Abstract:
RESUMO: O estudo apresenta uma pesquisa sobre a dimensão estruturante da prática educativa e os
desafios do ensino da Matemática, objeto de estudo investigado. Vincula-se à linha de pesquisa:
Formação de professores e prática da docência do Programa de Pós-graduação em Educação e
ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da
Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí. Analisa as narrativas e as concepções
dos participantes e, para ser desenvolvida, contou com a participação da equipe gestora e de
professores da rede municipal de ensino de Alto Longá, Piauí, Brasil. O referencial teórico
metodológico configura-se como pesquisa qualitativa do tipo descritiva com abordagem
narrativa. O interesse por esse estudo veio a partir de uma percepção da Educação Matemática
como parte da vida humana e de que os avanços no campo da formação do professor de
Matemática têm exigido o desenvolvimento constante de novas estratégias de ensino
fundamentadas em saberes e conhecimentos que impõem aos processos formativos maiores
desafios sobre a prática educativa desenvolvida no contexto escolar. Essa inquietação de u
origem à questão norteadora do estudo: Como o professor de matemática articula as dimensões
estruturantes da prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental para viabilizar a
aprendizagem? Teve como objetivo geral: compreender as dimensões estr uturantes da prática
educativa para o ensino e a aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do ensino
fundamental; e especificamente: identificar as concepções dos professores sobre as dimensões
estruturantes da prática educativa; investigar as dimensõe s estruturantes da prática educativa
utilizadas no ensino de matemática; analisar como são exploradas as dimensões estruturantes
da prática educativa na sala de aula e sua articulação com a aprendizagem dos alunos.
Fundamenta-se teoricamente e metodologicamente nas ideias de André e Luck (2020),
Cresweel (2014), D’Ambrósio (1999, 2001, 2012), Denzin e Lincoln (2016), Figueiredo e Lima
(2020), Fiorentini (2020), Franco (2008), Freire (1987, 1996), Imbernón (2009), Melo e
Urbanetz (2012), Mendes (2013, 2020), Muniz (2021), Nacarato e Passos (2018), Nóvoa (1989,
2001), Sarmento (2017), Skovsmose (2014), Sousa (2015), Tardif e Lessard (2008, 2011), Yin
(2016), Zabala (1998), entre outros. Para produção das informações, os instrumentos aplicados
aos participantes foram o questionário e a entrevista narrativa. Os dados foram organizados em
categorias, segundo Bardin (2016), com contribuições do software de análise lexical
IRAMUTEQ, e interpretados utilizando a técnica da análise do discurso fundamentada em
Fiorin (2018), Maingueneau (2015), Orlandi (2020), dentre outros. Os resultados enfatizados
pelos participantes, revelam a necessidade de formação continuada permanente, como essencial
para se desenvolver uma prática educativa eficaz, pautada em discussões e trocas de
experiências sobre teorias e estratégias de ensino. Diante disso, apresenta -se como necessidade
a formação contínua para os professores de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental,
pautada em uma visão mais crítica, criativa e ampliada da Educação Matemática, por meio do
trabalho colaborativo e reflexivo das práticas e das ações coletivas, que viabilizem o ensino e
aprendizagem dos alunos e que possibilite as intervenções possíveis, considerando as mais
diversas dimensões estruturantes da prática educativa e o contexto de atuação.
ABSTRACT: The study presents research on the structuring dimension of educational practice and the
challenges of teaching Mathematics, an object of investigated study. It is linked to the line of
research: Teacher training and teaching practice in the Graduate Program in Education and the
Interdisciplinary Center for Research in Curriculum Practices and Training of Education
Professionals (NIPPC), at the Federal University of Piauí. It analyzes the narratives and
conceptions of the participants and, in order to be developed, it had the partici pation of the
management team and teachers from the municipal education system in Alto Longá, Piauí,
Brazil. The methodological theoretical framework is configured as qualitative descriptive
research with a narrative approach. The interest in this study came from a perception of
Mathematics Education as part of human life and that advances in the field of Mathematics
teacher training have required the constant development of new teaching strategies based on
knowledge and knowledge that they impose on formative processes major challenges on the
educational practice developed in the school context. This concern gave rise to the study's
guiding question: How does the mathematics teacher articulate the structuring dimensions of
educational practice in the early years of elementary school to enable learning? Its general
objective was: to understand the structural dimensions of educational practice for teaching and
learning Mathematics in the early years of elementary school; and specifically: to identify
teachers' conceptions about the structuring dimensions of educational practice; investigate the
structural dimensions of educational practice used in teaching mathematics; analyze how the
structuring dimensions of educational practice in the classroom are explored and their
articulation with student learning. It is theoretically and methodologically based on the ideas of
André and Luck (2020), Cresweel (2014), D'Ambrósio (1999, 2001, 2012), Denzin and Lincoln
(2016), Figueiredo and Lima (2020), Fiorentini (2020) , Franco (2008), Freire (1987, 1996),
Imbernón (2009), Melo and Urbanetz (2012), Mendes (2013, 2020), Muniz (2021), Nacarato
and Passos (2018), Nóvoa (1989, 2001), Sarmento (2017), Skovsmose (2014), Sousa (2015),
Tardif and Lessard (2008, 2011), Yin (2016), Zabala (1998), among others. For the production
of information, the instruments applied to the participants were the questionnaire and the
narrative interview. Data were organized into categories, according to Bardin (2016), with
contributions from the lexical analysis software IRAMUTEQ, and interpreted using the
technique of discourse analysis based on Fiorin (2018), Maingueneau (2015), Orlandi (2020),
among others. The results emphasized by the participants reveal the need for permanent
continuing education, as essential to develop an effective educational practice, based on
discussions and exchange of experiences on theories and teaching strategies. Therefore, it is
necessary to provide continuous training for mathematics teachers in the early years of
elementary school, based on a more critical, creative and expanded view of Mathematics
Education, through collaborative and reflective work on practices and collective actions, which
enable the teaching and learning of students and enable possible interventio ns considering the
most diverse structural dimensions of educational practice and the context of action.