Abstract:
RESUMO: Nos últimos 10 anos, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) tem firmado convenio com
outros países, buscando sua internacionalização. Para isso, tem recebido estudantes
estrangeiros do continente africano (desde 2010) e estudantes latino-americanos (desde 2015).
Considerando a inexistência de estudos que avaliem o processo de inclusão desses estudantes
conveniados na UFPI, foi realizada esta tese, a qual teve como objetivos: analisar o processo
de inclusão social dos estudantes estrangeiros de graduação e pós-graduação na UFPI,
conhecer os fatores sociais que favorecem ou dificultam o processo de inclusão social dos
estudantes estrangeiros, identificar as diferenças culturais que favorecem ou dificultam o
processo de inclusão social dos estudantes estrangeiros na UFPI e analisar as reações dos
estudantes brasileiros e dos professores em relação a presença de alunos de outras
nacionalidades na graduação e na pós-graduação, assim como sua aceitação. Como
embasamento teórico, a pesquisa apoiou-se em autores, como Aguado (2003), Bauman
(1999), Burity (2006), Da Cunha (2017), entre outros. Optou-se por realizar uma pesquisa de
campo de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, utilizou-se, como instrumento, a
entrevista semiestruturada; em seguida, os dados foram submetidos a uma analise de
conteúdo, conforme Bardin (1977). Os resultados demonstraram que, em alguns casos, as
representações sociais partilhadas pelos brasileiros sobre os estudantes colombianos e os
originários de países do continente africano dificultam o processo de inclusão social dos
estudantes estrangeiros. Ademais, constatou-se que a diversidade cultural, a dificuldade com o
idioma português e os problemas de adaptação com a metodologia de ensino utilizada pelos
professores brasileiros, tem contribuído para dificultar o processo de inclusão social dos
estudantes que fazem parte de convênios internacionais com a UFPI.
ABSTRACT: In the last 10 years, the Federal University of Piaui (UFPI) has signed an agreem ent with
other countries, seeking its internationalization. In this context, it has received foreign
students from the African continent (since 2010) and Latin American students (since 2015).
Considering the lack of studies that evaluate the inclusion process of these students enrolled
in UFPI, this thesis was carried out, which aimed to analyze the process of social inclusion of
foreign undergraduate and graduate students at UFPI, to know the social factors that favor or
hinder the process of social inclusion of foreign students, identify the cultural differences that
favor or hinder the process of social inclusion of foreign students at UFPI and analyze the
reactions of Brazilian students and teachers in relation to the presence of these students of
other nationalities in undergraduate and graduate courses, as well as their acceptance. As a
theoretical basis, the research was supported by authors such as Aguado (2003), Bauman
(1999), Burity (2006), Da Cunha (2017), among others. We chose to conduct a qualitative
field research. For data collection, semi-structured interviews were used as an instrument; the
data were submitted to a content analysis, according to Bardin (1977). The results showed
that, in some cases, the social representations shared by Brazilians about Colombian students
and those from countries on the African continent, hamper the process of social inclusion of
these foreign students. Furthermore, it was found that cultural diversity, the difficulty with the
Portuguese language and the difficulties in adapting to the teaching methodology, used by
Brazilian teachers, have contributed to hamper the process of social inclusion of these
students who are part of international agreements with the UFPI.