Abstract:
RESUMO: O desenvolvimento profissional é um processo contínuo que deve acontecer ao longo de toda
a carreira, sendo necessário um planejamento para nortear essa trajetória. Ele é fundamental
para a construção de novos saberes e reconstrução da prática pedagógica. A presente
investigação partiu da seguinte questão-problema: quais as contribuições do processo de
desenvolvimento profissional de Coordenadores Pedagógicos na construção de saberes para a
reconstrução da prática pedagógica no contexto escolar? Estabeleceu-se como objetivo geral
analisar as contribuições do processo de desenvolvimento profissional de Coordenadores
Pedagógicos na construção de saberes para a reconstrução da prática pedagógica no contexto
escolar. Visando ao aprofundamento da temática, propôs-se como objetivos específicos:
descrever o processo de desenvolvimento profissional de Coordenadores Pedagógicos;
identificar os saberes construídos pelos Coordenadores no processo de desenvolvimento
profissional; compreender como os saberes construídos no processo de desenvolvimento
profissional contribuem na reconstrução da prática pedagógica de Coordenadores no contexto
escolar. As discussões sobre o desenvolvimento profissional fundamentam-se em García
(1999), Day (2001), Imbernón (2011), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2003). Quanto aos
saberes docentes e à prática pedagógica, as referências são as contribuições de Tardif (2014),
Pimenta (2012), Gauthier (2013), Saviani (1996) e Franco (2012). Com relação à coordenação
pedagógica, utilizaram-se os pressupostos de Saviani (2008), Placco, Almeida e Souza (2011,
2015), entre outros. A fundamentação metodológica está baseada em Clandinin e Connelly
(2015), Bertaux (2010), Ferraroti (2010), Nóvoa (1995), Warschauer (2002, 2017), Brito e
Santana (2014), e Passeggi (2008), entre outros autores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa
narrativa, com a utilização do método autobiográfico, desenvolvida com a colaboração de oito
Coordenadoras Pedagógicas. Para a produção de dados, adotaram-se as Rodas de conversa e o
Memorial de Formação. Os dados foram organizados em categorias e subcategorias, e
analisados conforme as proposições de Bardin (2016). O campo de investigação foram escolas
da educação básica da rede estadual do município de Teresina-Piauí. Os resultados
evidenciaram que as Coordenadoras Pedagógicas construíram diversos saberes durante o seu
percurso profissional, mediados pelo processo de desenvolvimento profissional, contribuindo
para uma atuação mais segura, a tomada de decisões no cotidiano do trabalho, uma prática
pedagógica mais inovadora, repercutindo qualitativamente no processo ensino-aprendizagem
dos educandos e de todos os que trabalham na instituição, proporcionando a reconstrução de
sua prática no âmbito escolar. O desenvolvimento profissional tem ocorrido a partir das
necessidades que emergem na prática pedagógica das colaboradoras, por meio de cursos,
encontros, formações, bem como reflexão individual e coletiva, oportunizando aprendizagens
significativas.
ABSTRACT: Professional development is a continuous process that must take place throughout the entire
career, requiring planning to guide this trajectory. It is fundamental for the construction of
new knowledge and the reconstruction of pedagogical practice. The present investigation
started from the following question-problem: what are the contributions of the professional
development process of Pedagogical Coordinators in the construction of knowledge for the
reconstruction of pedagogical practice in the school context? It was established as a general
objective to analyze the contributions of the professional development process of Pedagogical
Coordinators in the construction of knowledge for the reconstruction of pedagogical practice
in the school context. Aiming to deepen the theme, the following specific objectives were
proposed: to describe the professional development process of Pedagogical Coordinators;
identify the knowledge built by the Coordinators in the professional development process;
understand how the knowledge built in the professional development process contributes to
the reconstruction of the coordinators' pedagogical practice in the school context. Di scussions
on professional development are based on García (1999), Day (2001), Imbernón (2011),
Ramalho, Nuñez and Gauthier (2003). As for teaching knowledge and pedagogical practice,
the references are the contributions of Tardif (2014), Pimenta (2012), Gauthier (2013),
Saviani (1996) and Franco (2012). Regarding pedagogical coordination, it were used the
assumptions of Saviani (2008), Placco, Almeida and Souza (2011, 2015), among others. The
methodological basis is based on Clandinin and Connelly (2015), Bertaux (2010), Ferraroti
(2010), Nóvoa (1995), Warschauer (2002, 2017), Brito and Santana (2014), and Passeggi
(2008), among others authors. It is a qualitative narrative research, using the autobiographical
method, developed with the collaboration of eight Pedagogical Coordinators. To produce
data, it were adopted conversation circles and the Training Memorial. The data were
organized into categories and subcategories and analyzed according to Bardin's propositions
(2016). The field of investigation was schools of basic education of the state education
network of the municipality of Teresina-Piauí. The results showed that the Pedagogical
Coordinators built different knowledge during their professional career, mediated by the
professional development process, contributing to a safer performance, decision-making in
the daily work, a more innovative pedagogical practice, with a qualitative repercussion in the
teaching process-learning of students and all who work at the institution, providing the
reconstruction of their practice in the school environment. Professional development has
occurred based on the needs that emerge in the collaborators' pedagogical practice, through
courses, meetings, training, as well as individual and collective reflection, providing
significant learning opportunities.