Abstract:
RESUMO: Esta dissertação,  que aborda os "exemplos ético-motivacionais" no exercício diário do 
docente como “terapia” no enfrentamento às  adversidades”  tem como objetivo  analisar 
como a filosofia estoica pode oferecer elementos para  a  qualidade  de vida  dos
docentes. A  partir  da reflexão acerca da  obra de Sêneca  Cartas a Lucílio,  surgiu a
seguinte problematização:  os  exemplos  éticos-motivacionais  senequianos  podem 
contribuir  como    “terapia”  no  encorajamento  do  docente  nas  relações  profissionais
e  pessoais    frente à realidade  frenética em que estamos expostos na escola e na 
sociedade? Tal problemática faz-se necessária por partir da hipótese de que a escola 
é um  espaço no qual os  valores éticos estão em  constante aperfeiçoamento em sua 
aplicação.  Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa,
fundamentada  na obra Cartas a Lucílio,  do filósofo Sêneca, e com suporte em autores 
clássicos  Diógenes Laércio (2008), Pierre Hadot (2014, 2016),  Michel Foucault (1985), 
bem como, em comentadores contemporâneos Paul  Veyne (2015), Jean Brun (1987), 
Luizir de Oliveira (2010), entre outros. Esta pesquisa também apresenta uma  proposta 
de intervenção a partir das narrativas dos docentes estabelecer os pontos de diálogos 
possíveis entre o estoicismo e o contexto na atualidade. A relevância desta pesquisa 
se apresenta coincidentemente em tempos de pandemia o que colabora ainda mais 
com a possibilidade por meio dos  “exercícios espirituais”  o indivíduo tornar-se 
“exemplo ético-motivacional” para si e também para o outro. 
ABSTRACT: This dissertation was entitled "The "ethical-motivational examples" in the daily practice 
of the teacher as "therapy" in facing adversities", and its objective is to analyze how 
the stoic philosophy can offer elements for the quality of life of teachers, from the look 
on Seneca's Work "Letters to Lucilio", the following problem is obtained: The ethical 
motivational examples from Seneca contribute as "therapy" in the encouragement of 
the teacher in professional and personal relationships facing the frenetic reality in 
which we are exposed in school and in society. This problem on "Motivational Ethical 
Examples is necessary because it starts from the hypothesis that the school is the 
space where ethical values are constantly improved and practiced. The methodology 
adopted articulates a bibliographical research that is based on the Work Letters to 
Lucilius by the philosopher Seneca, to complement our studies we will also use the 
ideas of Diogenes Laertius, (2008), Paul Veyne, (2015), Luizir de Oliveira (2010), 
Pierre Hadot (2014, 2016), Michel Foucault (1985), Jean Brun (1987), among others. 
This research will have as an intervention proposal, based on the teachers' narratives, 
to establish the possible points of dialogue between Stoicism and the current context. 
The relevance of this research is presented coincidentally in times of pandemic, which 
collaborates even more with the possibility that through "spiritual exercises" the 
individual becomes an "ethical-motivational example" for himself and also for others.