Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa discute as juventudes, tendo como objeto de estudo a formação cultural escolar das
juventudes e a constituição de suas identidades. Para seu desenvolvimento apresenta a questão: quais
relações são estabelecidas pelos jovens entre sua formação cultural escolar e a co nstituição de suas
identidades? O pressuposto é que os fatores sociais e culturais podem ser decisivos na formação
cultural escolar dos jovens e na constituição de suas identidades, representando a perspectiva de
mudança e possuindo um potencial positivo na revitalização social. Tem como objetivo compreender
os sentidos atribuídos pelos jovens no que concerne à relação entre a formação cultural escolar e a
constituição de suas identidades. Desenvolveu-se pautada na abordagem epistemológica
fenomenológica hermenêutica dando destaque aos princípios das concepções e práticas dos jovens.
Seu referencial teórico fundamenta-se nas discussões de Augé (1999), Barbour (2009), Bourdieu
(1996, 2008), Dayrell (1992, 2006, 2016), Elias (1994), Forquin (2003), Geertz (1989), Husserl (1990 ,
2001), Larrosa (2002, 2006), Matos (2003, 2007), Pais (1997), Silva (2006, 2012), dentre outros. Para
sua efetivação utiliza a metodologia da Entrevista Compreensiva na perspectiva de Kauffmann (2013),
com delineamento dos princípios teóricos metodológicos: da multirreferencialidade (ARDOINO,
1998), da escuta sensível (BARBIER, 1998), do artesanato intelectual (MILLS, 1982, 2009), além da
utilização dos dispositivos de produção de dados: sessões de grupo focal, roteiro da entrevista,
entrevista gravada, perfil dos entrevistados, fichas de interpretação e planos evolutivos. Assim, tem
como principal unidade de referência as falas de um grupo de jovens dos Cursos Técnicos Integrad os
ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMA, Campus Caxias, os
sinais, as imagens, os sentidos de suas experiências e vivências, os quais indicam relações entre a
formação cultural escolar e a constituição de suas identidades, sendo a escuta o momento
potencializador das interpretações. Sua concretização confere maior visibilidade à formação de jovens
que pensem e vivam a realidade como sujeitos participativos, hábeis na leitura do mundo e ativos na
resolução de situações problemas. Por fim, traz à tona não somente a diversidade e multiplicidade de
valores, revelando a singularidade de cada um deles, contribuindo para a formação cultural escolar das
juventudes, construindo uma compreensão do ser jovem em relação às formas de ser e estar no mundo.
ABSTRACT: This research discusses the young people, having as a study object the cultural school formation of
young people and the constitution of their identities. For its development it presents the question:
which relations are established by young people between their cultural school formation and the
constitution of their identities? The assumption is that the social and cultural factors may be crucial in
the cultural school formation of young people in the constitution of their identities by representing the
perspective of change and having a positive potential in social revitalization. It aims to understand the
meanings given by the young people regarding the relation between the cultural school formation and
the constitution of their identities. It was developed in line with the hermeneutic phenomenological
epistemological approach highlighting the conceptions’ principles and young people’s practices. Its
theoretical background was based on the discussions by Augé (1999), Barbour (2009), Bourdieu
(1996, 2008), Dayrell (1992, 2006, 2016), Elias (1994), Forquin (2003), Geertz (1989), Husserl (1990 ,
2001), Larrosa (2002, 2006), Matos (2003, 2007), Pais (1997), Silva (2006, 2012), an d among others.
For its achievement it is used the Comprehensive Interview methodology by Kauffmann (2013), with
the delineation of the theoretical and methodological principles: the multi -referential nature
(ARDOINO, 1998), the sensitive listening (BARBIER, 1998), the intellectual craft (MILLS, 1982,
2009), besides the use of data production devices: focal groups sessions, interview script, recorded
interview, interviewee’s profile, interpretation sheets and plans of evaluation. Therefore, it has as main
reference unit the speeches of young people from the Technical Courses integrated to Hig h School
from the Federal Institute of Education. Science and Technology – (IFMA) Caxias Campus, the signs,
the images, the senses of their experiences and livings which indicate relations between the cultural
school formation and the constitution of their identities where the listening is the moment to enhance
the interpretations. Its realization brings more visibility to the formation of young people who think
and live reality as participating individuals, skilled at reading the world and active in resolution of
situations with problems. Finally, it elicits not only the diversity and multiplicity of values revealing
the singularity of each of them contributing to the cultural school formation o f young people building
a comprehension of what it feels like to be a young person in relation to the ways of being on the
world.