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RELAÇÕES DE GÊNERO EM PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO MÉDIO: contribuições para uma cultura de paz

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dc.contributor.author LAURENTINO, Maria da Cruz Soares da Cunha
dc.date.accessioned 2022-09-29T20:59:41Z
dc.date.available 2022-09-29T20:59:41Z
dc.date.issued 2022-09-29
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2871
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria do Carmo Alves do Bomfim Examinadora externa ao programa: Profa. Dra. Lívia Fernandes Nery da Silva Examinadora externa ao programa: Profa. Dra. Rita de Cássia Cronemberger Sobral Examinadora externa: Profa. Dra. Algemira de Macêdo Mendes (UESPI) Examinadora interna: Profa. Dra. Jane Bezerra de Sousa Examinadora interna: Profa. Dra. Maria da Glória Soares Barbosa Lima Examinador suplente: Prof. Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar os processos de relações de gênero estabelecidos nas práticas educativas entre docentes, discentes e equipe gestora de uma escola estadual do Ensino Médio em Tempo Integral, em Teresina-PI. Em decorrência, apresenta os seguintes objetivos específicos: a) identificar aspectos que afetam as relações de gênero no espaço da escola; b) descrever práticas educativas como forma de enfrentamento às violências nas relações de gênero e como forma de construção de cultura de paz; c) verificar os desafios que se apresentam ao enfrentamento às violências nas relações de gênero e para a promoção de cultura de paz. Caracteriza-se como uma investigação de natureza sociocultural, com abordagem qualitativa, para a qual, dentre as modalidades metodológicas, elege-se a metodologia feminista. Nessa perspectiva, define-se como objeto de estudo “As relações de gênero na escola”, com base no seguinte problema: como as relações de gênero vêm se estabelecendo no espaço escolar? Em estudos realizados por vários teóricos, como, por exemplo, Beauvoir (1967,1969), Scott (1995), Lasmar (1996), Safioti (1999), Jares (2002), Butler (2003, 2011), Santos, Meneses e Nunes (2005), Auad (2006), Guimarães (2007), Bandeira; Melo (2010), Louro (2012), Quijano (2010), Silva (2010), Bomfim (2011), Bourdieu (2014), Capra (2014), Foucault (2014) e outros, são registradas concepções e problemáticas no campo do gênero que afetam os aprendizados de crianças e jovens quanto aos conhecimentos no âmbito das convivências e das áreas técnicas dos saberes historicamente acumulados. Metodologicamente, foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: a) revisão bibliográfica acerca das temáticas “violências”, “gênero” e “cultura de paz”; b) entrevista semiestruturada, com professores, alunos, gestoras; c) observação para aprofundar algumas questões; d) diário de campo. Após pesquisas teórica e empírica, os resultados foram agrupados em dois eixos de análises: (1) Relações de Gênero e Poder – em que foi possível perceber que as relações de gênero na escola ainda são marcadas por relações de poder, permeadas por violências simbólicas; (2) Relações de Gênero e Cultura de Paz nas práticas educativas, em que se evidencia que as atividades desenvolvidas no CEMTI contribuem para o enfrentamento à reprodução de práticas opressoras e às desigualdades sociais, primando, mesmo que indiretamente, a construção de uma cultura de paz. ABSTRACT: This present research has as main objective to analyze the processes of gender relations that has been established between teachers and the management staff of a state school of High School Full-Time, located in the south of Teresina. Specifically, we aim to a) capture positive values cultivated in gender relations built between teachers and management staff of the scho ol in the study; b) identify issues that affect gender relations on the school premises to be searched; c) disclose the conflict mediation experiences promoting the construction of new positive values; d) Exercising experiences of conflict mediation with the co-participants of the research in order to develop a culture of peace plan in the school und er study. To achieve these objectives, this research proposal is a socio cultural research with a qualitative approach to which of the methodological procedures, we elect feminist methodology. In this perspective, we define the object of study: Teacher tra ining and management team as part of gender relations in the daily school space, working conflict mediation as a strategy to ease the exercise of educational practices Culture of Peace builders Why develop. Research in the field of gender relations at school with the practice of conflict mediation? In studies conducted by various theorists, like Bomfim (2011), Giroux (2003), Gomes (2010), Silva (2010), Auad (2006), Guimarães (2007) Debarbieux (1998), Guimarães (2007), Jares (2002), Scott (1995), Butler (2003, 2011), Safioti (1999), Blonde (2012), Flag; Melo (2010), Beauvoir (1967.1969), Lasmar (1996) Quijano (2010), Santos, Meneses and Nunes (2005) Capra (2014), Bourdieu (2014), Foucault (2014) and other theorists are recorded / the concepts and issues on gender issues that affect the learning of children and young people as the knowledge in the context of cohabitation and the technical areas of knowledge historically accumulated. Here is a hypothesis: If they are found, daily facts that affect the relations between men and women, women and women, men and men - hetero and LGBT people - who live in schools, as people and as professionals, even to the violent practices, and scientifically proven to harm in addition to cohabitation, teaching practice and student learning, it is possible to admit that there are gap s in teaching and management training, as the understanding of gender and the exercise of conflict mediation, way of coping and overcoming problems of violence. To achieve this exercise, we use the following data collection instruments: literature review about the theme of violence, gender, conflict mediation, peace culture; participant observation, thematic workshops to deepen some issues and field diary. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject Relações de gênero pt_BR
dc.subject Cultura de paz pt_BR
dc.subject Gender relationships pt_BR
dc.subject Educational practices pt_BR
dc.subject Culture of peace pt_BR
dc.title RELAÇÕES DE GÊNERO EM PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO MÉDIO: contribuições para uma cultura de paz pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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