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O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: construção de saberes e reconstrução da prática pedagógica no contexto escolar

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dc.contributor.author MACHADO, Mauricéia Silva da Trindade
dc.date.accessioned 2022-09-30T19:49:46Z
dc.date.available 2022-09-30T19:49:46Z
dc.date.issued 2022-09-30
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2875
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria Divina Ferreira Lima Examinadora externa: Profa. Dra. Betania Leite Ramalho (UFRN) Examinadora interna: Profa. Dra. Josânia Lima Portela Carvalhêdo pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O desenvolvimento profissional é um processo contínuo que deve acontecer ao longo de toda a carreira, sendo necessário um planejamento para nortear essa trajetória. Ele é fundamental para a construção de novos saberes e reconstrução da prática pedagógica. A presente investigação partiu da seguinte questão-problema: quais as contribuições do processo de desenvolvimento profissional de Coordenadores Pedagógicos na construção de saberes para a reconstrução da prática pedagógica no contexto escolar? Estabeleceu-se como objetivo geral analisar as contribuições do processo de desenvolvimento profissional de Coordenadores Pedagógicos na construção de saberes para a reconstrução da prática pedagógica no contexto escolar. Visando ao aprofundamento da temática, propôs-se como objetivos específicos: descrever o processo de desenvolvimento profissional de Coordenadores Pedagógicos; identificar os saberes construídos pelos Coordenadores no processo de desenvolvimento profissional; compreender como os saberes construídos no processo de desenvolvimento profissional contribuem na reconstrução da prática pedagógica de Coordenadores no contexto escolar. As discussões sobre o desenvolvimento profissional fundamentam-se em García (1999), Day (2001), Imbernón (2011), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2003). Quanto aos saberes docentes e à prática pedagógica, as referências são as contribuições de Tardif (2014), Pimenta (2012), Gauthier (2013), Saviani (1996) e Franco (2012). Com relação à coordenação pedagógica, utilizaram-se os pressupostos de Saviani (2008), Placco, Almeida e Souza (2011, 2015), entre outros. A fundamentação metodológica está baseada em Clandinin e Connelly (2015), Bertaux (2010), Ferraroti (2010), Nóvoa (1995), Warschauer (2002, 2017), Brito e Santana (2014), e Passeggi (2008), entre outros autores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa narrativa, com a utilização do método autobiográfico, desenvolvida com a colaboração de oito Coordenadoras Pedagógicas. Para a produção de dados, adotaram-se as Rodas de conversa e o Memorial de Formação. Os dados foram organizados em categorias e subcategorias, e analisados conforme as proposições de Bardin (2016). O campo de investigação foram escolas da educação básica da rede estadual do município de Teresina-Piauí. Os resultados evidenciaram que as Coordenadoras Pedagógicas construíram diversos saberes durante o seu percurso profissional, mediados pelo processo de desenvolvimento profissional, contribuindo para uma atuação mais segura, a tomada de decisões no cotidiano do trabalho, uma prática pedagógica mais inovadora, repercutindo qualitativamente no processo ensino-aprendizagem dos educandos e de todos os que trabalham na instituição, proporcionando a reconstrução de sua prática no âmbito escolar. O desenvolvimento profissional tem ocorrido a partir das necessidades que emergem na prática pedagógica das colaboradoras, por meio de cursos, encontros, formações, bem como reflexão individual e coletiva, oportunizando aprendizagens significativas. ABSTRACT: Professional development is a continuous process that must take place throughout the entire career, requiring planning to guide this trajectory. It is fundamental for the construction of new knowledge and the reconstruction of pedagogical practice. The present investigation started from the following question-problem: what are the contributions of the professional development process of Pedagogical Coordinators in the construction of knowledge for the reconstruction of pedagogical practice in the school context? It was established as a general objective to analyze the contributions of the professional development process of Pedagogical Coordinators in the construction of knowledge for the reconstruction of pedagogical practice in the school context. Aiming to deepen the theme, the following specific objectives were proposed: to describe the professional development process of Pedagogical Coordinators; identify the knowledge built by the Coordinators in the professional development process; understand how the knowledge built in the professional development process contributes to the reconstruction of the coordinators' pedagogical practice in the school context. Di scussions on professional development are based on García (1999), Day (2001), Imbernón (2011), Ramalho, Nuñez and Gauthier (2003). As for teaching knowledge and pedagogical practice, the references are the contributions of Tardif (2014), Pimenta (2012), Gauthier (2013), Saviani (1996) and Franco (2012). Regarding pedagogical coordination, it were used the assumptions of Saviani (2008), Placco, Almeida and Souza (2011, 2015), among others. The methodological basis is based on Clandinin and Connelly (2015), Bertaux (2010), Ferraroti (2010), Nóvoa (1995), Warschauer (2002, 2017), Brito and Santana (2014), and Passeggi (2008), among others authors. It is a qualitative narrative research, using the autobiographical method, developed with the collaboration of eight Pedagogical Coordinators. To produce data, it were adopted conversation circles and the Training Memorial. The data were organized into categories and subcategories and analyzed according to Bardin's propositions (2016). The field of investigation was schools of basic education of the state education network of the municipality of Teresina-Piauí. The results showed that the Pedagogical Coordinators built different knowledge during their professional career, mediated by the professional development process, contributing to a safer performance, decision-making in the daily work, a more innovative pedagogical practice, with a qualitative repercussion in the teaching process-learning of students and all who work at the institution, providing the reconstruction of their practice in the school environment. Professional development has occurred based on the needs that emerge in the collaborators' pedagogical practice, through courses, meetings, training, as well as individual and collective reflection, providing significant learning opportunities. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Desenvolvimento profissional pt_BR
dc.subject Coordenação pedagógica pt_BR
dc.subject Saberes pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Professional development pt_BR
dc.subject Pedagogical Coordination pt_BR
dc.subject Knowledge pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.title O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: construção de saberes e reconstrução da prática pedagógica no contexto escolar pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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