Abstract:
RESUMO: A formação em Odontologia, desde sua institucionalização até os dias atuais, tem testemunhado
transformações na sua prática educativa, de mutiladora à restauradora; de curativa à preventiva;
de um olhar exclusivo para a doença à promoção da saúde; da boca como foco ao indivíduo no
centro do cuidado. Esse movimento, em curso, é influenciado pela implantação de políticas
públicas em saúde e educação como a criação do Sistema Único de Saúde e as Diretrizes
Curriculares Nacionais, nas quais o indivíduo e a coletividade ocupam lugar de destaque nos
processos de cuidado e na formação em saúde. Defende-se a tese de que a Saúde Bucal Coletiva
(SBC) é indutora de mudança na graduação de jovens em Odontologia, ao romper com modelo
tradicional de formação, pois tem como principal estratégia para o desenvolvimento da ação
educativa, o encontro com a comunidade - as pessoas em seu contexto de vida. O ensino-aprendizagem baseado na comunidade é potente e apresenta-se em práticas educativas que não
se limitam à boca ou ao domínio de técnicas operatórias. Assim, o objetivo deste trabalho foi
compreender o pensamento de jovens discentes do curso de Odontologia da Universidade
Federal do Piauí sobre o processo de ensino-aprendizagem em SBC, a partir do encontro com
a comunidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem sociopoética, como
método e técnica de produção de dados, apoiada pelo método da Cartografia. A Sociopoética
fundamenta-se em cinco princípios: formação do grupo-pesquisador; valorização dos saberes
dos participantes do estudo (copesquisadores); pesquisa com o corpo todo; utilização de
técnicas artísticas para produção dos dados; e reafirmação da coautoria dos participantes e
partilha sensível dos resultados da investigação. A Cartografia orientou os participantes da
pesquisa a habitar o território e a adotar uma política de narratividade por meio dos diários
cartográficos. Oito jovens graduandos em Odontologia participaram como copesquisadores,
reunidos por meio de um curso de extensão, o qual foi decisivo para a formação do grupo-pesquisador. A produção e a análise dos dados pelo método sociopoético ocorreram em quatro
movimentos: oficina de negociação, oficina de produção sociopoética dos dados, análise e
contra-análise. Aplicou-se a técnica “Inutilezas do percurso”, seguida pela produção artística e
pelos relatos das produções. Os dados foram analisados em quatro fases: análise plástica das
imagens; análise classificatória dos relatos orais; estudos transversais; e contra -análise,
resultando em duas dimensões do pensamento do grupo -pesquisador: a prática educativa do
fora e a insuficiência da clínica dentária na formação em Odontologia. Na primeira, destacam-se os confetos (conceitos + afetos): ensino-aprendizagem-sair-do-lugar que vai à campo atrás
das pessoas esquecidas; ensino-aprendizagem-percurso-ponte que conecta universidade-comunidade; e ensino-aprendizagem estrada-gratidão-caminho-que-vale-a-pena que permite os
discentes habitarem o território, reconhecendo que o lugar da aprendizagem é onde as pessoas
estão. Entre os confetos da segunda dimensão, destacam -se: peculiaridade-coisa-da-gente que
é o contexto em que o paciente está inserido e que não é valorizada no ensino -aprendizagem-robótico com foco na produtividade e na nota; e o ensino-aprendizagem-limitado que é
descontextualizado da realidade social. O grupo-pesquisador apresentou a comunidade como o
centro do processo de ensino-aprendizagem em SBC na formação em Odontologia.
ABSTRACT: Dentistry education, from its institutionalization to the present day, has witnessed
transformations in its educational practice, from mutilator to restorer; from curative to
preventive; from an exclusive look at disease to health promotion; of the mouth as focus to the
individual in the center of the care. This movement, underway, is influenced by the
implementation of public policies on health and education such as the creation of the U nified
Health System (SUS) and the National Curriculum Guidelines (DCN), in which the individual
and the community occupy a prominent place in the care processes and training in health. It is
defended the thesis that Collective Oral Health (SBC) induces change in the graduation of
young people in Dentistry, breaking with the traditional model of education, as its main strategy
for the development of educational action, the meeting with the community. - the people in your
life context. Community-based teaching and learning is powerful and is presented in
educational practices that are not limited to the mouth or mastery of operative techniques. Thus,
the objective of this work was to understand the thinking of young students of the Dentistry
course of the Federal University of Piauí about the teaching-learning process in SBC from the
meeting with the community. This is a qualitative research with sociopoetic approach, as a
method and technique of data production, supported by the Cartography method. Sociopoetics
is based on five principles: formation of the research group; valorization of the knowledge of
the study participants (co-researchers); full body research; use of artistic techniques for data
production; and reaffirming the co-authorship of participants and sensitive sharing of research
results. Cartography guided the research participants to inhabit the territory and to adopt a
narrative policy through cartographic diaries. Eight young students in Dentistry participated as
co-researchers, gathered through an extension course, which was decisive for the formation of
the research group. Data production and analysis by the sociopoetic method occurred in four
movements: negotiation workshop, sociopoetic data production workshop, analysis and
counter-analysis. The technique “Uselessness of the route” was applied, followed by the artistic
production and the reports of the productions. Data were analyzed in four phases: plastic image
analysis; classificatory analysis of oral reports; cross-sectional studies; and counter-analysis,
resulting in two dimensions of the research group's thinking: the educational pra ctice of the
outside and the inadequacy of the dental clinic in dentistry training. In the first, we highlight
the “confetos” (concepts + affects): teaching -learning-leaving-the-place goes to the field behind
the forgotten people; teaching-learning-bridge-path connects university-community; and road-gratitude-worth-the-way teaching-learning enables students to inhabit the territory, recognizing
that the place of learning is where people are. Among the “confetos” of the second dimension,
we highlight: peculiarity-thing-of-the-people, which is the context in which the patient is
inserted and that is not valued in teaching -learning-robotic focusing on productivity and grade;
and limited-teaching-learning, which is decontextualized from social reality. The resea rch
group presented the community as the center of the SBC teaching-learning process in dental
education.