Repositório Institucional da UFPI

A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: dimensões estruturantes da prática educativa

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author CARVALHO, Silmara Bezerra Paz
dc.date.accessioned 2022-09-29T18:49:33Z
dc.date.available 2022-09-29T18:49:33Z
dc.date.issued 2022-09-29
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2870
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria da Glória Carvalho Moura Examinadora interna: Profa. Dra. Antonia Dalva França Carvalho Examinadora externa: Profa. Dra. Lya Raquel Oliveira dos Santos pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O estudo apresenta uma pesquisa sobre a dimensão estruturante da prática educativa e os desafios do ensino da Matemática, objeto de estudo investigado. Vincula-se à linha de pesquisa: Formação de professores e prática da docência do Programa de Pós-graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí. Analisa as narrativas e as concepções dos participantes e, para ser desenvolvida, contou com a participação da equipe gestora e de professores da rede municipal de ensino de Alto Longá, Piauí, Brasil. O referencial teórico metodológico configura-se como pesquisa qualitativa do tipo descritiva com abordagem narrativa. O interesse por esse estudo veio a partir de uma percepção da Educação Matemática como parte da vida humana e de que os avanços no campo da formação do professor de Matemática têm exigido o desenvolvimento constante de novas estratégias de ensino fundamentadas em saberes e conhecimentos que impõem aos processos formativos maiores desafios sobre a prática educativa desenvolvida no contexto escolar. Essa inquietação de u origem à questão norteadora do estudo: Como o professor de matemática articula as dimensões estruturantes da prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental para viabilizar a aprendizagem? Teve como objetivo geral: compreender as dimensões estr uturantes da prática educativa para o ensino e a aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental; e especificamente: identificar as concepções dos professores sobre as dimensões estruturantes da prática educativa; investigar as dimensõe s estruturantes da prática educativa utilizadas no ensino de matemática; analisar como são exploradas as dimensões estruturantes da prática educativa na sala de aula e sua articulação com a aprendizagem dos alunos. Fundamenta-se teoricamente e metodologicamente nas ideias de André e Luck (2020), Cresweel (2014), D’Ambrósio (1999, 2001, 2012), Denzin e Lincoln (2016), Figueiredo e Lima (2020), Fiorentini (2020), Franco (2008), Freire (1987, 1996), Imbernón (2009), Melo e Urbanetz (2012), Mendes (2013, 2020), Muniz (2021), Nacarato e Passos (2018), Nóvoa (1989, 2001), Sarmento (2017), Skovsmose (2014), Sousa (2015), Tardif e Lessard (2008, 2011), Yin (2016), Zabala (1998), entre outros. Para produção das informações, os instrumentos aplicados aos participantes foram o questionário e a entrevista narrativa. Os dados foram organizados em categorias, segundo Bardin (2016), com contribuições do software de análise lexical IRAMUTEQ, e interpretados utilizando a técnica da análise do discurso fundamentada em Fiorin (2018), Maingueneau (2015), Orlandi (2020), dentre outros. Os resultados enfatizados pelos participantes, revelam a necessidade de formação continuada permanente, como essencial para se desenvolver uma prática educativa eficaz, pautada em discussões e trocas de experiências sobre teorias e estratégias de ensino. Diante disso, apresenta -se como necessidade a formação contínua para os professores de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental, pautada em uma visão mais crítica, criativa e ampliada da Educação Matemática, por meio do trabalho colaborativo e reflexivo das práticas e das ações coletivas, que viabilizem o ensino e aprendizagem dos alunos e que possibilite as intervenções possíveis, considerando as mais diversas dimensões estruturantes da prática educativa e o contexto de atuação. ABSTRACT: The study presents research on the structuring dimension of educational practice and the challenges of teaching Mathematics, an object of investigated study. It is linked to the line of research: Teacher training and teaching practice in the Graduate Program in Education and the Interdisciplinary Center for Research in Curriculum Practices and Training of Education Professionals (NIPPC), at the Federal University of Piauí. It analyzes the narratives and conceptions of the participants and, in order to be developed, it had the partici pation of the management team and teachers from the municipal education system in Alto Longá, Piauí, Brazil. The methodological theoretical framework is configured as qualitative descriptive research with a narrative approach. The interest in this study came from a perception of Mathematics Education as part of human life and that advances in the field of Mathematics teacher training have required the constant development of new teaching strategies based on knowledge and knowledge that they impose on formative processes major challenges on the educational practice developed in the school context. This concern gave rise to the study's guiding question: How does the mathematics teacher articulate the structuring dimensions of educational practice in the early years of elementary school to enable learning? Its general objective was: to understand the structural dimensions of educational practice for teaching and learning Mathematics in the early years of elementary school; and specifically: to identify teachers' conceptions about the structuring dimensions of educational practice; investigate the structural dimensions of educational practice used in teaching mathematics; analyze how the structuring dimensions of educational practice in the classroom are explored and their articulation with student learning. It is theoretically and methodologically based on the ideas of André and Luck (2020), Cresweel (2014), D'Ambrósio (1999, 2001, 2012), Denzin and Lincoln (2016), Figueiredo and Lima (2020), Fiorentini (2020) , Franco (2008), Freire (1987, 1996), Imbernón (2009), Melo and Urbanetz (2012), Mendes (2013, 2020), Muniz (2021), Nacarato and Passos (2018), Nóvoa (1989, 2001), Sarmento (2017), Skovsmose (2014), Sousa (2015), Tardif and Lessard (2008, 2011), Yin (2016), Zabala (1998), among others. For the production of information, the instruments applied to the participants were the questionnaire and the narrative interview. Data were organized into categories, according to Bardin (2016), with contributions from the lexical analysis software IRAMUTEQ, and interpreted using the technique of discourse analysis based on Fiorin (2018), Maingueneau (2015), Orlandi (2020), among others. The results emphasized by the participants reveal the need for permanent continuing education, as essential to develop an effective educational practice, based on discussions and exchange of experiences on theories and teaching strategies. Therefore, it is necessary to provide continuous training for mathematics teachers in the early years of elementary school, based on a more critical, creative and expanded view of Mathematics Education, through collaborative and reflective work on practices and collective actions, which enable the teaching and learning of students and enable possible interventio ns considering the most diverse structural dimensions of educational practice and the context of action. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação - Matemática pt_BR
dc.subject Matemática - Anos iniciais pt_BR
dc.subject Professor - Formação continuada pt_BR
dc.subject Dimensões da prática educativa pt_BR
dc.subject Mathematics - Education pt_BR
dc.subject Mathematics - Early years pt_BR
dc.subject Education - Continuing teacher pt_BR
dc.subject Dimensions of educational practice pt_BR
dc.title A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: dimensões estruturantes da prática educativa pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account