Abstract:
RESUMO: No Brasil,  historicamente  a população afrodescendente luta de várias maneiras contra os
racismos e discriminações. A atuação de grupos organizados que visam combater as  práticas 
de negação segue uma estratégia comum na (re) criação de modelos educativos.  Estas 
organizações, as quais nos referimos neste trabalho, giram em torno das filosofias
afroancestrais,  como  um  lugar  de  valorização  epistêmica  e  pedagógica.  Assim  este  estudo, 
partiu do seguinte questionamento: quais as contribuições do Grupo de Cultura  Afro  Afoxá
(GruCAA)  na  vida  de  seus  integrantes  através  das  várias  atividades  desenvolvidas? Com base 
nas vivências de membros do GruCAA, esta pesquisa  buscou  compreender  e  caracterizar  as
contribuições  na  vida  destes  integrantes  a  partir  das  vivências em atividades  como a dança, 
estética, culinária, percussão, e as artes visuais  no período entre 2005 e 2018. Nesse sentido, 
este trabalho teve como  objetivo geral  a  compreensão das atividades desenvolvidas pelo 
GruCAA, sediado no Bairro  Angelim I, zona sul de Teresina, Piauí. Para uma melhor 
compreensão do contexto  histórico, educativo e político,  contamos com  autores  como  Francis
Musa  Boakari  (2010),  Carlos Brandão Rodrigues (2007), Sandra Haydée Petit (2015) e Luís 
Rufino Rodrigues Júnior (2019).  A  abordagem  utilizada foi à qualitativa do tipo descritiva, 
dialógica e  interpretativa  e  como  instrumentos  para  acessar  as  informações,  foram  realizadas
entrevistas  semiestruturadas, dialogadas com 03 (três) integrantes e 03 (três) ex-integrantes do
GruCAA.  Com  apoio  de  Laurence  Bardin  (2016),  Roque  Morais  (1999),  os  dados  produzidos
foram  organizados,  analisados,  interpretados  e  discutidos.  As  narrativas  das/dos  co-pesquisadoras/es,  incentiva,  valoriza  e  impulsiona  práticas  educacionais  que  promovem  as
pessoas  em  sua  integridade,  sendo  um  potente  instrumento  de  diálogo  e  de  mudança  social.
Esta  investigação levou em consideração as relações de opressões ainda  vivenciadas pela
comunidade afrodescendente no Brasil o que possibilitou um melhor entendimento do
conceito de educação popular, como uma expansão das relações dos movimentos de  combate
ao  racismo,  fortaleceu  o  entendimento  sobre  as  políticas  de  inclusão  das  temáticas 
afrodescendentes nos fazeres educativos escolares, como sendo uma urgência  na  execução  de
uma  prática  de  educação  integrativa  do  sujeito  e  da  sociedade.  Como  (in)  conclusões, apontou 
as atividades do GruCAA como sendo práticas educativas,  considerando-as  como  táticas  para 
a preservação  de memórias,  histórias,  atitudes  e  principalmente  conexões,  contextualizando  o
passado,  possibilitando  o  futuro,  com  características reais de continuidade possíveis,  a partir 
da valorização das práticas afroancestrais e da formação integral de seus integrantes.
ABSTRACT: In Brazil, the Afro-descendant population has historically struggled against racism and 
discrimination. The action of organized groups that aim to combat denial practices follows a 
common strategy in the (re) creation of educational models. These organizations, which we 
refer to in this paper, revolve around Afro-ancestral philosophies,  as a place of epistemic and 
pedagogical appreciation. Thus, this study started from the following question: what are the 
contributions of the Afro Afoxá Culture Group (GruCAA) in the lives of its members through 
the various activities developed? Based on the experiences of GruCAA members, this research 
sought to understand and characterize the contributions in the lives of these members from 
their experiences in activities such as dance, aesthetics, cooking, percussion, and the visual 
arts in the period between 2005 and 2018. This work had as general objective to understand 
the activities developed by GruCAA, headquartered in Bairro Angelim I, south zone of 
Teresina, Piauí. For a better understanding of the historical, educational, and political context, 
we  have authors such as Francis Musa Boakari (2010), Carlos Brandão (2007), Sandra Petit 
(2015), and Luís Rufino (2019). The approach used was the qualitative descriptive, dialogic 
and interpretive type and, as instruments to access the information, semi-structured interviews 
were carried out, dialogizing with 03 (three) members and 03 (three) former members of 
GruCAA. With the support of Laurence Bardin (2016), Roque Morais (1999), the data 
produced were organized, analyzed, interpreted, and discussed. The narratives of the co-researchers encourage, value, and promote educational practices that promote people in their 
integrity, being a powerful instrument for dialogue and social change. This investigation took 
into account the relations of oppression still experienced by the Afro-descendant community in 
Brazil, which enabled a better understanding of the concept of popular education, as an 
expansion of the relations of the movements to combat racism, strengthened the understanding 
of the inclusion policies of  the themes' of people of African descent in-school educational 
activities, as an urgent need to carry out an integrative education practice for the subject and 
society. As (in) conclusions, he pointed out GruCAA's activities as educational practices, 
considering them as tactics for the preservation of memories, histories, attitudes, and 
especially connections, contextualizing the past, enabling the future, with real characteristics 
of possible continuity, from the valorization of Afro-ancestral practices and the integral 
formation of its members.