Abstract:
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar os processos de relações de
gênero estabelecidos nas práticas educativas entre docentes, discentes e equipe
gestora de uma escola estadual do Ensino Médio em Tempo Integral, em Teresina-PI. Em decorrência, apresenta os seguintes objetivos específicos: a) identificar
aspectos que afetam as relações de gênero no espaço da escola; b) descrever
práticas educativas como forma de enfrentamento às violências nas relações de
gênero e como forma de construção de cultura de paz; c) verificar os desafios que
se apresentam ao enfrentamento às violências nas relações de gênero e para a
promoção de cultura de paz. Caracteriza-se como uma investigação de natureza
sociocultural, com abordagem qualitativa, para a qual, dentre as modalidades
metodológicas, elege-se a metodologia feminista. Nessa perspectiva, define-se
como objeto de estudo “As relações de gênero na escola”, com base no seguinte
problema: como as relações de gênero vêm se estabelecendo no espaço escolar?
Em estudos realizados por vários teóricos, como, por exemplo, Beauvoir
(1967,1969), Scott (1995), Lasmar (1996), Safioti (1999), Jares (2002), Butler (2003,
2011), Santos, Meneses e Nunes (2005), Auad (2006), Guimarães (2007), Bandeira;
Melo (2010), Louro (2012), Quijano (2010), Silva (2010), Bomfim (2011), Bourdieu
(2014), Capra (2014), Foucault (2014) e outros, são registradas concepções e
problemáticas no campo do gênero que afetam os aprendizados de crianças e
jovens quanto aos conhecimentos no âmbito das convivências e das áreas técnicas
dos saberes historicamente acumulados. Metodologicamente, foram utilizados os
seguintes instrumentos de coleta de dados: a) revisão bibliográfica acerca das
temáticas “violências”, “gênero” e “cultura de paz”; b) entrevista semiestruturada,
com professores, alunos, gestoras; c) observação para aprofundar algumas
questões; d) diário de campo. Após pesquisas teórica e empírica, os resultados
foram agrupados em dois eixos de análises: (1) Relações de Gênero e Poder – em
que foi possível perceber que as relações de gênero na escola ainda são marcadas
por relações de poder, permeadas por violências simbólicas; (2) Relações de
Gênero e Cultura de Paz nas práticas educativas, em que se evidencia que as
atividades desenvolvidas no CEMTI contribuem para o enfrentamento à reprodução
de práticas opressoras e às desigualdades sociais, primando, mesmo que
indiretamente, a construção de uma cultura de paz.
ABSTRACT: This present research has as main objective to analyze the processes of gender
relations that has been established between teachers and the management staff of a
state school of High School Full-Time, located in the south of Teresina. Specifically,
we aim to a) capture positive values cultivated in gender relations built between
teachers and management staff of the scho ol in the study; b) identify issues that
affect gender relations on the school premises to be searched; c) disclose the conflict
mediation experiences promoting the construction of new positive values; d)
Exercising experiences of conflict mediation with the co-participants of the research
in order to develop a culture of peace plan in the school und er study. To achieve
these objectives, this research proposal is a socio cultural research with a qualitative
approach to which of the methodological procedures, we elect feminist methodology.
In this perspective, we define the object of study: Teacher tra ining and management
team as part of gender relations in the daily school space, working conflict mediation
as a strategy to ease the exercise of educational practices Culture of Peace builders
Why develop. Research in the field of gender relations at school with the practice of
conflict mediation? In studies conducted by various theorists, like Bomfim (2011),
Giroux (2003), Gomes (2010), Silva (2010), Auad (2006), Guimarães (2007)
Debarbieux (1998), Guimarães (2007), Jares (2002), Scott (1995), Butler (2003,
2011), Safioti (1999), Blonde (2012), Flag; Melo (2010), Beauvoir (1967.1969),
Lasmar (1996) Quijano (2010), Santos, Meneses and Nunes (2005) Capra (2014),
Bourdieu (2014), Foucault (2014) and other theorists are recorded / the concepts and
issues on gender issues that affect the learning of children and young people as the
knowledge in the context of cohabitation and the technical areas of knowledge
historically accumulated. Here is a hypothesis: If they are found, daily facts that affect
the relations between men and women, women and women, men and men - hetero
and LGBT people - who live in schools, as people and as professionals, even to the
violent practices, and scientifically proven to harm in addition to cohabitation,
teaching practice and student learning, it is possible to admit that there are gap s in
teaching and management training, as the understanding of gender and the exercise
of conflict mediation, way of coping and overcoming problems of violence. To
achieve this exercise, we use the following data collection instruments: literature
review about the theme of violence, gender, conflict mediation, peace culture;
participant observation, thematic workshops to deepen some issues and field diary.