Abstract:
RESUMO: A tese investigou o perfil formativo dos professores de Física que atuam no
ensino médio no estado do Piauí, após uma década de criação e expansão do
Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades
Federais (REUNI), e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e
Tecnológica (RFEPT), regulamentadas pelo Decreto Presidencial nº 6093/07 e pela
Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, respectivamente. Nessa perspectiva, a
Universidade Federal do Piauí (UFPI) faz parte do REUNI, ao passo que o Instituto
Federal do Piauí (IFPI), da RFEPT. Para a realização do estudo, optou-se pela
abordagem quali-quantitativa, sendo uma pesquisa descritivo-analítica, documental e
bibliográfica, mediante levantamentos de dados secundários sobre o quantitativo de
turmas e docentes que atuam no ensino médio no estado do Piauí, nos anos d e 2008
a 2017, tendo como fonte de dados os Microdados do Censo Escolar da Educação
Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”
(INEP). Para a extração dos dados, utilizou-se o Programa Statistical Package for the
Social Siences (SPSS). O embasamento teórico da pesquisa pauta-se,
principalmente, em Ferreira (2011), Gatti (2008, 2009, 2010, 2012, 2019), Libâneo
(2015), Maués (2003, 2008), Pinto (2014), Orsano (2016). Ademais, realizou-se
levantamento do número de oferta de vagas, além de ingressantes e número de
formandos das IES ofertantes dos Cursos de Licenciatura Plena e Bacharelado em
Física no estado do Piauí, atinentes aos anos de 2008 a 2017. Os números revelaram
que há ingressos de novos alunos no Curso de Física em número satisfatório em todas
as IES que o ofertam no estado; que a evasão e o baixo número de formados são uma
constante; que há carência de professores com formação em Física para atuação nas
redes pública e privada, denotando a falta de atratividade para a profissão docente e
continuidade na tendência de escassez de professores. Apesar disso, assimilou -se
um avanço em relação ao número de docentes com Licenciatura Plena em Física,
comparando o ano de 2008, após a criação do REUNI e da RFEPT, com a dé cada
seguinte, especificamente o ano de 2017. Todavia, esse avanço ainda se mostra
distante da meta proposta pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e da exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), revelando, ainda, o
crescimento no número de docentes com especialização e mestrado no comparativo
de uma década.
ABSTRACT: The dissertation investigated the formative profile of physics teachers working in high
school in the state of Piauí, after a decade of creation and expansion of the Support
Program for Federal University Restructuring and Expansion Plans (REUNI), and of
the Federal Education Network Professional, Scientific and Technological (RFEPT),
regulated by Presidential Decree Nº 6093/07 and Law Nº 11.892, of December 29,
2008, respectively. In this perspective, the Federal University of Piauí (UFPI) is part of
REUNI, while the Federal Institute of Piauí (IFPI) is part of RFEPT. To carry out the
study, we opted for the qualitative and quantitative approach, being a descriptive-analytical, documentary and bibliographic research, through surveys of secondary data
on the number of classes and teachers who work in high school in the state of Piauí,
in the years from 2008 to 2017, having as data source the Microdata from the Basic
Education School Census of the National Institute of Educational Studies and
Research “Anísio Teixeira” (INEP). For data extraction, it was used the Statistical
Package for the Social Siences Program (SPSS). The theoretical basis of the research
is mainly based on Ferreira (2011), Gatti (2008, 2009, 2010, 2012, 2019), Libâneo
(2015), Maués (2003, 2008), Pinto (2014), Orsano (2016). In addition, a survey was
made of the number of vacancies offered, in addition to the number of entrants and
graduates of the Higher Education Institution (HEI) offering Full Degree and Bachelor’s
Degree of Physics courses in the state of Piauí, from 2008 to 2017. The numbers
revealed that there are enrollment of new students in the Physics Course in a
satisfactory number in all the HEIs that offer it in the state; that evasion and the low
number of graduates are a constant; that there is a lack of teachers with a background
in Physics to work in the public and private networks, denoting the lack of
attractiveness for the teaching profession and continuity in the trend of teacher
shortages. Despite this, an improvement has been assimilated in relation to the number
of professors with a Full Degree in Physics, comparing the year 2008, after the creation
of REUNI and RFEPT, with the following decade, specifically the year 2017. However,
this advance it is still far from the goal proposed by the National Education Plan (PNE)
and the requirement of the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB), also revealing the growth in the number of professors with specialization and master's
degree in the comparison of a decade.