Repositório Institucional da UFPI

O PERFIL FORMATIVO DOS DOCENTES DE FÍSICA NO PIAUÍ: um estudo longitudinal

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Denilson Pereira da
dc.date.accessioned 2022-09-29T18:38:01Z
dc.date.available 2022-09-29T18:38:01Z
dc.date.issued 2022-09-29
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2869
dc.description Orientador: Prof. Dr. Luís Carlos Sales Examinador externo: Prof. Dr. José Marcelino de Rezende Pinto (USP) Examinador externo: Profa. Dra. Emanoela Moreira Maciel (IFPI) Examinadora interna: Profa. Dra. Rosana Evangelista da Cruz Examinador interno: Prof. Dr. Antônio de Pádua Carvalho Lopes pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A tese investigou o perfil formativo dos professores de Física que atuam no ensino médio no estado do Piauí, após uma década de criação e expansão do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPT), regulamentadas pelo Decreto Presidencial nº 6093/07 e pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, respectivamente. Nessa perspectiva, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) faz parte do REUNI, ao passo que o Instituto Federal do Piauí (IFPI), da RFEPT. Para a realização do estudo, optou-se pela abordagem quali-quantitativa, sendo uma pesquisa descritivo-analítica, documental e bibliográfica, mediante levantamentos de dados secundários sobre o quantitativo de turmas e docentes que atuam no ensino médio no estado do Piauí, nos anos d e 2008 a 2017, tendo como fonte de dados os Microdados do Censo Escolar da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (INEP). Para a extração dos dados, utilizou-se o Programa Statistical Package for the Social Siences (SPSS). O embasamento teórico da pesquisa pauta-se, principalmente, em Ferreira (2011), Gatti (2008, 2009, 2010, 2012, 2019), Libâneo (2015), Maués (2003, 2008), Pinto (2014), Orsano (2016). Ademais, realizou-se levantamento do número de oferta de vagas, além de ingressantes e número de formandos das IES ofertantes dos Cursos de Licenciatura Plena e Bacharelado em Física no estado do Piauí, atinentes aos anos de 2008 a 2017. Os números revelaram que há ingressos de novos alunos no Curso de Física em número satisfatório em todas as IES que o ofertam no estado; que a evasão e o baixo número de formados são uma constante; que há carência de professores com formação em Física para atuação nas redes pública e privada, denotando a falta de atratividade para a profissão docente e continuidade na tendência de escassez de professores. Apesar disso, assimilou -se um avanço em relação ao número de docentes com Licenciatura Plena em Física, comparando o ano de 2008, após a criação do REUNI e da RFEPT, com a dé cada seguinte, especificamente o ano de 2017. Todavia, esse avanço ainda se mostra distante da meta proposta pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e da exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), revelando, ainda, o crescimento no número de docentes com especialização e mestrado no comparativo de uma década. ABSTRACT: The dissertation investigated the formative profile of physics teachers working in high school in the state of Piauí, after a decade of creation and expansion of the Support Program for Federal University Restructuring and Expansion Plans (REUNI), and of the Federal Education Network Professional, Scientific and Technological (RFEPT), regulated by Presidential Decree Nº 6093/07 and Law Nº 11.892, of December 29, 2008, respectively. In this perspective, the Federal University of Piauí (UFPI) is part of REUNI, while the Federal Institute of Piauí (IFPI) is part of RFEPT. To carry out the study, we opted for the qualitative and quantitative approach, being a descriptive-analytical, documentary and bibliographic research, through surveys of secondary data on the number of classes and teachers who work in high school in the state of Piauí, in the years from 2008 to 2017, having as data source the Microdata from the Basic Education School Census of the National Institute of Educational Studies and Research “Anísio Teixeira” (INEP). For data extraction, it was used the Statistical Package for the Social Siences Program (SPSS). The theoretical basis of the research is mainly based on Ferreira (2011), Gatti (2008, 2009, 2010, 2012, 2019), Libâneo (2015), Maués (2003, 2008), Pinto (2014), Orsano (2016). In addition, a survey was made of the number of vacancies offered, in addition to the number of entrants and graduates of the Higher Education Institution (HEI) offering Full Degree and Bachelor’s Degree of Physics courses in the state of Piauí, from 2008 to 2017. The numbers revealed that there are enrollment of new students in the Physics Course in a satisfactory number in all the HEIs that offer it in the state; that evasion and the low number of graduates are a constant; that there is a lack of teachers with a background in Physics to work in the public and private networks, denoting the lack of attractiveness for the teaching profession and continuity in the trend of teacher shortages. Despite this, an improvement has been assimilated in relation to the number of professors with a Full Degree in Physics, comparing the year 2008, after the creation of REUNI and RFEPT, with the following decade, specifically the year 2017. However, this advance it is still far from the goal proposed by the National Education Plan (PNE) and the requirement of the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB), also revealing the growth in the number of professors with specialization and master's degree in the comparison of a decade. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Perfil formativo pt_BR
dc.subject Política educacional pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject REUNI pt_BR
dc.subject RFEPT pt_BR
dc.subject Formative profile pt_BR
dc.subject Educational politics pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.title O PERFIL FORMATIVO DOS DOCENTES DE FÍSICA NO PIAUÍ: um estudo longitudinal pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account