras/es, incentiva, valoriza e impulsiona práticas educacionais que promovem as
pessoas em sua integridade, sendo um potente instrumento de diálogo e de mudança social.
Esta investigação levou em consideração as relações de opressões ainda vivenciadas pela
comunidade afrodescendente no Brasil o que possibilitou um melhor entendimento do
conceito de educação popular, como uma expansão das relações dos movimentos de combate
ao racismo, fortaleceu o entendimento sobre as políticas de inclusão das temáticas
afrodescendentes nos fazeres educativos escolares, como sendo uma urgência na execução de
uma prática de educação integrativa do sujeito e da sociedade. Como (in) conclusões, apontou
as atividades do GruCAA como sendo práticas educativas, considerando-as como táticas para
a preservação de memórias, histórias, atitudes e principalmente conexões, contextualizando o
passado, possibilitando o futuro, com características reais de continuidade possíveis, a partir
da valorização das práticas afroancestrais e da formação integral de seus integrantes.
ABSTRACT: In Brazil, the Afro-descendant population has historically struggled against racism and
discrimination. The action of organized groups that aim to combat denial practices follows a
common strategy in the (re) creation of educational models. These organizations, which we
refer to in this paper, revolve around Afro-ancestral philosophies, as a place of epistemic and
pedagogical appreciation. Thus, this study started from the following question: what are the
contributions of the Afro Afoxá Culture Group (GruCAA) in the lives of its members through
the various activities developed? Based on the experiences of GruCAA members, this research
sought to understand and characterize the contributions in the lives of these members from
their experiences in activities such as dance, aesthetics, cooking, percussion, and the visual
arts in the period between 2005 and 2018. This work had as general objective to understand
the activities developed by GruCAA, headquartered in Bairro Angelim I, south zone of
Teresina, Piauí. For a better understanding of the historical, educational, and political context,
we have authors such as Francis Musa Boakari (2010), Carlos Brandão (2007), Sandra Petit
(2015), and Luís Rufino (2019). The approach used was the qualitative descriptive, dialogic
and interpretive type and, as instruments to access the information, semi-structured interviews
were carried out, dialogizing with 03 (three) members and 03 (three) former members of
GruCAA. With the support of Laurence Bardin (2016), Roque Morais (1999), the data
produced were organized, analyzed, interpreted, and discussed. The narratives of the co-researchers encourage, value, and promote educational practices that promote people in their
integrity, being a powerful instrument for dialogue and social change. This investigation took
into account the relations of oppression still experienced by the Afro-descendant community in
Brazil, which enabled a better understanding of the concept of popular education, as an
expansion of the relations of the movements to combat racism, strengthened the understanding
of the inclusion policies of the themes' of people of African descent in-school educational
activities, as an urgent need to carry out an integrative education practice for the subject and
society. As (in) conclusions, he pointed out GruCAA's activities as educational practices,
considering them as tactics for the preservation of memories, histories, attitudes, and
especially connections, contextualizing the past, enabling the future, with real characteristics
of possible continuity, from the valorization of Afro-ancestral practices and the integral
formation of its members.