Abstract:
RESUMO: O  presente trabalho  intitulado  ensino de filosofia numa perspectiva da ética das 
virtudes  aristotélica como uma proposta para o ensino médio surge  com o propósito 
de trazer para o meio escolar reflexões pautadas nos saberes éticos, a fim de ampliar 
os debates em sala de aula sobre a temática. A  construção da pesquisa se deu a partir 
da problemática com  as seguintes questões: como a ética das virtudes pode dar conta 
dos problemas éticos existente no espaço escolar e/ou  na  sociedade? É possível 
trabalhar uma ética clássica nos dias atuais sem transpor ideias prontas ou doutrinar?
Como construir saberes éticos no ensino médio a partir  de uma intervenção filosófica? 
Como a ética das virtudes pode contribuir para o exercício da  cidadania?  Como 
tentativa de dar respostas para tais questões, desenvolvemos os seguintes objetivos. 
Construímos com objetivo  geral:  promover uma ação intervencionista através da 
prática docente em filosofia, no nível médio da Escola Família Agrícola Santa Ângela.
Para os objetivos específicos temos:  trabalhar  no contexto escolar a partir de uma 
reflexão  sobre a  ética das  virtudes aristotélica em sala de aula com os discentes; 
discutir  sobre a ética das virtudes aristotélica no ensino de filosofia e utilizar,  através 
de estratégias de ensino, a reflexão e o diálogo sobre a perspectiva das virtudes ética 
aristotélica como possível evolução crítica reflexiva dos discentes.  A pesquisa se 
desenvolve a partir de um estudo teórico baseado  numa  análise bibliográfica  em livros, 
artigos,  periódicos, dissertações,  teses  e  de um estudo prático em  campo,  com uma 
pesquisa-  ação,  através da execução de uma proposta de intervenção filosófica na 
sala de aula.  O trabalho  em prática tem um  caráter filosófico de cunho qualitativo,
pautado na obra ética a Nicômaco  de Aristóteles, assim como de outros comentadores
que discutem  o tema.  Optou-se em  trabalhar tal temática numa proposta de 
intervenção, por achar ainda que a escola é o melhor lugar para  se discutir os valores 
éticos e por acreditar que trabalhar nessa perspectiva possa estimular os discentes a 
refletir sobre os  problemas  éticos que afetam a  relação de convivência  no espaço 
escolar e sociedade.
ABSTRACT: The present work entitled Philosophy teaching from an Aristotelian virtue ethics 
perspective as a proposal for high school  emerges with the purpose of bringing 
reflections based on ethical knowledge to the school environment, in order to broaden 
the classroom debates on the theme.  The construction of the research took place from 
the problematic with the following questions: ho w can the ethics of virtues account for 
the ethical problems existing in the school and / or society? Is it possible to work with 
a classic ethics today without transposing ready-made ideas or indoctrinating? How to 
build ethical knowledge in high school from a philosophical intervention? how can 
virtue ethics contribute to the exercise of citizenship? In an attempt to answer such 
questions, we have developed the following objectives. The general being promoting 
an interventionist action through the teaching practice in philosophy, at the middle level 
of the Escola Família Agrícola Santa Ângela. And specific, working in the school 
context from a reflection on the  ethics of Aristotelian virtues in the classroom with 
students; discussion on the ethics of the Aristotelian virtues in the teaching of 
philosophy and the use through teaching strategies, reflection and dialogue on the 
perspective of the Aristotelian ethical virtues as a possible critical reflexive evolution of 
the students. The research develops from a theoretical study based on a bibliographic 
analysis in books, articles, periodicals, dissertations, theses and a practical study in 
the field, with an action research, through the execution of a proposal of philosophical 
intervention in the  classroom.  The work in practice has a qualitative philosophical 
character, based on the  Aristotle's  Nicômaco  ethical, as well as other commentators 
who discuss the theme.  It was decided to work on this theme in an intervention 
proposal, as it still believes that the school is the best place to discuss ethical values. 
And because I believe that working in this perspective can encourage students to 
reflect on the ethical problems that affect the relationship of coexistence in the school 
and society.