Repositório Institucional da UFPI

PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS NA UFPI

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dc.contributor.author CERMEÑO, Lourdes Angélica Pacheco
dc.date.accessioned 2022-09-30T19:57:36Z
dc.date.available 2022-09-30T19:57:36Z
dc.date.issued 2022-09-30
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2876
dc.description Orientador: Prof. Dr. Luís Carlos Sales Examinador interno: Prof. Dr . Francis Musa Boakari Examinadora interna: Profa. Drs. Antônia Edna Brito Examinador externo: Prof. Dr . Luiz Botelho Albuquerque (UFC) Examinador externo: Prof. Dr . João Batistade Albuquerque Figueiredo (UFC) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Nos últimos 10 anos, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) tem firmado convenio com outros países, buscando sua internacionalização. Para isso, tem recebido estudantes estrangeiros do continente africano (desde 2010) e estudantes latino-americanos (desde 2015). Considerando a inexistência de estudos que avaliem o processo de inclusão desses estudantes conveniados na UFPI, foi realizada esta tese, a qual teve como objetivos: analisar o processo de inclusão social dos estudantes estrangeiros de graduação e pós-graduação na UFPI, conhecer os fatores sociais que favorecem ou dificultam o processo de inclusão social dos estudantes estrangeiros, identificar as diferenças culturais que favorecem ou dificultam o processo de inclusão social dos estudantes estrangeiros na UFPI e analisar as reações dos estudantes brasileiros e dos professores em relação a presença de alunos de outras nacionalidades na graduação e na pós-graduação, assim como sua aceitação. Como embasamento teórico, a pesquisa apoiou-se em autores, como Aguado (2003), Bauman (1999), Burity (2006), Da Cunha (2017), entre outros. Optou-se por realizar uma pesquisa de campo de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, utilizou-se, como instrumento, a entrevista semiestruturada; em seguida, os dados foram submetidos a uma analise de conteúdo, conforme Bardin (1977). Os resultados demonstraram que, em alguns casos, as representações sociais partilhadas pelos brasileiros sobre os estudantes colombianos e os originários de países do continente africano dificultam o processo de inclusão social dos estudantes estrangeiros. Ademais, constatou-se que a diversidade cultural, a dificuldade com o idioma português e os problemas de adaptação com a metodologia de ensino utilizada pelos professores brasileiros, tem contribuído para dificultar o processo de inclusão social dos estudantes que fazem parte de convênios internacionais com a UFPI. ABSTRACT: In the last 10 years, the Federal University of Piaui (UFPI) has signed an agreem ent with other countries, seeking its internationalization. In this context, it has received foreign students from the African continent (since 2010) and Latin American students (since 2015). Considering the lack of studies that evaluate the inclusion process of these students enrolled in UFPI, this thesis was carried out, which aimed to analyze the process of social inclusion of foreign undergraduate and graduate students at UFPI, to know the social factors that favor or hinder the process of social inclusion of foreign students, identify the cultural differences that favor or hinder the process of social inclusion of foreign students at UFPI and analyze the reactions of Brazilian students and teachers in relation to the presence of these students of other nationalities in undergraduate and graduate courses, as well as their acceptance. As a theoretical basis, the research was supported by authors such as Aguado (2003), Bauman (1999), Burity (2006), Da Cunha (2017), among others. We chose to conduct a qualitative field research. For data collection, semi-structured interviews were used as an instrument; the data were submitted to a content analysis, according to Bardin (1977). The results showed that, in some cases, the social representations shared by Brazilians about Colombian students and those from countries on the African continent, hamper the process of social inclusion of these foreign students. Furthermore, it was found that cultural diversity, the difficulty with the Portuguese language and the difficulties in adapting to the teaching methodology, used by Brazilian teachers, have contributed to hamper the process of social inclusion of these students who are part of international agreements with the UFPI. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão social pt_BR
dc.subject Estudantes estrangeiros pt_BR
dc.subject Universidade Federal do Piauí pt_BR
dc.subject Social inclusion pt_BR
dc.subject Foreign students pt_BR
dc.title PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS NA UFPI pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

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