Repositório Institucional da UFPI

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ODONTOLOGIA: confetos produzidos por jovens sobre ensino-aprendizagem em saúde bucal coletiva

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author VIANA, Patrícia Ferreira de Sousa
dc.date.accessioned 2022-09-30T19:42:17Z
dc.date.available 2022-09-30T19:42:17Z
dc.date.issued 2022-09-30
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2874
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Shara Jane Holanda Costa Adad Examinadora externa: Profa. Dra. Cláudia Mara de Melo Tavares (UFF) Examinadora externa: Profa. Dra. Ana Kalliny de Sousa Severo (UFRN) Examinadora interna: Profa. Dra. PhD. Francis Musa Boakari Examinadora interna: Profa. Dra. Antônia Edna Brito pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A formação em Odontologia, desde sua institucionalização até os dias atuais, tem testemunhado transformações na sua prática educativa, de mutiladora à restauradora; de curativa à preventiva; de um olhar exclusivo para a doença à promoção da saúde; da boca como foco ao indivíduo no centro do cuidado. Esse movimento, em curso, é influenciado pela implantação de políticas públicas em saúde e educação como a criação do Sistema Único de Saúde e as Diretrizes Curriculares Nacionais, nas quais o indivíduo e a coletividade ocupam lugar de destaque nos processos de cuidado e na formação em saúde. Defende-se a tese de que a Saúde Bucal Coletiva (SBC) é indutora de mudança na graduação de jovens em Odontologia, ao romper com modelo tradicional de formação, pois tem como principal estratégia para o desenvolvimento da ação educativa, o encontro com a comunidade - as pessoas em seu contexto de vida. O ensino-aprendizagem baseado na comunidade é potente e apresenta-se em práticas educativas que não se limitam à boca ou ao domínio de técnicas operatórias. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender o pensamento de jovens discentes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí sobre o processo de ensino-aprendizagem em SBC, a partir do encontro com a comunidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem sociopoética, como método e técnica de produção de dados, apoiada pelo método da Cartografia. A Sociopoética fundamenta-se em cinco princípios: formação do grupo-pesquisador; valorização dos saberes dos participantes do estudo (copesquisadores); pesquisa com o corpo todo; utilização de técnicas artísticas para produção dos dados; e reafirmação da coautoria dos participantes e partilha sensível dos resultados da investigação. A Cartografia orientou os participantes da pesquisa a habitar o território e a adotar uma política de narratividade por meio dos diários cartográficos. Oito jovens graduandos em Odontologia participaram como copesquisadores, reunidos por meio de um curso de extensão, o qual foi decisivo para a formação do grupo-pesquisador. A produção e a análise dos dados pelo método sociopoético ocorreram em quatro movimentos: oficina de negociação, oficina de produção sociopoética dos dados, análise e contra-análise. Aplicou-se a técnica “Inutilezas do percurso”, seguida pela produção artística e pelos relatos das produções. Os dados foram analisados em quatro fases: análise plástica das imagens; análise classificatória dos relatos orais; estudos transversais; e contra -análise, resultando em duas dimensões do pensamento do grupo -pesquisador: a prática educativa do fora e a insuficiência da clínica dentária na formação em Odontologia. Na primeira, destacam-se os confetos (conceitos + afetos): ensino-aprendizagem-sair-do-lugar que vai à campo atrás das pessoas esquecidas; ensino-aprendizagem-percurso-ponte que conecta universidade-comunidade; e ensino-aprendizagem estrada-gratidão-caminho-que-vale-a-pena que permite os discentes habitarem o território, reconhecendo que o lugar da aprendizagem é onde as pessoas estão. Entre os confetos da segunda dimensão, destacam -se: peculiaridade-coisa-da-gente que é o contexto em que o paciente está inserido e que não é valorizada no ensino -aprendizagem-robótico com foco na produtividade e na nota; e o ensino-aprendizagem-limitado que é descontextualizado da realidade social. O grupo-pesquisador apresentou a comunidade como o centro do processo de ensino-aprendizagem em SBC na formação em Odontologia. ABSTRACT: Dentistry education, from its institutionalization to the present day, has witnessed transformations in its educational practice, from mutilator to restorer; from curative to preventive; from an exclusive look at disease to health promotion; of the mouth as focus to the individual in the center of the care. This movement, underway, is influenced by the implementation of public policies on health and education such as the creation of the U nified Health System (SUS) and the National Curriculum Guidelines (DCN), in which the individual and the community occupy a prominent place in the care processes and training in health. It is defended the thesis that Collective Oral Health (SBC) induces change in the graduation of young people in Dentistry, breaking with the traditional model of education, as its main strategy for the development of educational action, the meeting with the community. - the people in your life context. Community-based teaching and learning is powerful and is presented in educational practices that are not limited to the mouth or mastery of operative techniques. Thus, the objective of this work was to understand the thinking of young students of the Dentistry course of the Federal University of Piauí about the teaching-learning process in SBC from the meeting with the community. This is a qualitative research with sociopoetic approach, as a method and technique of data production, supported by the Cartography method. Sociopoetics is based on five principles: formation of the research group; valorization of the knowledge of the study participants (co-researchers); full body research; use of artistic techniques for data production; and reaffirming the co-authorship of participants and sensitive sharing of research results. Cartography guided the research participants to inhabit the territory and to adopt a narrative policy through cartographic diaries. Eight young students in Dentistry participated as co-researchers, gathered through an extension course, which was decisive for the formation of the research group. Data production and analysis by the sociopoetic method occurred in four movements: negotiation workshop, sociopoetic data production workshop, analysis and counter-analysis. The technique “Uselessness of the route” was applied, followed by the artistic production and the reports of the productions. Data were analyzed in four phases: plastic image analysis; classificatory analysis of oral reports; cross-sectional studies; and counter-analysis, resulting in two dimensions of the research group's thinking: the educational pra ctice of the outside and the inadequacy of the dental clinic in dentistry training. In the first, we highlight the “confetos” (concepts + affects): teaching -learning-leaving-the-place goes to the field behind the forgotten people; teaching-learning-bridge-path connects university-community; and road-gratitude-worth-the-way teaching-learning enables students to inhabit the territory, recognizing that the place of learning is where people are. Among the “confetos” of the second dimension, we highlight: peculiarity-thing-of-the-people, which is the context in which the patient is inserted and that is not valued in teaching -learning-robotic focusing on productivity and grade; and limited-teaching-learning, which is decontextualized from social reality. The resea rch group presented the community as the center of the SBC teaching-learning process in dental education. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Saúde bucal coletiva pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Prática educativa pt_BR
dc.subject Sociopoética pt_BR
dc.subject Collective oral health pt_BR
dc.subject Teaching-learning pt_BR
dc.subject Educational practice pt_BR
dc.subject Sociopoetic pt_BR
dc.title PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ODONTOLOGIA: confetos produzidos por jovens sobre ensino-aprendizagem em saúde bucal coletiva pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account