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RESUMO: Introdução: A Síndrome Metabólica (SM) constitui grave problema de saúde pública no Brasil
e no mundo. Ultimamente, os estudos têm demonstrado sua frequente presença entre crianças
e adolescentes. Dessa forma, as ações educativas para orientação dos adolescentes devem ser
intensificadas e aprimoradas, para evitar o desenvolvimento de seus fatores de risco. O uso de
cartilhas educativas é uma estratégia de educação em saúde relevante para promover
conhecimento sobre SM. Objetivo: Validar clinicamente uma cartilha educativa para promoção
do conhecimento sobre prevenção da SM em adolescentes. Método: Estudo quase
experimental, realizado no ano de 2020 com 37 adolescentes de cinco escolas públicas da rede
estadual de Picos-PI. Foi realizado em duas fases: 1) desenvolvimento de roteiro de questões
sobre prevenção da SM e sua validação de conteúdo por 17 especialistas; 2) quase-experimento
com implementação da intervenção educativa com a cartilha “Síndrome Metabólica: como me
prevenir?”, e avaliação do nível de conhecimento dos adolescentes pré e pós-leitura via roteiro
de questões. Para analisar a validade de conteúdo do roteiro de questões foi calculado o Índice
de Validade de Conteúdo (≥ 0,78) e teste binomial, considerando nível de significância de 5%.
A análise do efeito da intervenção educativa no conhecimento dos adolescentes sobre o tema
foi verificada por meio do teste de McNemar, considerando 5% de nível de significância. O
estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí no
parecer 3.644.984. Resultados: O roteiro de questões foi validado com IVC total de 0,86. Três
assertivas foram eliminadas (IVC<0,78). No teste binomial, a maioria das questões obteve
p>0,05, confirmando a concordância das respostas dos itens entre os juízes. Com relação à
avaliação do efeito da intervenção no conhecimento dos adolescentes, o percentual de acerto
das questões sobre o tema no pós-teste foi igual ou superior em sua maioria, sem diferença
significativa entre o pré e pós-teste, exceto no item “11 - Atualmente o número de crianças e
adolescentes com a síndrome metabólica é cada vez maior” (p=0,031). Sobre a situação geral
do conhecimento dos adolescentes, 45,9% melhoraram seu conhecimento, sem diferença
significativa na melhoria da pontuação total (p = 0,067). Conclusão: O conhecimento foi maior
em quase metade dos adolescentes no pós-teste, sem estatística significativa e a intervenção
(leitura da cartilha educativa) contribuiu na melhoria do conhecimento em um item do roteiro
de questões. O roteiro de questões foi validado quanto ao conteúdo, configurando-se
instrumento adequado para avaliar conhecimento de adolescentes sobre SM.
ABSTRACT: Introduction: Metabolic Syndrome (MS) is a serious public health problem in Brazil and
worldwide. Lately, studies have shown its frequent presence among children and adolescents.
Thus, educational actions to guide adolescents should be intensified and improved, to avoid the
development of their risk factors. The use of educational booklets is a relevant health education
strategy to promote knowledge about MS. Objective: Clinically validate an educational booklet
to promote knowledge about MS prevention in adolescents. Methods: Quasi-experimental
study, carried out in 2020 with 37 adolescents from five public schools in the state network of
Picos-PI. It was carried out in two phases: 1) development of a script for questions about
prevention of MS and its content validation by 17 specialists; 2) quasi-experiment with the
implementation of the educational intervention with the booklet "Metabolic Syndrome: how to
prevent me?", And assessment of the level of knowledge of pre and post-reading adolescents
via the question script. To analyze the content validity of the questionnaire, the Content Validity
Index (≥ 0,78) and binomial test were calculated, considering a significance level of 5%. To
estimate the statistical reliability of the validation instrument answered by the judges,
Cronbach's Alpha coefficient (> 0,70) was calculated. The analysis of the effect of the
educational intervention on the adolescents' knowledge on the theme was verified through the
McNemar test, considering 5% of significance level. The study was approved by the Ethics and
Research Committee of the Federal University of Piauí in opinion 3.644.984. Results: The
questionnaire was validated with a total CVI of 0,86. Three assertions were eliminated (CVI
<0,78). In the binomial test, most questions obtained p> 0,05, confirming the agreement of the
item answers between the judges. Regarding the assessment of the effect of the intervention on
the knowledge of the adolescents, the percentage of correct answers to questions on the theme
in the post-test was mostly equal or higher, with no significant difference between the pre and
post-test, except in item “11 - Currently, the number of children and adolescents with the
metabolic syndrome is increasing ”(p = 0,031). Regarding the general situation of knowledge
of adolescents, 45,9% improved their knowledge, with no significant difference in improving
the total score (p = 0,067). Conclusion: Knowledge was greater in almost half of the
adolescents in the post-test, without significant statistics and the intervention (reading the
educational booklet) contributed to the improvement of knowledge in an item in the
questionnaire. The questionnaire was validated in terms of content, becoming an appropriate
instrument to assess adolescents' knowledge about MS. |
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